fbpx

sábado, 24 de julho de 2021

Governo aposta em concessões para alavancar turismo em áreas de conservação

Apenas 17% das unidades de conservação no Brasil estão abertas à visitação. Estudo mostra que muitos parques nacionais não possuem infraestrutura básica para visitantes.

2 de julho de 2021

Compartilhe

Parque Nacional do Iguaçu recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano (Foto: Divulgação)

Apenas dezessete por cento (17,37%) das unidades de conservação no Brasil estão abertas à visitação. Das que estão abertas, menos de um terço (29%) cobra entrada. Os dados – levados por Débora Morais da Cunha, da Secretaria Nacional de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo, a debate promovido pela Comissão de Turismo da Câmara nesta quinta-feira (1º) – exemplificam um potencial turístico ainda pouco aproveitado pelo Brasil.

Durante audiência pública virtual, representantes dos ministérios do Turismo, da Economia e do Meio Ambiente falaram sobre os planos para ampliar a participação da iniciativa privada na gestão sustentável dos parques do país, de forma a atrair mais visitantes.

Segundo dados de 2019 do Instituto Semeia, que analisou 77% dos parques nacionais (registrados no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação, CNUC), metade deles não contava com infraestrutura básica, como banheiro, centro de visitantes, estacionamento e portaria. Apesar de dois terços deles (67%) terem funcionado ao longo daquele ano, um em cada cinco não recebeu visitação turística (21%).

Em quase a metade dos parques, a infraestrutura é o que mais desagrada os visitantes, segundo a diretora-executiva do Sistema Integrado de Parques (Sindepat), Carolina Negri. Ela cita como exemplo de sucesso a parceria público-privada no parque estadual Capivari, em Campos do Jordão (SP).

“Em dois anos de gestão, já houve a revitalização das estruturas das atrações antigas. Como o teleférico, por exemplo, é o primeiro teleférico com cadeirinha do Brasil, ele foi revitalizado assim que a concessionária assumiu o parque, assim como a implantação de diversos serviços de atendimento ao visitante. E só com essas alterações eles já observaram aumento de 30% na visitação”, observou Carolina.

Infraestrutura

O autor do requerimento para a audiência pública, deputado Bibo Nunes (PSL-RS), afirma que há muitos anos se fala que o Brasil tem enorme potencial turístico e que merece ocupar as primeiras posições no ranking mundial.

“Infelizmente ainda não conseguimos galgá-las. Um dos motivos, infelizmente, é a incapacidade de o Poder Público, não importa a esfera, investir em infraestrutura e divulgação. Infraestrutura para chegar ao local e infraestrutura no local, principalmente”, disse.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bancada gastou R$ 5,2 milhões com verba de gabinete em Brasília

Verba é destinada para a contratação de funcionários diretamente por cada um dos deputados do Amazonas em Brasília ou em escritórios montados no Estado.

24 de julho de 2021

Aleam concede 28 autorizações de viagens no recesso parlamentar

Após o início do recesso parlamentar a Aleam autorizou o pagamento de viagens e diárias para servidores da Casa. Destinos no Sul e Sudeste e Tabatinga foram os preferidos.

23 de julho de 2021

Luis Miranda chora após fim da parceria entre Precisa e Bharat Biotech

Chorando, o deputado Luis Miranda questionou ser chacota dos colegas e estar no conselho de Ética após depoimento à CPI da Covid-19.

23 de julho de 2021

David prorroga ‘Auxílio Manauara’ e amplia para outras 410 famílias

A prorrogação do auxílio será por mais três meses e foi anunciada nesta sexta-feira (23) pelo prefeito de Manaus, David Almeida. Benefício vai comtemplar mais 410 famílias.

23 de julho de 2021

Bi Garcia confirma propostas para ser candidato a vice-governador

Embora esteja focado na administração municipal, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, disse que tem avaliado propostas para compor uma chapa como vice-governador nas eleições.

23 de julho de 2021

Deputado quer auxílio para catadores no valor de R$ 275, no AM

Estudo apresentado pelo parlamentar estima que catadores são responsáveis pela coleta de 90% de tudo que é reciclado hoje no país e que a categoria trabalha em meio ao risco.

23 de julho de 2021

Lideranças do DEM e do PP no Amazonas divergem sobre ‘superpartido’

Enquanto Pauderney Avelino (DEM) nega a fusão entre os partidos, Belarmino Lins (PP) não descarta a possibilidade de criação do 'superpartido'.

23 de julho de 2021

Auxílios e soluções tributárias foram destaque na Aleam durante a pandemia

Apesar da baixa quantidade de projetos propostos diretamente pelos parlamentares sobre ajuda financeira, a maioria recebeu celeridade na aprovação na Assembleia Legislativa.

23 de julho de 2021