fbpx

quarta, 24 de fevereiro de 2021

Covid: 5 mil novos casos em 24 horas, mais um triste recorde no AM

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

21 de janeiro de 2021

Compartilhe

Os números sobre a Covid-19 no Amazonas, divulgados no final da tarde desta quarta-feira (20) pela Fundação Vigilância em Saúde (FVS-AM), representam mais um triste recorde no número de novos casos em 24 horas: 5.009 novos casos de Covid-19, totalizando 238.980 casos da doença no Estado. Em Manaus, foram 3.632 são novos casos e 1.377 no interior. Com o colapso do sistema de saúde do Estado, os números apontam para a necessidade de medidas mais rígidas para conter a disseminação do vírus, especialmente na capital.

___

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

O epidemiologista e pesquisador da Fiocruz Jesem Orellana tem alertado para a necessidade de pelo menos 15 dias de lockdown na capital desde agosto de 2020. O pesquisador também previu que janeiro seria o “mês das lamentações e do luto”. Após a divulgação dos números desta quarta-feira (20), Orellana recorreu às redes sociais, mais uma vez, para defender a necessidade de lockdown em Manaus.

___

TRÁGICOS NÚMEROS

Jesem Orellana aponta que, somente nos primeiros 20 dias de janeiro de 2021, ocorreram em torno de 945 óbitos por COVID-19, quase a mesma quantidade do que a somatória de mortes por COVID-19 entre agosto (que ele considera o início da segunda onda) e dezembro de 2020. Para o pesquisador esse número tende a aumentar nas próximas semanas e meses. O pesquisador alerta também para outro indicador que reflete a gravidade da epidemia: o explosivo número de sepultamentos entre 13 e 19 de janeiro de 2021, com uma média diária de 191, um padrão inédito na história de Manaus e quase seis vezes maior do que o padrão habitual.

___

NAS REDES

Repercutiu negativamente nas redes sociais as últimas nomeações do prefeito David Almeida (Avante) para o segundo escalão de sua administração. Em especial a nomeação de ex-vereadores que não conseguiram se reeleger e ganharam cargos na pasta da cultura, Manauscult. Elias Emanuel (PSDB) foi nomeado para coordenar o Departamento de Grandes Eventos. Já o ex-vereador Reizo Castelo Branco (PTB) será Diretor de Departamento de Difusão Cultural. O ex-vereador André Luiz (PL) foi designado para o cargo de assessor técnico III e o dublê de humorista Carlos Portta (PSB) vai assumir a direção do Café Teatro.

___

ARTISTAS REPROVARAM

Para os artistas de Manaus e trabalhadores da área da Cultura, as nomeações representam um desprezo pela área e uso da pasta como prêmio de consolação a quem não conseguiu se reeleger. A insatisfação já havia sido manifestada por ocasião da nomeação do titular da Manauscult: o ex-vereador Alonso Oliveira, que também não conseguiu se reeleger e foi um dos pilares da campanha de David Almeida à prefeitura.

___

NOMEAÇÕES POLÊMICAS

Mas não foi apenas na pasta da cultura que as últimas nomeações de David Almeida criaram controvérsias. O prefeito nomeou a esposa do vice-governador Carlos Almeida, Taciana Almeida, para o cargo de diretora na Casa Civil da Prefeitura Municipal de Manaus (CMM). Também suscitou comentários a nomeação do ex-secretário municipal de Esporte e Lazer, Fabrício Lima, para diretor da área de Políticas Setoriais na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

___

PROIBIÇÃO DO TCE

Também causou polêmica a ideia de David Almeida de proibir a realização de imagens em salas de vacinação, no momento da imunização contra a Covid-19. Anunciada em live nas redes sociais, a determinação acabou não se concretizando. Mesmo assim, presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Mario de Mello, determinou que a Prefeitura de Manaus se abstenha de qualquer ato que proíba a realização e/ou divulgação das imagens. O ato desrespeitaria os direitos coletivos e a liberdade de manifestação, resguardados pela Constituição Federal.

___

VANESSA E JUCA KFOURI

A ex-senadora Vanessa Grazziotin será entrevistada pelo jornalista Juca Kfouri, hoje às 20h30, no canal REDETVT do Youtube. O tema da entrevista será: “Amazonas: Alerta para o Brasil” e também será transmitido pelo canal 44.1 na grande São Paulo.

Leia mais sobre Política

Declaração de Guedes à bancada do AM: mero deboche ou fritura à vista?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021

Amazônia é tema de reunião entre governadores e Hamilton Mourão

Videoconferência com governadores e vice-presidente Mourão, na terça-feira, teve como foco o Plano Amazônia e desmatamento na região.

24 de fevereiro de 2021

Bancada aposta em decreto legislativo para barrar Guedes

Três decretos legislativos apresentados no Congresso Nacional visam brecar a redução do Imposto de Importação para bicicletas, medida que fere de morte as indústrias no AM

24 de fevereiro de 2021

Para Guedes não há prejuízos à Zona Franca com redução de impostos

A bancada do Amazonas esteve reunida com o ministro para entregar um projeto que altera o decreto editado por Bolsonaro que afeta a produção de bicicletas na ZFM.

23 de fevereiro de 2021

Consumo de oxigênio medicinal tem queda de 14% no Amazonas

Taxa de transmissão menor do coronavírus e menos internações são alguns dos fatores que levaram à baixa no consumo de oxigênio no Amazonas.

23 de fevereiro de 2021

Detran-AM mantém serviços e agendamentos durante ponto facultativo

Usuários podem realizar normalmente os serviços pela internet, como Renovação Simplificada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

23 de fevereiro de 2021

Novas variantes do coronavírus têm 204 contágios confirmados

Variantes do coronavírus com origem no Reino Unido e Amazonas já têm 204 casos de contaminação confirmados no Brasil e 60 no Amazonas.

23 de fevereiro de 2021

Com colapso em várias capitais, AM ainda terá prioridade na vacina?

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

23 de fevereiro de 2021