Belarmino Lins, Alessandra Campêlo e Roberto Cidade têm seus nomes cotados para substituir Josué Neto na presidência da Casa Legislativa. Votação acontece dia 17 deste mês.
Belão, Alessandra Campêlo e Roberto Cidade têm seus nomes cotados (Fotos: Divulgação)
As especulações em torno dos nomes que devem disputar a presidência da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) e comandar a Casa nos próximos dois anos têm gerado movimentação entre os parlamentares.
Na Casa Legislativa, as articulações em busca de apoio ficaram mais intensas com a proximidade da votação.
O nome que vai substituir o do deputado estadual Josué Neto (PRTB) na presidência da Assembleia será conhecido no dia 17 de dezembro.
Segundo fontes ligadas ao RealTime1, os deputados estaduais mais cotados para presidir a Casa Legislativa no próximo biênio são: Alessandra Campêlo (MDB), Belarmino Lins (PP) e Roberto Cidade (PV).
A deputada surge como uma forte opção aos deputados da base aliada ao governo estadual, que são maioria na Casa, por ter sido a principal voz de apoio ao governador Wilson Lima (PSC) e do vice-governador Carlos Almeida (sem partido) em votações polêmicas.
Durante o processo ocorrido em agosto, que pedia o afastamento do governador e do vice, Alessandra utilizava o tempo na tribuna para discursar de forma combativa contra os pronunciamentos dos deputados de oposição, Wilker Barreto e Dermilson Chagas, filiados ao Podemos.
Com isso, conforme o que circula nos bastidores, a parlamentar deve receber a indicação direta do governador para assumir o comando da Aleam.
Há vários meses participando das sessões plenárias de forma virtual, a presença física do deputado estaudal Belarmino Lins (PP) na Assembleia, nesta terça-feira (1º), foi interpretada como a sinalização do início das articulações do parlamentar para angariar o apoio da maioria dos colegas.
Belarmino, que já foi presidente e vice-presidente da Aleam na última década, não esconde o interesse em disputar a cadeira da presidência mais uma vez. Publicamente, o parlamentar já chegou a dizer que “espera que os ventos soprem a favor dele”, com relação à votação.
Nos bastidores, o nome de Belão é bem quisto tanto por deputados de oposição quanto pelos parlamentares da base aliada, o que fortalece o nome do parlamentar na disputa.
Incialmente, segundo fontes do RealTime1, o nome cogitado a obter os 18 votos da base para a presidência da Aleam era o do deputado estadual Saullo Vianna (PTB).
Por conta da repercussão negativa de um mandado de busca e apreensão da Polícia Federal (PF) na casa do deputado, no dia 23 de novembro, a predileção de parte dos deputados da base por Saullo foi substituída pelo nome do deputado Roberto Cidade (PV).
“Me sinto honrado em ter meu nome lembrado para desempenhar uma das mais importantes funções públicas do nosso estado, que é a de presidente da Aleam. Um cargo que deve ser exercido com compromisso, lucidez, ponderação e dignidade para que o poder legislativo atue sempre em favor do desenvolvimento social e econômico”, disse o parlamentar.
Reportagem: Izaías Godinho
Leia Mais: