fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

Deputados se revezam em participação na sessão virtual da Aleam

Parlamentares repetem a velha prática, adotada no plenário da Casa Legislativa, de se ausentar das atividades mesmo quando a reunião é virtual.

28 de janeiro de 2021

Compartilhe

A sessão foi encerrada com a participação de apenas cinco deputados: Péricles, que estava presidindo, Dermilson, Saulo, Serafim e Sinésio. Foto: Reprodução/Youtube

A velha prática dos deputados de se ausentar das atividades plenárias se repete durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A conduta recorrente foi registrada nesta quinta-feira (28) na segunda reunião, após eles votarem pela suspensão o fim do recesso parlamentar.

A sessão virtual iniciou com a presença de 14 deputados. O presidente da Aleam, Josué Neto (Patriota), cujo mandato vai até o dia 31 deste mês, abriu a sessão e iniciou o pequeno expediente informando a inscrição de oito parlamentares para usar a plenária virtual.

Estavam na abertura os deputados Abdala Fraxe (Podemos), Álvaro Campelo (PP), Cabo Maciel (PL), Carlinhos Bessa (PV), Fausto Jr (Patriota), Felipe Souza (Patriota), Josué, Roberto Cidade (PV), Péricles (PSL), Serafim Correa (PSB), Sinésio (PT), Saullo Vianna (PTB), Dermilson Chagas e Wilker Barreto, ambos do Podemos.

A presença variou entre seis e doze deputados no decorrer da sessão. Na maior parte do tempo, oito parlamentares acompanham a sessão. Somente na hora da votação dos projetos a reunião registrou a maior adesão. 

Na ordem do dia, a participação variou entre 19 e 15 deputados. Para iniciar a votação é necessário a presença de, no mínimo, 13 dos 24 deputados para formar quórum. No final da sessão, quando foi retomado o grande expediente e os discursos, havia apenas cinco parlamentares. Péricles, que estava presidindo, Dermilson, Saulo, Serafim e Sinésio.

As únicas parlamentares que não participaram, em nenhum momento, da sessão desta quarta-feira, foram Alessandra Campelo (MDB) e Joana D’arc (PL).

Revezamento de aparições na sessão virtual da Aleam

Outras participações

Adjuto Afonso (PDT), Belarmino Lins (PP), Dr. Gomes (PSC), João Luiz (Republicanos) e Mayara Pinheiro (PP) ingressaram ao longo da reunião. Em deslocamento, a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) acompanhou a sessão brevemente.

No grande expediente, Ricardo Nicolau (PSD) entrou na reunião, saiu e voltou na ordem do dia. Nejmi Aziz (PSD) apareceu na sessão na hora de começar a votação. 

Plenária virtual

Desde o primeiro pico da pandemia, o novo formato dos trabalhos no legislativo foi adotado e as sessões são transmitidas pelas redes sociais da Casa. Durante um período de 2020, as reuniões eram híbridas e, em razão da nova onda, a participação dos deputados voltou a ser 100% virtual.

Da Redação

Leia mais sobre Política

Sem pauta e sem quórum deputados estaduais se limitam à falácia

Hoje, o alvo da base opositora foi uma viagem de Wilson Lima a Brasília. A Aleam, no ano passado, gastou com esses serviços R$ 11,3 milhões

25 de fevereiro de 2021

Sílvia Tuma é a nova corregedora do Ministério Público do Amazonas

Nova corregedora-geral terá mandato de dois anos e será responsável por fazer o controle interno das atividades de procuradores e promotores de Justiça do Amazonas

25 de fevereiro de 2021

Governo teve que fretar voo para buscar doses de vacina no Amapá

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

25 de fevereiro de 2021

REALTIME promove rodada de entrevistas com ‘reitoráveis’ da Ufam

Comunidade acadêmica realizará nos dias 10 e 11 de março a consulta que vai indicar a lista tríplice a ser levada para o presidente Jair Bolsonaro

25 de fevereiro de 2021

Novo corregedor-geral será escolhido hoje pelo Ministério Público

A votação virtual está sendo realizada até às 14h, pelo sistema Virtus através da internet. Para o cargo, entre os 20 procuradores no estado, há apenas uma candidata inscrita

25 de fevereiro de 2021

BR-319 ganha frente parlamentar em defesa da pavimentação da estrada

A Frente será composta por parlamentares da Amazônia e Ministério da Infraestrutura. Apara o início das obras, previstas para o 2o semestre

25 de fevereiro de 2021

Em plena pandemia, projetos de deputada priorizam a causa animal

Na sessão desta quarta-feira (24) quatro projetos da deputada Joana Darc (PL), com esse fim, foram retirados de pauta e ironizados pelos parlamentares.

24 de fevereiro de 2021

Declaração de Guedes à bancada do AM: mero deboche ou fritura à vista?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021