fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Deputados faltam e votação de Projetos de Lei é prejudicada mais uma vez

A sessão desta quarta-feira (4) marcaria o retorno da votação presencial, mas faltou o número mínimo de deputados em plenário para a apreciação dos projetos de lei.

4 de maio de 2022

Compartilhe

A sessão desta quarta-feira (4) marcaria o retorno da votação presencial, mas faltou o número mínimo de deputados em plenário para a apreciação dos projetos de lei. (Foto: João Onety/RealTime1)

Nenhum Projeto de Lei (PL) foi colocado para votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quarta-feira (4). A data marcaria o retorno das votações presenciais, após dois anos de trabalho híbrido – presencial mais online.

Faltou quórum para a votação. O número mínimo para apreciação dos projetos é de 13 parlamentares.

Embora hoje 20 deputados tenham aparecido no plenário em momentos diferentes, apenas cinco estavam presentes no início da sessão, que começou às 9h30, meia hora depois do horário regimental. Cinco é o número mínimo para a abertura do pequeno expediente, momento em que os parlamentares fazem pronunciamentos rápidos.

Às 10h40, o presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB), chegou a informar à imprensa que a votação do dia estava mantida, mas condicionou a apreciação dos projetos de lei (PL’s) à quantidade mínima de deputados em plenário.

“Hoje nós temos projetos mais voltados para a Assembleia, não temos nenhuma matéria do executivo, nem do judiciário, nem do TCE, nem do MP. Daqui a pouco nós vamos ver se vamos ter quórum para iniciar a ordem do dia”, disse, sem especificar os projetos que deveriam ser colocados para análise.

O tempo passou e, ao meio-dia, apenas cinco deputados estavam presentes. Questionado sobre a constante oscilação de quórum no plenário, Cidade declarou que a situação não é exclusividade desta legislatura.

“Vocês [jornalistas] acompanham a Assembleia há muitos anos. Sempre foi assim. O deputado vem, depois vai receber alguém na sala VIP ou no gabinete, depois retorna para o plenário”, alegou.

Participações na sessão

Cabo Maciel (PL), Delegado Péricles (PL), João Luiz (Republicanos), Abdala Fraxe (Avante) e Alessandra Campêlo (PSC) estavam no plenário da Casa na hora que a sessão começou. Posteriormente outros 15 parlamentares estiveram presentes.

O deputado Ricardo Nicolau (Solidariedade), que até então não estava participando das sessões presencialmente, esteve por alguns minutos no plenário. Ele declarou que tinha adotado o trabalho remoto.

“As sessões híbridas foram adotadas ainda em março de 2020 por conta da pandemia da Covid-19, sendo estendidas até a última quinta-feira (28), apesar do cenário epidemiológico da doença estar controlado, de acordo com os órgãos de saúde e as máscaras de proteção facial terem sido liberadas na capital desde o dia 30 de março”, disse.

A sessão foi encerrada às 12h28 com a participação de apenas três deputados: Joana D’Arc (UB), Belarmino Lins (PP) e Fausto Junior (UB).

Os deputados Serafim Corrêa (PSB), que cumpre luto pela morte do filho mais velho, Nejmi Aziz (PSD), Álvaro Campêlo (PV) e Saullo Vianna (UB) não comparecem à sessão.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro planeja mais R$ 1,2 bi para trator e ignora famílias carentes

Ministério da Cidadania comprou 247 tratores e outras máquinas agrícolas usando recursos que deveriam ser direcionados para mitigar impacto da pandemia em comunidades pobres.

26 de maio de 2022

Roberto Jefferson usa estrutura do PTB para atacar STF, dizem ex-dirigentes

Parlamentares dizem que Roberto Jefferson utiliza pessoas da estrutura partidária "para proferir xingamentos a ministros e realizar manifestações em frente ao Supremo".

26 de maio de 2022

Senado aprova MP que altera incentivos para indústrias químicas

Aprovação da medida provisória teve a relatoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que aperfeiçoou o regime tributário cobrando contrapartidas do setor.

26 de maio de 2022

‘Não desisti, mas está muito difícil’, diz Plínio sobre candidatura ao Governo

O senador Plínio Valério (PSDB) afirmou que nos próximos dias deve tomar a decisão final se premanece como pré-candidato ao Governo do Amazonas até as convenções partidárias.

26 de maio de 2022

TSE aprova federação entre PSDB e Cidadania; partidos ficam juntos por 4 anos

Criado para salvar partidos pequenos, a federação pode facilitar a eleição de quadros a cargos proporcionais, como é o caso dos deputados federais.

26 de maio de 2022

Câmara pode votar sobre venda direta de etanol aos postos de combustíveis

A Medida Provisória 1100/22 faz ajustes na tributação da comercialização de etanol para viabilizar a venda direta do combustível dos produtores ao varejo.

26 de maio de 2022

PL aciona Lula e o PT no TSE por campanha eleitoral antecipada

O PL questiona atos pró-Lula em eventos da CUT e do PSol onde teria havido infração eleitoral, já que a pré-campanha veda pedido explicito de votos e ataque a adversários.

26 de maio de 2022

Plínio questiona programa de demissões do Banco da Amazônia

De acordo com o senador, a situação desses profissionais tende a se agravar ainda mais diante da crise social e econômica que o País atravessa, provocada pela pandemia.

26 de maio de 2022