fbpx

sexta, 26 de fevereiro de 2021

Estudo pioneiro vai identificar impacto de variante P1 no Amazonas

Pesquisa busca identificar se a nova variante identificada no estado está relacionada ao aumento de casos graves e óbitos pela Covid-19 registrados em janeiro deste ano.

20 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Metodologia usada no estudo possibilita agilidade na identificação das amostras (Imagem: Reprodução)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em parceria com a Fiocruz Amazônia, realiza a investigação pioneira de 2 mil amostras de infectados com o novo coronavírus, buscando identificar se a P1, variante do vírus identificada no Amazonas, está relacionada ao aumento de casos graves e óbitos pela Covid-19 registrados, em janeiro deste ano no estado.

As amostras foram processadas e armazenadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/FVS) e serão examinadas por método de diagnóstico do tipo RT-PCR específicos para identificação da variante P1.

A análise das amostras será realizada pelo laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), coordenado pelo diretor de pesquisa da Fiocruz, Felipe Naveca.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM em exercício, Cristiano Fernandes, o estudo conta com a colaboração da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde.

“Essa parceria reúne um conjunto de profissionais que vão estabelecer a metodologia de amostragem e coleta de dados necessários para o desenvolvimento do estudo”, afirmou.

Aumento de casos

O assessor da Sala de Situação do Amazonas, Daniel Barros, detalhou que, com a análise das amostras, será possível verificar o impacto da variante P1 no aumento repentino de casos, de internações e óbitos por covid-19 nos últimos dois meses.

“A investigação vai gerar evidências científicas que possibilitarão elucidar o potencial de agravamento dos casos causados pela P1, a partir da comparação dos infectados com a selvagem, que é a variante original”, detalhou.

Agilidade

O virologista e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca, destacou que a metodologia usada no estudo possibilita agilidade na identificação das amostras.

“Com esse ensaio de detecção de variante P1, vamos conseguir aumentar muito a velocidade de identificação dessas amostras, uma agilidade necessária no momento”, afirmou.

O estudo faz parte do serviço de vigilância Genômica do SARS-CoV-2 no Amazonas, realizado desde os primeiros casos de covid-19 registrados no estado (em março de 2020).

Reinfecções

A FVS-AM já confirmou três casos de reinfecção pelo novo coronavírus.

A análise das amostras dos pacientes enfermos apontou a presença da variante P1 nos três casos.

Os casos de reinfecção foram confirmados, por sequenciamento genético, realizado pela Fiocruz Amazônia, e seguem protocolo do Ministério da Saúde para identificação de casos de reinfecção.

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Sem pauta e sem quórum deputados estaduais se limitam à falácia

Hoje, o alvo da base opositora foi uma viagem de Wilson Lima a Brasília. A Aleam, no ano passado, gastou com esses serviços R$ 11,3 milhões

25 de fevereiro de 2021

Sílvia Tuma é a nova corregedora do Ministério Público do Amazonas

Nova corregedora-geral terá mandato de dois anos e será responsável por fazer o controle interno das atividades de procuradores e promotores de Justiça do Amazonas

25 de fevereiro de 2021

Governo teve que fretar voo para buscar doses de vacina no Amapá

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

25 de fevereiro de 2021

REALTIME promove rodada de entrevistas com ‘reitoráveis’ da Ufam

Comunidade acadêmica realizará nos dias 10 e 11 de março a consulta que vai indicar a lista tríplice a ser levada para o presidente Jair Bolsonaro

25 de fevereiro de 2021

Novo corregedor-geral será escolhido hoje pelo Ministério Público

A votação virtual está sendo realizada até às 14h, pelo sistema Virtus através da internet. Para o cargo, entre os 20 procuradores no estado, há apenas uma candidata inscrita

25 de fevereiro de 2021

BR-319 ganha frente parlamentar em defesa da pavimentação da estrada

A Frente será composta por parlamentares da Amazônia e Ministério da Infraestrutura. Apara o início das obras, previstas para o 2o semestre

25 de fevereiro de 2021

Em plena pandemia, projetos de deputada priorizam a causa animal

Na sessão desta quarta-feira (24) quatro projetos da deputada Joana Darc (PL), com esse fim, foram retirados de pauta e ironizados pelos parlamentares.

24 de fevereiro de 2021

Declaração de Guedes à bancada do AM: mero deboche ou fritura à vista?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021