Eduardo Leite anuncia saída do governo do Rio Grande do Sul, permanência no PSDB, mas não confirma se concorrerá à presidência e gera reações em defesa de João Dória.
Eduardo Leite foi derrotado por João Dória nas prévias tucanas do ano passado. (Foto: Divulgação/PSDB)
Eleito para o governo do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (8) a renúncia ao cargo e confirma a permanência no PSDB. O agora ex-governador gaúcho recusou o convite do PSD para concorrer à presidência da República pela legenda.
O movimento de Eduardo Leite coloca em suspense as prévias do PSDB do ano passado, entre ele, o governador de São Paulo, João Dória, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, com a vitória para Dória. Leite não confirma se vai concorrer à presidência, à revelia das prévias.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o dia 2 de abril encerra o prazo de desincompatibilização de candidatos à Presidência. Por força de lei, governadores, magistrados, secretários estaduais, ministros e demais donos de mandato eletivo devem deixar suas funções para que possam concorrer a outros cargos.
A possibilidade de Eduardo Leite não considerar as prévias do PSDB não agradou alguns nomes entre os tucanos. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso postou na internet texto em defesa do pleito do partido no ano passado.
“As prévias do PSDB foram realizadas democraticamente. Assim sendo, penso que devem ser respeitadas”, publicou o ex-presidente em seu perfil no Twitter.
O próprio governador de São Paulo, João Dória, já se manifestou contra a possiblidade de haver outra candidatura tucana à presidência, o que ele chamou de “golpe”.
Da Redação com informações da CNN
Leia Mais: