Filiado ao União Brasil, o militar colocou seu nome à disposição da sigla para tentar uma vaga na Asembleia. Ele ajudou a atual gestão durante o período de transição.
Franklimberg já foi presidente da Funai (Foto: Reprodução)
Natural de Manaus, o general de brigada da reserva Franklimberg Ribeiro de Freitas se filiou ao União Brasil (UB) e quer usar o aprendizado que adquiriu durante a carreira militar na vida política e, por isso, se lançou como pré-candidato a deputado estadual nesta quarta-feira (19).
“Coloquei meu nome à disposição do partido União Brasil como pré-candidato a deputado estadual, para colaborar na elaboração de leis que venham contribuir para a melhoria das condições de vida da nossa população amazonense, com seriedade, honestidade e muita dedicação”, escreveu o general no Facebook.
Franklimberg, que já comandou a Fundação Nacional do Índio (Funai), coordenou a transição para troca de comando da Secretaria de Segurança Pública em 2018, a pedido do governador Wilson Lima (UB).
Também no âmbito da segurança, como oficial general da ativa, no comando do Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia (CMA) entre 2012 e 2013, Franklimberg coordenou diversas operações para coibir ações criminosas de madeireiros, garimpeiros e tráfico de drogas em terras indígenas, inclusive com participação na ação de retirada dos garimpeiros da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, atendendo à legislação que trata da proibição de garimpo em terras indígenas.
O “simples manauara”, como se denomina, também participou em 1994, de missão especial em Moçambique, onde conduziu durante seis meses ações para processo de pacificação daquela nação no continente africano.
Da Redação
Leia Mais: