A deputada salientou ainda a inserção da proteção animal nas atribuições da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado.
A deputada salientou ainda a inserção da proteção animal nas atribuições da Comissão de Meio Ambiente da Aleam (Foto: Divulgação)
Dando início à programação da Semana da Virada Animal 2020, a deputada estadual Joana Darc (PL), participou como palestrante do 2° Seminário de Proteção Animal realizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema) em parceria com a Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A Presidente da Caama destacou os avanços da causa animal no Amazonas nos últimos anos. Joana Darc explicou a importância da construção de políticas públicas para que projetos possam ser executados em prol dos animais.
“Quando entramos no Legislativo, ainda no municipal, detectamos que não se havia nada direcionado à proteção dos animais, e a partir daí fomos apresentando proposituras que pudessem fundamentar e fazer com que pudéssemos alcançar conquistas maiores “, explicou a deputada.
A deputada salientou ainda a inserção da proteção animal nas atribuições da Comissão de Meio Ambiente da Aleam, bem como a criação da Assessoria de Bem-estar animal na Sema, frutos de indicativos de sua autoria no parlamento e a criação de vários Projetos de Lei (PL) que protegem e beneficiam os animais e protetores.
“Já temos muitos projetos que hoje são leis no nosso estado. Dentre eles está a criação da Virada Animal, vigente e sendo executado pela Sema, que tem o objetivo de conscientizar a população. Esse projeto vem reforçar a Lei Federal sancionada esta semana que aumenta a pena para quem comete maus-tratos a animais”, destacou Joana.
A parlamentar destacou ainda a construção do Hospital público veterinário, que está sendo realizado por meio de parceria entre a Sema e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
Além disso, o Hospital deverá ser entregue no início de 2021 e também anunciou a construção de três castramóveis, frutos da destinação de recursos parlamentares, que levaram atendimento veterinário e castração gratuita para os animais no estado do Amazonas que deverão ser entregues até o final do ano.
”Estas são algumas das muitas conquistas, ainda há muito a se fazer, mas para isso precisamos construir bases sólidas e por isso vou trabalhando forte para mais caminhos sejam abertos para o crescimento e fortalecimento da Proteção Animal no Amazonas”, concluiu a parlamentar.
Fonte: assessoria
Leia Mais: