fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Governo oficializa Victor Godoy como ministro da Educação

Victor Godoy é o quinto ministro da Educação em pouco mais de três anos do governo Jair Bolsonaro. Godoy já estava no cargo desde a saída de Milton Ribeiro, em março.

18 de abril de 2022

Compartilhe

Victor Godoy é o quinto ministro da Educação em pouco mais de três anos do governo Jair Bolsonaro. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O governo federal oficializou Victor Godoy como ministro da Educação, nesta segunda-feira (18). Godoy é o quinto ministro da Educação em pouco mais de três anos do governo Jair Bolsonaro.

A nomeação do novo ministro está no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda.

Godoy, que era secretário-executivo da pasta desde julho de 2020, já estava no cargo desde a saída de Milton Ribeiro, ocorrida no fim de março.

Denúncias de corrupção

Milton Ribeiro deixou o comando do MEC após denúncias de corrupção na gestão dele. Em reunião de prefeitos, Ribeiro disse que, a a pedido do presidente Jair Bolsonaro, priorizava repasse de verbas para municípios apontados por pastores.

A conversa está em áudio divulgado pela imprensa. O conteúdo do áudio foi confirmado por prefeitos de diversos municípios, que relataram que sofreram pedidos de propina dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, que não têm cargo no MEC.

De acordo com os prefeitos, os dois religiosos, alegavam que tinham poder sobre os repasses do MEC e pediam até ouro em troca dos ‘favores’.

Quem é Victor Godoy

Antes de comandar a secretaria-executiva do MEC, Godoy fez carreira como auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), onde trabalhou de 2004 a 2020.

Na CGU, ele atuou como auditor federal, chefe de divisão, coordenador-geral e diretor-substituto de auditoria e diretor de auditoria da área social e de acordos de leniência.

No site do Ministério da Educação, consta que Godoy se formou em Engenharia de Redes de Comunicação de Dados pela Universidade de Brasília (UnB), em 2003, e possui duas pós-graduações.

A primeira foi em Altos Estudos em Defesa Nacional pela Escola Superior de Guerra (ESG), de 2018, e a segunda, em Globalização, Justiça e Segurança Humana pela Escola Superior do Ministério Público em parceria com instituições internacionais da Alemanha e da África do Sul.

Quinto ministro da Educação

Victor Godoy é quinto ministro nomeado pelo presidente Bolsonaro para o MEC.

Antes dele, Ricardo Vélez Rodriguez, Abraham Weintraub, Carlos Alberto Decotelli e Milton Ribeiro ocuparam ministério, mas deixaram o cargo em meio a polêmicas.

Com informações do G1

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022