fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Em meio à crise de oxigênio, Planalto insiste em realizar o Enem

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

15 de janeiro de 2021

Compartilhe

A suspensão da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas, determinada de forma liminar pela Justiça a pedido do vereador Amom Mandel (Podemos), se transformou em uma queda de braço com o Governo Federal. Em meio ao colapso do sistema de saúde de Manaus e a uma crise de abastecimento de oxigênio no Estado, a Advocacia Geral da União (AGU) recorreu da decisão nesta quinta-feira (14). O argumento é que a suspensão causa danos irreparáveis aos estudantes do Amazonas. Por enquanto, a supensão judicial continua em vigor.

___

ESCOLAS INACESSÍVEIS

A exemplo do que fez a Prefeitura de Manaus, que já decidiu que não vai ceder o espaço de escolas municipais para a realização do Enem, o Governo do Estado publicou um decreto proibindo acesso às escolas estaduais para aplicação das provas. A medida se une a uma série de ações tomadas nos últimos dias pelo Executivo Estadual para o enfrentamento da Covid-19. As provas seriam realizadas nos próximos dois domingos (17 e 24).

___

RESISTÊNCIA INSENSÍVEL

A resistência do Governo Federal, além de demonstrar total falta de sensibilidade com a atual calamidade no sistema de saúde Manaus, põe os estudantes amazonenses em uma situação muito pior do que os “danos irreparáveis” que diz querer evitar. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, chegou a afirmar que quem não realizasse os exames não teria outra chance, só podendo participar da próxima edição do Enem, a de 2021.

___

GARANTIA DE NOVA DATA

A luta agora é para garantir a realização do Enem para os estudantes amazonenses em uma nova data, que seja segura para eles e para a sociedade amazonense, sem os “danos irreparáveis” que a aglomeração de jovens em paradas de ônibus, dentro dos coletivos e em salas de aula com ar-condicionado poderia causar. O presidente do Inep já voltou atrás em sua declaração de que não haveria uma “segunda chamada” para os amazonenses.

___

MAIA CITA MANAUS

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recorreu às suas redes sociais para comentar a situação de Manaus e aproveitou para alfinetar a administração de Jair Bolsonaro (sem partido) sem citar o nome do presidente. “A falta oxigênio em Manaus, o atraso na vacina, a falta de coordenação com estados e município são resultado da agenda negacionista que muitas lideranças promovem”, afirmou, ao defender que o Congresso retome suas atividades já na próxima semana.

___

ALCOLUMBRE TAMBÉM

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) também se manifestou nas redes sociais sobre a situação da capital amazonense. Disse que o Congresso Nacional está à disposição do que for necessário para minorar o sofrimento dos amazonenses. Alcolumbre afirmou que se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro, com o ministro Fernando Azevedo, da Defesa, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e com o ministro do STJ, Mauro Campbell, que também é amazonense, para agilizar medidas urgentes de socorro à população.

___

EM CAMPANHA

Os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados também se manifestaram sobre a crise sanitária em Manaus. Baleia Rossi (MDB-SP) afirmou ser impossível não se sensibilizar com o que acontece em Manaus e que a hora é de ação conjunta, não de disputa política. Já o candidato do presidente Jair Bolsonaro, Arthur Lira (Progressistas-AL), disse que segue com o deputado Marcelo Ramos (PL) buscando superar a crise para diminuir o sofrimento do povo amazonense.

___

MENEZES PEDE AJUDA

Ex-militar do Exército Brasileiro, título que prefere ao de ex-superintendente da Suframa, o coronel Menezes, usou as redes sociais, nesta sexta-feira (15), para convocar diretores e presidentes do Polo Industrial de Manaus (PIM) para doação, cada um, de 3 mil metros cúbicos de oxigênio líquido para ajudar a abastecer as unidades hospitalares da capital amazonense.

___

VEREADOR DOA 50% DO SALÁRIO

O estreante vereador Rodrigo Guedes (PSC) anunciou que vai destinar 50% do salário para a compra de cilindros de oxigênio, e que serão entregues aos profissionais de Saúde. A doação será destinada aos movimentos “Parceiros Brilhantes”, “Bora Ajudar” e ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) neste sábado (16). Com base no salário líquido dos vereadores, o valor repassado será de R$ 5.250.

Leia mais sobre Política

Wilson Lima iniciou entrega do Auxílio Permanente em Maués e Parintins

No total, o Governo do Estado já levou a ajuda financeira para 20 cidades do interior. Em todo o estado, mais de 140 mil cartões já foram entregues.

27 de novembro de 2021

CPI da Covid: PGR envia ao STF dez medidas a serem adotadas após relatório

Os senadores do G7 - grupo majoritário da CPI - entregaram o relatório a Aras no dia 27 de outubro, um dia após o encerramento dos trabalhos da comissão.

27 de novembro de 2021

Bolsonaro: quem viajar da Argentina para o Brasil pode ter quarentena de 4 dias

Presidente diz que quem vem viaja da Argentina de carro para o Brasil não ha problemas. No entanto, quem viajar de avião tem que ficar quatro dias em quarentena.

27 de novembro de 2021

Coari: Justiça libera entrega de cartões do Auxílio Estadual e cestas básicas

No último dia 20, populares se revoltaram com o ex-prefeito de Coari, Adail Filho, após a juíza da eleição suplementar, Mônica do Carmo, ter proibido a entrega dos cartões.

26 de novembro de 2021

‘Dinheiro pro espaço’: Aleam compra direito de uso em satélite

Mesmo diante de uma grave crise econômica, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade não tem feito esforços para poupar o erário público.

26 de novembro de 2021

Plínio vota em Eduardo Leite e descarta Arthur Neto nas prévias do PSDB

'Manda quem tem mandato. E eu tenho', diz Plínio sobre disputa com Arthur. Avalia disputar a eleição para o Governo, mas não conta com a garantia de apoio do ex-prefeito.

26 de novembro de 2021

Prefeito reúne secretariado para alinhar estratégias econômicas para 2022

Entre os projetos está a construção de seis viadutos; o Mirante da Ilha de São Vicente; o Mirante “Encontro das Águas” Rosa Almeida; e a reforma de paradas de ônibus.

26 de novembro de 2021

Candidato à presidência pelo PSDB deve ser revelado neste sábado

Após cinco dias de suspensão por conta de problemas no aplicativo de votação, o PSDB vai retomar suas prévias presidenciais a partir deste sábado (27), das 8h às 17h.

26 de novembro de 2021