fbpx

terça, 19 de janeiro de 2021

Comissão para deliberar pedido de impeachment de Wilson Lima é formada

A Comissão Especial do Impeachment da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi definida durante sessão plenária desta quinta-feira (9/7).

9 de julho de 2020

Compartilhe

Foto: Divulgação

A Comissão Especial do Impeachment da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi definida durante sessão plenária desta quinta-feira (9/7).

Ao todo, 17 deputados vão compor a Comissão que vai julgar o processo de impedimento do governador Wilson Lima (PSC) e do vice-governador Carlos Almeida (PTB).

Dos 17 deputados que compõem a Comissão Especial, dez se dizem da base aliada do governo. Nesta sexta-feira, dia 10, serão escolhidos os nomes para a relatoria e a presidência da Comissão.

Por ser o mais antigo da Aleam, o deputado Belarmino Lins conduzirá os trabalhos iniciais até definidos os nomes da presidência e da relatoria. A reunião acontece a partir das 9 horas, no Plenário Ruy Araújo.

A Comissão deve analisar denúncias do presidente do Sindicato dos Médicos, Mario Rubens Macedo Vianna, e da médica Patrícia Del Pilar Suarez Sicchar, que acusam o governador e o vice por crime de responsabilidade.

Durante a reunião plenária, ficou definido que os deputados estaduais Fausto Junior (PV), Delegado Péricles (PSL), Felipe Souza e (Patriotas) e Therezinha Ruiz João Luiz (PSDB) vão compor os bloco dos partidos PRTB/PSL/PATRIOTA/PSDB/REPUBLICANOS.

O segundo bloco, dos partidos MDB/PTB/PSC/DEM, vai ser representado por Alessandra Campêlo(MDB), Dr. Gomes (PSC) e  Saullo Vianna (PTB).

O terceiro bloco, do partido Progressista, vai ser ocupado por Belarmino Lins (PP) e pelo deputado Cabo Maciel (PL). Os deputados Wilker Barreto e Dermilson Chagas vão compor o bloco do partido Podemos.

Da mesma forma, os deputados Roberto Cidade e Carlinhos Bessa, ambos do Partido Verde, vão ocupar as vagas do bloco do PV/PSD.

Adjuto Afonso (PDT) e Sinésio Campos (PT) vão compor os blocos dos partidos PSB/PT/PDT. O sétimo e último bloco, do Partido Liberal, vai ser ocupado pela deputada estadual Joana d’Arc.

O deputado estadual, Belarmino Lins (PP), convocou uma reunião com os membros da Comissão, às 9h de sexta-feira (10) para a definição do presidente e o relator, respectivamente.

Votação para ocupação da vaga

Durante a reunião plenária, houve uma votação para decidir se o deputado estadual Cabo Maciel poderia ocupar a segunda vaga do bloco do partido Progressistas.

A discussão ocorreu porque o deputado em questão é filiado ao Partido Liberal. A escolha do Cabo Maciel, entretanto, foi decidida por unanimidade entre os deputados presentes, com 13 votos favoráveis.

O deputado estadual Belermino Lins argumentou que a escolha do parlamentar para composição do bloco poderia ser feita por analogia, utilizando como exemplo a formação dos blocos durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Veja mais notícias

Bolsonaro ignora caos na saúde e não prioriza vacinação em Manaus

Doses recebidas pelo AM devem ser aplicadas prioritariamente e obrigatoriamente nos indígenas aldeados. Apenas 36% dos profissionais de saúde devem ser imunizados em Manaus.

19 de janeiro de 2021

Em efeito dominó falta de oxigênio hospitalar atinge cidade no Pará

A cidade de Faro (PA), que faz fronteira com Nhamundá (AM), anunciou o colapso do sistema de saúde e registrou seis mortes devido a falta do insumo.

19 de janeiro de 2021

Amazonas não tem previsão de quando receberá novo lote de vacina

Instituto Butantã ainda aguarda a chegada do princípio ativo para a fabricação das doses, o chamado Insumo Farmacêutico Ativo, que é importado da China.

19 de janeiro de 2021

Deputados discutem fim do recesso e destinação de verbas ao interior

A discussão do recesso, no entanto, ficou somente em discursos, já que não tinha quórum para iniciar votação. A próxima reunião extraordinária será dia 26 de janeiro.

19 de janeiro de 2021

David nomeia Arone Bentes como coordenador financeiro do Proama

Arone é presidente estadual do PROS e marchou na candidatura de David à prefeitura de Manaus, em 2020. Nomeação foi assinada e publicada no DOM no dia 18,

19 de janeiro de 2021

Doses da vacina terminam em menos de uma semana em Manaus

Com número menor de doses, prefeitura redefine Plano de Vacinação. Vacinas encaminhadas pelo governo federal conseguirão imunizar apenas 34% dos profissionais de saúde. E só!

19 de janeiro de 2021

Fornecedora de oxigênio, White Martins ingressa com ação no STF

A empresa justificou que a “ação está em linha com a decisão do STF que determinou a União como responsável pela coordenação dos assuntos relacionados à crise" em Manaus.

19 de janeiro de 2021

Com apenas 386 índios aldeados, Manaus perde doses da vacina

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

19 de janeiro de 2021