fbpx

terça, 02 de maro de 2021

Dados do TSE podem servir de referência para distribuição de vacinas

Simulação feita pelo RT1 cruzando o percentual de eleitores com a quantidade de doses disponíveis da vacina, estima quantidade de pessoas a serem vacinadas em cada município.

18 de janeiro de 2021

Compartilhe

Levantamento elaborado pelo RealTime considerou o percentual da população acima de 16 anos em cada município do Amazonas (Foto: Reprodução)


Após a confirmação da chegada de 306 mil doses da vacina Coronavac no Amazonas, prefeitos da capital e do interior estão na expectativa sobre a quantidade de doses que cada um irá receber para iniciar a imunização em seus municípios.

Como base de referência para os municípios e a população, para que fiquem atentos à distribuição de vacinas, o RealTime1 fez um cruzamento entre o número de doses disponíveis e o número de eleitores cadastrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A base de dados do TSE (2020) é a fonte oficial mais próxima da realidade caso o critério adotado pelo Governo do Estado para a distribuição da vacina seja o da proporcionalidade por habitante, mesmo considerando eleitores a partir dos 16 anos, que não estão incluídos no grupo prioritário de imunização nesta primeira fase.

O último censo populacional do IBGE é de 2010.

Somente 153 mil pessoas devem ser vacinadas

O Amazonas está recebendo nesta segunda-feira (18) 306 mil doses da vacina. Considerando que cada pessoas para ser imunizada precisará tomar duas doses da vacina num intervalo de 20 dias, devem ser imunizadas nesta primeira fase somente 153 mil pessoas em todo o estado.

Um número inferior ao necessário para imunizar os chamados “grupos prioritários” como profissionais da saúde, idosos acima de 75 anos e indígenas que vivem em aldeias.

Para a simulação, o RealTime1 dividiu 153 mil “doses duplas” pelo número proporcional de eleitores de cada município.

Número de ‘doses duplas’ por município

Com 53% do eleitorado do Amazonas, que é de 1,33 milhão de eleitores, Manaus receberia 162.776 doses de vacina, o que daria para imunizar apenas 81.388 pessoas, considerando a “dose dupla” necessária.

Parintins, o segundo maior colégio eleitoral do estado, e consequentemente, de habitantes, teria direito a 2,8% das doses. Mesmo possuindo 69.583 eleitores, conseguiria imunizar apenas 4.253 habitantes com “doses duplas”.

Manacapuru, receberia 2,7% das vacinas, o que daria para imunizar 4.126 pessoas.

O município de Japurá, proporcionalmente, seria o muincípio a receber o menor número de doses: 564, suficiente para imunizar apenas 292 habitantes.

Nesta simulação, apenas 25 dos 62 municípios amazonenses conseguiriam imunizar mais de mil pessoas.

Número de pessoas a serem imunizadas por município:

A tabela considera o número de “doses” duplas por município considerando o número de eleitores por município com base no caso de eleitores de 2020 do TSE.

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Vereador lança plataforma gratuita de educação política para a população

Inicialmente serão abordados assuntos como a Constituição Federal, a divisão dos poderes, a competência legal dos vereadores e como funcionam as eleições no Brasil.

1 de março de 2021

Defensoria Pública quer “delessários” de volta às atividades policiais

Wilson Lima (PSC) encaminhou à ALE-AM um novo Projeto de Lei para recolocar os delegados no cargo de comissários de polícia. O projeto não foi analisado por falta de quórum.

1 de março de 2021

Compra direta de vacinas terá tramitação rápida e fácil na Câmara Municipal de Manaus

Vereadores ouvidos pelo RealTime1 já se mostraram favoráveis a participação de Manaus no consórcio da Frente Nacional de Prefeitos para compra dos imunizantes.

1 de março de 2021

Ministério da Saúde tem um sério problema com registro de datas

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

1 de março de 2021

Senado debate lei que incentiva empresas a vacinar os trabalhadores

Projeto de lei garante as empresas incentivos fiscais para aquelas que por vontade própria adotem medidas para vacinar os trabalhadores delas

1 de março de 2021

Reunião com governadores pautará a PEC emergencial e socorro à saúde

A conversa do presidente da Câmara Federal, Artur Lira (PP-AL) com os chefes do executivo estadual vai de encontro as falas de Jair Bolsonaro (sem partido) nos últimos dias.

1 de março de 2021

Horário restrito deve causar aglomeração de praticantes nas academias de Manaus

A avaliação é de vereadores de Manaus que não concordam com o horário estabelecido pelo Governo. Eles defendem que o horário seja ampliado.

1 de março de 2021

Ministério Público dá posse aos novos membros do Conselho Superior

Novos conselheiros serão responsáveis pelas ações administrativas do Ministério Público do Estado do Amazonas e também pela discussão de diretivas internas

1 de março de 2021