fbpx

quinta, 28 de janeiro de 2021

Diretor de Saúde da Aleam alerta para cuidados contra a Covid durante festividades

O diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, diz que para vivenciar o período de festas é preciso seguir o que diz o ‘Guia Festa Segura' do Hospital Sírio Libanês.

27 de dezembro de 2020

Compartilhe

diretor diz que para vivenciar o período de festas é preciso seguir o que diz o ‘Guia Festa Segura' (Foto: Divulgação)

O Natal e o Ano Novo são momentos de celebração, onde abraços e apertos de mão expressam amor e fraternidade. Contudo, a permanência do estado de pandemia no Amazonas está forçando medidas de restrição e distanciamento social.

Especialistas em saúde advertem, que os cuidados com a higiene pessoal e coletiva, são ainda mais importantes para a proteção contra a Covid-19.

O diretor de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), medico Arnoldo Andrade, diz que para vivenciar o período de festas é preciso seguir o que diz o ‘Guia Festa Segura’, produzido pelo Hospital Sírio Libanês.

“Recomenda-se que além das medidas de proteção e prevenção, as pessoas busquem de imediato orientação médica, no início de uma síndrome gripal para realizar um tratamento precoce e se afaste do convívio com outras pessoas para o vírus não proliferar”, concluiu.

O guia enfatiza entre outras coisas, que a maneira mais segura de celebrar “é apenas com as pessoas que vivem na mesma casa que você ou por meio de reuniões virtuais”. O Festa Segura adverte que se a pessoa optar por reuniões presenciais, precisa minimizar os riscos.

“Sempre que possível, realizar as reuniões ao ar livre, ou manter o local bem ventilado, com janelas e portas sempre abertas; pessoas pertencentes ao grupo de risco para Covid-19 ou que convivam com alguém do grupo de risco devem evitar participar”, afirma.

“As pessoas que apresentam suspeita ou diagnóstico de Covid-19 ou que moram no mesmo domicílio de caso confirmado (diagnóstico há menos de 14 dias) também não devem participar. Embora não exista um número seguro, tem sido sugerido o máximo de 10 pessoas”, ressalta trecho do Guia.

Ainda segundo o Guia, deve-se deixar previamente acordado com os convidados as regras para a comemoração e todas as medidas de prevenção adotadas. É bom lembrar que quanto mais pessoas (e mais núcleos familiares envolvidos), maior a chance de contaminação pelo novo Coronavírus.

O diretor Arnoldo Andrade destacou, para este período das festas, as mesmas recomendações colocadas ao longo do ano aos servidores da Assembleia do Amazonas. Enfatizou o distanciamento social; o uso de máscaras e a assepsia das mãos com álcool em gel.

Fonte: assessoria

Leia Mais:

Veja mais notícias

Vacina da AstraZeneca está liberada para distribuição em Manaus

Plano apresentado pela prefeitura está de acordo com as diretrizes da Fiocruz e do Ministério da Saúde, segundo despacho da juíza Jaiza Fraxe.

27 de janeiro de 2021

Wilson Lima contradiz Pazuello e diz que avisou sobre falta de oxigênio

Em entrevista à imprensa, governador afirmou que informou ao Ministério da Saúde assim que a White Martins avisou que teria problemas com a falta de oxigênio.

27 de janeiro de 2021

Indignado, David diz que Ministério Público agiu arbitrariamente

Após MPE solicitar à Justiça sua prisão preventiva, o prefeito emitiu nota em que afirmou estar profundamente indignado com a atuação ilegal e arbitrária de membros do MPE.

27 de janeiro de 2021

População do AM tem acesso a atendimento clínico via ChatBot

Sistema que utiliza inteligência artificial foi desenvolvido em parceria com a Samel Health Tech e Instituto Transire e entrou no ar nesta quarta-feira (27).

27 de janeiro de 2021

Oito municípios do interior já enviaram lista com nomes de vacinados ao TCE

Entregaram relação nominal dos vacinados as Prefeituras de Guajará, Silves, Maués, São Gabriel da Cachoeira, Barreirinha, Novo Aripuanã, Jutaí e Uarini.

27 de janeiro de 2021

Prefeitura cria gabinete para acompanhar vacinação contra Covid em Manaus

Os integrantes da comissão farão a auditoria das listas de vacinação e a apuração das irregularidades cometidas por servidores municipais na execução do plano de imunização.

27 de janeiro de 2021

Amom ainda na ‘briga’ para evitar cancelamento do Enem no Amazonas

O Inep solicita que a aplicação das provas no Amazonas sejam suspensas, até que seja finalizado o estado de calamidade pública. Antes o órgão não queria aceitar o adiamento.

27 de janeiro de 2021

Prefeitura de Manaus pede liberação das vacinas à Justiça

O lote referente à capital amazonense está retido na FVS-AM por ordem da juíza federal Jaiza Fraxe que, dentre algumas determinações, quer mais transparência da Prefeitura.

27 de janeiro de 2021