fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Entidades selam compromisso com ações emergenciais no combate à fome

As primeiras ações serão de captação de doações de alimentos e distribuição a movimentos sociais com experiência em fazê-los chegar aos mais necessitados.

16 de março de 2022

Compartilhe

Mobilização foi do deputado, Marcelo Ramos, que anunciou emendas para restaurantes populares no AM (Foto: Divulgação/Assessoria)

Diferentes entidades da sociedade civil, como Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, setores produtivos, como as Associações das Indústrias de Alimentos e de Refrigerantes, bancos como Itaú e Santander, a CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, e movimentos sociais ligados ao combate à fome, como a Ação Cidadania contra a Fome, criada pelo sociólogo Betinho, atenderam ao chamado e firmaram compromisso de unir forças para uma grande ação solidária.

“Estamos colocando o combate à fome no centro dos nossos mandatos. Estamos saindo de uma pandemia sanitária para a pandemia da fome. Nossa atuação será na forma legislativa, colocando na pauta ações práticas de médio e logo prazos para combater essa chaga, mas também atenderemos os não podem esperar: os mais de 20 milhões de brasileiros que passam fome no país”, diz o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, ao lembrar que, no Amazonas, mais de 2 milhões vivem em situação de insegurança alimentar de moderada a grave.

As primeiras ações serão de captação de doações de alimentos e distribuição a movimentos sociais com experiência em fazê-los chegar aos mais necessitados. Para a logística, companhia das companhias áreas Azul e Gol, que enviaram representantes, apoiarão a ação com a logística para os estados. Para operacionalizar as ações, foi criado um comitê executivo composto por representantes das entidades e do parlamento.

Restaurantes Populares

“Meu gabinete já distribuiu mais de cinco mil cestas básicas para famílias no Amazonas e destinei emendas para a construção de 12 restaurantes comunitários com refeições a 1 real. Chamamos, ainda, parceiros que já ajudaram com doações o Amazonas na época da crise do oxigênio porque essa é uma causa que deve envolver a todos”, revelou Ramos.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Edson Fachin diz que acatar resultado da eleições é inegociável

Em várias ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro deu a entender que não aceitará outro resultado que não seja a sua vitória em outubro deste ano.

27 de maio de 2022

Terra Yanomami demarcada há 30 anos vê crescimento de garimpo

Bolsonaro é um defensor da mineração em terras indígenas, apesar da visível destruição e dos problemas que o garimpo ilegal leva para essas áreas socioambientais protegidas.

27 de maio de 2022

Radicalização explica revés de Bolsonaro no Datafolha, diz Lira

Pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta-feira (26) mostra que Lula lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.

27 de maio de 2022

Ex-militante defende que esquerda deve apostar na rebeldia de jovens

O advogado George Tasso avalia que hoje "falta formação política nas bases da educação e do trabalho para a esquerda avançar pelas ruas de Manaus e reconquistar espaço".

27 de maio de 2022

Como em 2018, vereadores querem fazer CMM de trampolim este ano

Nas eleições de 2018, oito vereadores da legislatura 2016-2020 foram eleitos deputados estaduais e um para o Senado. Políticos aproveitam a visibilidade do cargo.

27 de maio de 2022

Livre de acusação por crise de oxigênio, Pazuello visita obras em Manaus

Na manhã desta sexta-feira (27), Pazuello acompanhou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (UB) que visitaram obras de asfaltamento.

27 de maio de 2022

Projeto que limita ICMS deve ter tramitação lenta, avaliam senadores

Senadores avaliam que a proposta que fixa o ICMS de combustívveis e energia em 17%, aprovada pela Câmara dos Deputados, deverá deixar um grande rombo nos cofres regionais.

27 de maio de 2022

Petrobras e Minas e Energia devem explicar alta dos combustíveis na Câmara

Sidney Leite propôs audiência para discutir as constantes subidas nos preços dos combustíveis e a inflação com o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia.

27 de maio de 2022