Os 217 servidores do Distrito Sul de Saúde fizeram procedimentos, durante dois dias, para monitorar casos de Covid-19 entre eles .
Disa Sul monitora servidores e rastreia Covid na sede (Foto: Divulgação/Semcom)
Servidores do Distrito de Saúde (Disa) Sul da Prefeitura de Manaus, tiveram dois dias de ação de monitoramento da saúde, para rastrear possíveis casos positivos de Covid-19 em servidores da sede.
Na segunda e terça-feira (15 e 16) equipes de médicos e enfermeiros atenderam aos 217 funcionários do Disa e 90 agentes de endemias da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM).
Os atendimentos foram distribuídos em dois turnos, por agendamento, para que não houvesse aglomeração.
A gerente do Disa Sul, enfermeira Jucinara Rodrigues, disse que a ação partiu da necessidade de reforçar os cuidados com os servidores que estão atuando na linha de frente no combate à pandemia.
“Eles não estão dentro de hospitais, mas desenvolvem atividades de cuidado, de prevenção e de promoção à saúde. Tudo o que é realizado pelo pessoal que está na ponta, passa pela sede do Disa, por isso nossa preocupação”, explicou a enfermeira.
Segundo a gestora, o Disa Sul já registrou casos de distúrbios emocionais, síndrome do pânico e afastamento de servidores por perdas de pessoas na família e também por contrair o novo coronavírus e precisar ficar em quarentena.
Na ação, foram realizadas consultas médicas, testagem rápida e encaminhamentos, inclusive para acompanhamento psicológico, caso necessário, em serviço oferecido pela Rede de Atenção Psicossocial da Semsa.
Leia mais: