terça-feira, 16 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

'Dinheiro pro espaço': Aleam compra direito de uso em satélite

Mesmo diante de uma grave crise econômica, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade não tem feito esforços para poupar o erário público.
COMPARTILHE
satélite

O ano de 2021 está chegando ao fim e com isso o poder legislativo estadual, leia-se Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), precisa gastar toda a verba que foi repassada pelo Executivo para o exercício anual vigente.

O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV) tem seguido à risca o critério de esvaziamento do cofre. Tanto que no Diário Oficial da Aleam do último dia 18, divulgado nesta sexta-feira (26) no site do órgão, mostra que a Assembleia vai contratar o uso de espaço em um satélite.

O documento cita que a contratação se dará sem processo licitatório, permitindo à Casa o direito do uso de 4 megahertz de capacidade espacial no satélite Star OneD2.

satélite

A contratação pelo uso do espaço no período de um ano tem o valor global de R$ 1.057.851,24. Ou seja, por mês, serão pagos R$ 88.154,27 pela Assembleia Legislativa.

satélite

Resposta

Questionada pelo Realtime1, a assessoria de imprensa da Assembleia diz que “o satélite será utilizado para a retransmissão do sinal da TV Aleam, e é a contrapartida do Poder Legislativo Estadual para a implantação do programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações, que vai levar o sinal digital de TV para 39 municípios do interior do Amazonas (total de 1.638 em todo o Brasil). A inexigência de licitação se deve ao fato da Embratel deter a exclusividade desse serviço no satélite Star One D2”.

Star OneD2

A Embratel afirma no site oficial que o satélite D2 é o maior da empresa em termos de vida útil e ideal para ofertar um número maior de canais de TV bem como internet.

”Ideal para empresas que desejam ter uma maior oferta de canais de TV, dados e internet. Está em uma posição orbital privilegiada e com suas 4 bandas de transmissão (bandas Ka, Ku, C e X) garante ampla cobertura e qualidade para as mais diversas aplicações”, informa o site.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

COMPARTILHE
CORTE DE CONTAS