fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Doze dias após reunião com Guedes, Zona Franca segue ameaçada

Ao RealTime1, o senador Omar Aziz disse que tem pressionado o ministro Paulo Guedes para se comprometer com uma data definitiva para a publicação do novo decreto sem a ZFM.

21 de março de 2022

Compartilhe

O presidente Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes se comprometeram em rever o decreto que prejudica a ZFM, mas até o momento não há nenhuma definição quanto a isso (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (21) completa 12 dias que a Zona Franca de Manaus (ZFM) aguarda a reedição do decreto do presidente Jair Bolsonaro que reduziu em 25% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), prejudicando a competitividade do modelo.

Ao RealTime1, o coordenador da bancada dos parlamentares em Brasília, senador Omar Aziz (PSD) disse que tem conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para cobrar uma data definitiva para a publicação do novo decreto que retira os produtos da ZFM da redução linear do IPI, mas que até agora não houve nenhuma definição.

“Perguntei a ele qual o dia que eles vão editar o decreto e ele disse que estavam preparando, mas eu disse ‘é fácil, é só retirar os produtos que têm PPB (Processo Produtivo Básico)”, contou Omar, que acrescentou “não coloco muita fé neste governo” se referindo ao compromisso acordado entre o presidente Bolsonaro (PL) com o governador Wilson Lima (UB) de retirar os produtos do decreto. A promessa foi feita no último dia 9.

Na semana passada, o governador esteve reunido com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), mas não conseguiu arrancar uma data fechada para a publicação do novo decreto no Diário Oficial da União (DOU).

Texto: Jefferson Ramos

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro aproveita ato religioso para comentar questão do IPI da ZFM

O presidente insiste em dizer o Amazonas não terá prejuízos com os decretos que foram assinados por ele a partir de fevereiro deste ano. Especialistas asseguram o contrário.

28 de maio de 2022

Alfredo Nascimento passa despercebido na agenda de Bolsonaro no AM

O ex-ministro dos Transportes é presidente do PL - mesma leganda do presidente - no Amazonas. Ao contrário de muitos, não teve destaque na agenda presidencial deste sábado.

28 de maio de 2022

‘Marcha’ inicia após Bolsonaro reunir com evangélicos no Teatro Amazonas

Esta é a primeira vez que o presidente vem ao Amazonas após assinar decretos que tiram a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM); aliados acompanham agenda.

28 de maio de 2022

Omar Aziz aprova repasses de mais de R$ 38 mi a sete municípios

Os repasses foram destinados a melhorias nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social nas cidades de Envira, Ipixuna, Guajará, Itamarati, Eirunepé.

28 de maio de 2022

Seminário aborda importância de mais participação da mulher na política

Apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do País, o Brasil ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política.

28 de maio de 2022

Wilson Lima recepciona Bolsonaro e comitiva em Manaus

Wilson Lima recebeu Bolsonaro, que chega à capital para participar da Marcha Para Jesus, evento organizado pelas igrejas evangélicas, no estado.

28 de maio de 2022

Instituto Datafolha aponta que eleitores confiam na urna eletrônica

Pesquisa divulgada neste sábado (28), aponta que 73% dos eleitores confiam nas urnas eletrônicas usadas nas eleições do país. Enquanto 24% disseram não confiar.

28 de maio de 2022

Senado acompanhará investigação da morte de Genivaldo em ato policial

Senadores querem acompanhar as medidas adotadas pelas autoridades nas investigações sobre a morte de Genivaldo de Jesus, ocorrida durante ação da Polícia Rodoviária Federal.

28 de maio de 2022