fbpx

sábado, 23 de janeiro de 2021

Diretoria de Saúde da Aleam atende servidores na campanha Novembro Azul

O foco da Aleam é conscientizar o homem de que ele tem de se tratar durante os 365 dias do ano, para saber sempre como está sua qualidade de vida e a sua fisiologia.

7 de dezembro de 2020

Compartilhe

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde (Foto: Divulgação)

A programação do Novembro Azul, campanha de prevenção, combate e conscientização sobre o câncer de próstata, terminou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com um saldo positivo de 49 pacientes atendidos, entre servidores, terceirizados e dependentes.

Por conta da pandemia do novo coronavírus (causador da Covid-19), era esperada uma diminuição dos atendimentos (ano passado foram atendidos 68 pacientes), mas mesmo assim a diretoria de Saúde comemorou os resultados, já que não houve nenhuma alteração significativa nos resultados dos exames.

“A Aleam mantém sua programação do Novembro Azul, mesmo nesse período de Covid, pois nós tivemos de limitar a aglomeração das pessoas no ambulatório. Assim fizemos o Outubro Rosa com as nossas colaboradoras e agora, o Novembro Azul”, explicou o diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade.

“Aqueles que fizeram os exames estão na faixa etária onde a doença aparece com maior frequência”, explicou.

A primeira avaliação dos pacientes ocorreu com a coleta de sangue para medir a dosagem do hormônio testosterona e PSA, em seguida os pacientes foram submetidos a uma ultrassonografia do abdome total, com ênfase no aparelho urogenital.

Chegando na terceira fase, os pacientes passaram pelo exame de toque retal. De acordo com Arnoldo Andrade, o propósito principal é detectar a doença no início, para que haja um tratamento mais eficiente.

“É um programa que tem que ficar porque salva vidas. Além de esclarecer sobre a doença, ele permite a detecção da doença em estágios iniciais. Esperamos que ano que vem, com a pandemia controlada, possamos trazer muito mais colaboradores para esse evento.”, afirmou.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a doença de maior incidência entre os homens do Amazonas.

O foco da Aleam é conscientizar o homem de que ele tem de se tratar durante os 365 dias do ano, para saber sempre como está sua qualidade de vida e a sua fisiologia.

Fonte: Assessoria

Leia Mais:

Veja mais notícias

PGR recomenda e Wilson Lima diz que vai acatar medidas mais rígidas

O pedido é para que o Governo do Amazonas endureça as medidas de isolamento até que haja diminuição ou estabilização da curva de contaminação da covid-19.

22 de janeiro de 2021

Vereador pede que recursos do carnaval sejam destinados para saúde

Rodrigo Guedes é o autor da solicitação feita a Prefeitura de Manaus e ao Governo do Estado, para que os recursos sejam destinados à saúde da capital e do interior.

22 de janeiro de 2021

Rosemary Pinto, diretora da FVS-AM, é mais uma vítima da Covid

Profissional de referência no Amazonas, a epidemiologista foi uma dos principais nomes no combate ao vírus no estado. Ela estava internada desde o dia 8 de janeiro.

22 de janeiro de 2021

Secretários são multados em R$ 50 mil por crise na saúde do AM

Juíza cobrava regularização na distribuição de oxigênio nas unidades de saúde, a ampliação no número de leitos nos hospitais e a transparência no Plano de Imunização.

22 de janeiro de 2021

Audiência Pública discute criação de consórcio para compra de vacina

De acordo com a autora da proposta, deputada Dra. Mayara, o estado precisa ter independência para adquirir os imunizantes diretamente, sem a intermediação do Governo Federal.

22 de janeiro de 2021

Comitê aciona delegacia para investigar irregularidades na vacinação

Na solicitação, o Comitê de Combate à Corrupção pede que "em caso de comprovação, que sejam indicadas medidas administrativas e judiciais aos órgãos competentes".

22 de janeiro de 2021

Governo anuncia repasse do FTI para fortalecer combate à covid-19

Governo quer repassar R$ 100 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado (FTI) para o interior

22 de janeiro de 2021

Vereador Amom libera pré-inscrições para vagas no gabinete

As pré-inscrições estão sendo feitas de forma virtual onde, no site do vereador, o candidato realiza um cadastro. O edital completo será divulgado dia 31 de janeiro.

22 de janeiro de 2021