No livro, publicado pela Valer, ex-senador revisita a história contemporânea da esquerda amazonense e brasileira, por meio de episódios vividos por ele e outros personagens.
O livro foi produzido pelo ex-senador João Pedro Gonçalves. (Foto: Divulgação)
O ex-senador João Pedro Gonçalves (PT-AM) lança, hoje (6), o livro ‘Nossas Utopias – a esquerda de Manaus em 13 atos’. Na obra, publicada pela Editora Valer, o petista revisita a história contemporânea da esquerda amazonense e brasileira, por meio de episódios vividos por ele e outros personagens dos movimentos sociais e políticos.
O evento lançamento do livro acontecerá às 18h, na Banca do Largo, Largo de São Sebastião, no entorno do Teatro Amazonas, Centro de Manaus.
A obra está organizada em capítulos que vão desde a participação do ex-senador no movimento estudantil, nas décadas de 1970 e 1980. João Pedro destaca que focou nos registros ocorridos na década que vai de 1980 a 1980.
Entre os destaques está a primeira grande greve do Distrito Industrial de Manaus, realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, em meados de 1985. “O resultado pós-greve é que as mulheres conseguiram o direito a creche e os trabalhadores conseguiram o direito ao piso salarial escalonado, dependo do tamanho da fábrica. O trabalhador conquistou o piso salarial”, adiantou ao RealTime1.
O petista também relembra o surgimento do Zumbi dos Palmares, um bairro da Zona Leste de Manaus.
O livro passa pela atuação de João Pedro no parlamento municipal e estadual, até a Caravana da Cidadania (também conhecida como Caravana das Águas). Ele também fala sobre a viagem de campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre Manaus (AM) e Belém (PA), em 1994.
Da Redação