fbpx

sábado, 23 de janeiro de 2021

Deputados da Aleam se posicionam contra o ‘lockdown’

O deputado estadual Felipe Sousa (Patriota), afirmou que o “lockdown” foi útil durante os meses em que foram registrados os maiores quantitativos de óbitos no Amazonas.

30 de setembro de 2020

Compartilhe

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Wilson Lima descartou a possibilidade de um “lockdown” (Foto: Divulgação)

Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), desta quarta-feira (30), alguns parlamentares da Casa concordaram com o recente pronunciamento do governador Wilson Lima (PSC) e se posicionaram contrários ao “lockdown”, que é o fechamento total dos estabelecimentos comerciais como medida de contenção do contágio da Covid-19.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Wilson Lima descartou a possibilidade de um “lockdown” afirmando que a pandemia ainda preocupa, mas o cenário atual não se compara ao quadro dos meses de abril e maio, quando o estado viveu o pico da doença.

O deputado estadual Fausto Júnior (PRTB) afirmou que é contrário ao “lockdown” por considerar que o isolamento social seja utilizado para fazer um escalonamento para a não evolução do vírus. Para o parlamentar, em vez de um “lockdown”, o poder público deve estruturar as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para proporcionar um atendimento preventivo à população.

“Estamos vivendo um momento em que a nossa economia já passa por grandes dificuldades, tanto no cenário nacional quanto no cenário regional e eu acredito que mais um ‘lockdown’ seria uma coisa desastrosa para a economia e para a vida das pessoas”, disse.

O deputado estadual Felipe Souza (Patriota), afirmou que o “lockdown” foi útil durante os meses em que foram registrados os maiores quantitativos de óbitos no Amazonas, e a medida serviu para que as redes de saúde se estruturassem para o atendimento. No entanto, para o contexto atual, o parlamentar disse que é contrário ao “lockdown”.

“Temos que ter muito cuidado com as nossas palavras para não aterrorizar a polução. Todos os dias na cidade de Manaus são enterradas em torno de 35 pessoas, mas essa é a média histórica de mortes na capital”, afirmou.

Ironicamente, o deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos) disse que alguns parlamentares deveriam “ser nomeados secretários de Saúde” porque eles têm “solução pra tudo”.

“Quem não está apavorado? Quem não está com medo? Todos nós temos. Agora, negligenciar verdades, fatos, isso é um crime”, disse.

Reportagem: Izaías Godinho

Leia Mais:

Veja mais notícias

PGR recomenda e Wilson Lima diz que vai acatar medidas mais rígidas

O pedido é para que o Governo do Amazonas endureça as medidas de isolamento até que haja diminuição ou estabilização da curva de contaminação da covid-19.

22 de janeiro de 2021

Vereador pede que recursos do carnaval sejam destinados para saúde

Rodrigo Guedes é o autor da solicitação feita a Prefeitura de Manaus e ao Governo do Estado, para que os recursos sejam destinados à saúde da capital e do interior.

22 de janeiro de 2021

Rosemary Pinto, diretora da FVS-AM, é mais uma vítima da Covid

Profissional de referência no Amazonas, a epidemiologista foi uma dos principais nomes no combate ao vírus no estado. Ela estava internada desde o dia 8 de janeiro.

22 de janeiro de 2021

Secretários são multados em R$ 50 mil por crise na saúde do AM

Juíza cobrava regularização na distribuição de oxigênio nas unidades de saúde, a ampliação no número de leitos nos hospitais e a transparência no Plano de Imunização.

22 de janeiro de 2021

Audiência Pública discute criação de consórcio para compra de vacina

De acordo com a autora da proposta, deputada Dra. Mayara, o estado precisa ter independência para adquirir os imunizantes diretamente, sem a intermediação do Governo Federal.

22 de janeiro de 2021

Comitê aciona delegacia para investigar irregularidades na vacinação

Na solicitação, o Comitê de Combate à Corrupção pede que "em caso de comprovação, que sejam indicadas medidas administrativas e judiciais aos órgãos competentes".

22 de janeiro de 2021

Governo anuncia repasse do FTI para fortalecer combate à covid-19

Governo quer repassar R$ 100 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado (FTI) para o interior

22 de janeiro de 2021

Vereador Amom libera pré-inscrições para vagas no gabinete

As pré-inscrições estão sendo feitas de forma virtual onde, no site do vereador, o candidato realiza um cadastro. O edital completo será divulgado dia 31 de janeiro.

22 de janeiro de 2021