fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Em Brasília, Wilson trata de novos investimentos para o Amazonas

Exploração do potássio em Autazes, obras na BR-319 e implantação de duas unidades da Havan em Manaus estão entre as discussões do governador na capital federal.

27 de abril de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação/Secom)

O governador do Amazonas, Wilson Lima, tratou de novos investimentos para o Amazonas durante agenda oficial em Brasília, nesta quarta-feira (27/04). Entre as discussões estão a exploração de cloreto de potássio no município de Autazes; a implantação, em Manaus, de duas unidades da Havan, rede nacional de lojas de departamento; e a reconstrução do trecho do meio da BR-319 (Manaus – Porto Velho).

Wilson Lima foi à capital federal para se reunir com o presidente da República, Jair Bolsonaro, com quem conversou sobre os impactos do Decreto Federal 11.047/2022, que ameaça os mais de 100 mil empregos da Zona Franca de Manaus (ZFM). Paralelamente, também discutiu outras pautas de interesse do Amazonas.

No encontro com o presidente, Wilson Lima tratou sobre a jazida de potássio, principal insumo para a produção de fertilizantes, existente em Autazes. A exploração no Amazonas ajudaria a atender à necessidade brasileira. Hoje, a Rússia é a principal fornecedora de fertilizantes ao Brasil. E o conflito com a Ucrânia tem mostrado a necessidade de o país buscar alternativas para suprir a necessidade nacional.

O Projeto de Lei 191/2020 tramita na Câmara Federal para regulamentar a exploração deste e outros recursos minerais em terras indígenas e institui a indenização pela restrição do usufruto de terras indígenas. Atualmente, o PL tramita em comissões da Casa Legislativa.

Em relação à BR-319, o governador ressaltou, durante reunião com Bolsonaro, a importância da rodovia, única ligação terrestre do Amazonas com Rondônia e o resto do país.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, na década de 1970, a rodovia chegou a ser completamente asfaltada, mas, atualmente, apenas dois trechos estão pavimentados: os primeiros 198 quilômetros e os 164 quilômetros finais. O Governo Federal tem a intenção de reconstruir os 52 quilômetros da estrada – o chamado lote C, entre os quilômetros 198 e 250.

Havan

Ainda em Brasília, o governador se reuniu com Luciano Hang. O empresário confirmou que duas lojas da rede Havan irão abrir em Manaus este ano, a primeira em junho. O governador destacou que a manutenção dos empregos e a criação de novos postos de trabalho são metas do Governo do Amazonas. “Quero lhe agradecer por acreditar em nosso estado”, disse Wilson Lima.

“Vamos abrir duas lojas este ano, a primeira agora em junho. O nosso plano é colocar mais lojas em Manaus e quem sabe prospectar outras cidades desse estado maravilhoso. Geração de emprego, é isso que eu amo fazer”, disse o empresário.

Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais sobre Política

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022

‘Tenho certeza que Wilson Lima se reelege no 1º turno’, avalia Bonates

O ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas concedeu entrevista à TV RealTime1 e falou sobre os planos que apresentará em Brasília caso seja eleito deputado federal.

26 de maio de 2022

Pacheco quer ouvir governadores antes de votar projeto que limita ICMS

Temendo perdas de arrecadação, Estados prometem pressionar senadores e até mesmo ir ao STF para barrar a proposta que define teto de 17% para ICMS de combustíveis e energia.

26 de maio de 2022

‘Ele foi covarde e pequeno como sempre é’, diz Marcelo sobre Lira

Marcelo Ramos afirmou que sua saída do cargo de vice-presidente da Câmara foi uma questão política motivada pela ira de Bolsonaro e subserviência de Arthur Lira.

26 de maio de 2022

Bolsonaro planeja mais R$ 1,2 bi para trator e ignora famílias carentes

Ministério da Cidadania comprou 247 tratores e outras máquinas agrícolas usando recursos que deveriam ser direcionados para mitigar impacto da pandemia em comunidades pobres.

26 de maio de 2022

Roberto Jefferson usa estrutura do PTB para atacar STF, dizem ex-dirigentes

Parlamentares dizem que Roberto Jefferson utiliza pessoas da estrutura partidária "para proferir xingamentos a ministros e realizar manifestações em frente ao Supremo".

26 de maio de 2022

Senado aprova MP que altera incentivos para indústrias químicas

Aprovação da medida provisória teve a relatoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que aperfeiçoou o regime tributário cobrando contrapartidas do setor.

26 de maio de 2022

‘Não desisti, mas está muito difícil’, diz Plínio sobre candidatura ao Governo

O senador Plínio Valério (PSDB) afirmou que nos próximos dias deve tomar a decisão final se premanece como pré-candidato ao Governo do Amazonas até as convenções partidárias.

26 de maio de 2022