Simulação feita pelo RT1 cruzando o percentual de eleitores com a quantidade de doses disponÃveis da vacina, estima quantidade de pessoas a serem vacinadas em cada municÃpio.
Levantamento elaborado pelo RealTime considerou o percentual da população acima de 16 anos em cada municÃpio do Amazonas (Foto: Reprodução)
Após a confirmação da chegada de 306 mil doses da vacina Coronavac no Amazonas, prefeitos da capital e do interior estão na expectativa sobre a quantidade de doses que cada um irá receber para iniciar a imunização em seus municÃpios.
Como base de referência para os municÃpios e a população, para que fiquem atentos à distribuição de vacinas, o RealTime1 fez um cruzamento entre o número de doses disponÃveis e o número de eleitores cadastrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A base de dados do TSE (2020) é a fonte oficial mais próxima da realidade caso o critério adotado pelo Governo do Estado para a distribuição da vacina seja o da proporcionalidade por habitante, mesmo considerando eleitores a partir dos 16 anos, que não estão incluÃdos no grupo prioritário de imunização nesta primeira fase.
O último censo populacional do IBGE é de 2010.
O Amazonas está recebendo nesta segunda-feira (18) 306 mil doses da vacina. Considerando que cada pessoas para ser imunizada precisará tomar duas doses da vacina num intervalo de 20 dias, devem ser imunizadas nesta primeira fase somente 153 mil pessoas em todo o estado.
Um número inferior ao necessário para imunizar os chamados “grupos prioritários” como profissionais da saúde, idosos acima de 75 anos e indÃgenas que vivem em aldeias.
Para a simulação, o RealTime1 dividiu 153 mil “doses duplas” pelo número proporcional de eleitores de cada municÃpio.
Com 53% do eleitorado do Amazonas, que é de 1,33 milhão de eleitores, Manaus receberia 162.776 doses de vacina, o que daria para imunizar apenas 81.388 pessoas, considerando a “dose dupla” necessária.
Parintins, o segundo maior colégio eleitoral do estado, e consequentemente, de habitantes, teria direito a 2,8% das doses. Mesmo possuindo 69.583 eleitores, conseguiria imunizar apenas 4.253 habitantes com “doses duplas”.
Manacapuru, receberia 2,7% das vacinas, o que daria para imunizar 4.126 pessoas.
O municÃpio de Japurá, proporcionalmente, seria o muincÃpio a receber o menor número de doses: 564, suficiente para imunizar apenas 292 habitantes.
Nesta simulação, apenas 25 dos 62 municÃpios amazonenses conseguiriam imunizar mais de mil pessoas.
Número de pessoas a serem imunizadas por municÃpio:
Leia mais: