fbpx

terça, 26 de janeiro de 2021

Comissão de Educação vai realizar a XIII Semana de Valorização do Educador

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, a programação vai acontecer de forma híbrida com eventos presenciais e online, destacando-se a realização de um webinário.

16 de outubro de 2020

Compartilhe

A Semana Estadual de Valorização do Educador ressalta o trabalho dos professores (Foto: Divulgação)

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) realizará na próxima segunda-feira (19) a abertura da XIII Semana Estadual de Valorização do Educador.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, a programação acontecerá de forma híbrida com eventos presenciais e online, destacando-se a realização de um webinário, a entrega da medalha do Mérito Educacional e o lançamento do segundo volume do livro “Professor Inovador”.

Idealizada pela deputada Therezinha Ruiz, a Semana Estadual de Valorização do Educador ressalta o trabalho dos professores como protagonistas de ações transformadoras no ensino, que contribuem para a melhoria da educação. Visa também premiar o empenho, a criatividade  e dedicação dos educadores nas atividades escolares.

Webinário

A programação do Webinário começa no dia 19, às 17h, no Centro de Mídias da Seduc, com transmissão pelo Youtube Seducnet  e Canal 2.5 Encontro das Águas.

A primeira palestra “Metodologias Pedagógicas Inovadoras: Novos Contextos da Educação Básica”, será ministrada pelo secretário de estado adjunto da Educação de Portugal, Doutor João Costa. Os mediadores serão a deputada Therezinha Ruiz e os secretários estadual e municipal de Educação, Luiz Fabian e Kátia Helena, respectivamente.

A segunda palestra abordará o tema Educação Infantil e seus Desafios na Pandemia, ministrada pela Professora Doutora Isabel Cristina Fernandes, da Ufam.

No dia 20, às 17h, a palestra “Tintas Naturais no Processo de Aprendizagem da Educação Infantil” será ministrada pela professora Diva Simões Martins, vencedora do 1º lugar do Prêmio Professor Inovador/2019, na modalidade Educação Infantil.

A segunda palestra abordará o tema “Percepção Ambiental – Piscicultura Básica em Tanques de Alvenaria e Contribuições da Ictiofauna Amazônica para o Ensino de Ciências da Natureza”, pelo professor Francisco César Brito Vieira, vencedor do 1º lugar no Prêmio Professor Inovador/2019, na modalidade Ensino Fundamental.

Na terceira palestra a Doutora Ana Gláucia Claudino Ferreira falará sobre “O Ensino Fundamental x Ensino Híbrido na Pandemia”.

No dia 21, sempre às 17h, a palestrante será a professora Alda Maria Benevides Martins, que falará sobre a “Aplicação da Educação Ambiental Através do Ensino da Geografia”. Ela é vencedora do 1º lugar no Professor Inovador/2019, no Modalidade Ensino Médio

A segunda palestra viajará pelo “Pensamento Computacional: Desplugando no Cyber Espaço da Educação Infantil”, com a professora Michelle Nunes da Silva, vencedora do 1º lugar do Prêmio Professor Inovador/2019, na modalidade Educação Tecnológica.

A terceira explanação será “Alcance: CEMEAM oferece equidade e democratização do ensino no Amazonas”, pela professora Wilmara Cruz Messa Monteiro, diretora do CEMEAM.

O Webinário segue no dia 22, às 17h, com a palestra “Sinalário de Educação Física em Libras”, ministrada pelo professor Keegan Bezerra Ponce, 1º lugar no Prêmio Professor Inovador/2019, na Modalidade Educação Especial.

A segunda palestra “Contribuição da sala de recursos multifuncional no processo de ensino aprendizagem”, será ministrada pela Professora Ana Luíza Gomes de Oliveira.

O Webinário encerra no dia 23, com a palestra às 17h, do psicólogo Rossandro Klinjey de Irineu Barros, abordando o “Pensando fora da caixa: as estratégias mentais para criar o novo”.

Mérito Educacional

A Semana de Valorização do Educador inclui também no dia 29 de outubro. Às 14h, a entrega da Medalha do Mérito Educacional professora Ignês de Vasconcelos Dias, que homenageará, em sessão especial hibrida, na Aleam, os profissionais que se distinguiram por seus méritos educacionais nas escolas públicas e particulares.

Professor Inovador

A programação dedicada aos professores encerrará no dia 13 de novembro com o lançamento do segundo volume do livro “Prêmio Professor Inovador”, no Centro Cultural Palácio Rio Negro. A obra reúne projetos de autoria dos educadores, apresentando práticas inovadoras aplicadas com êxito nas escolas da rede pública de ensino do Estado.

Fonte: assessoria

Leia Mais:

Veja mais notícias

Manifesto na internet quer viabilizar auxilio de R$ 500 no Amazonas

De acordo com os organizadores, as assinaturas são fundamentais para que esta proposta possa ser apresentada para a Câmara Municipal de Manaus e para a Assembleia Legislativa

25 de janeiro de 2021

Em Manaus, Pazuello pede reforço aos atendimentos na Atenção Básica

A recomendação foi feita ao prefeito David Almeida, durante reunião do Comitê de Crise – Controle de Operações Especiais (COE), na manhã desta segunda-feira (25).

25 de janeiro de 2021

Deputado quer investigação de preços abusivos na venda de oxigênio

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o aumento sem justa causa de preços constitui em prática abusiva. Tal ação é expressamente proibida, conforme art.39 do CDC.

25 de janeiro de 2021

Idosos do Doutor Thomas recebem 1ª dose da Coronavac nesta terça

Ao todo, entre idosos e profissionais de saúde que atuam na Fundação, 346 devem receber a primeira dose da Coronavac. Vacinação em drive-thru não tem data para iniciar.

25 de janeiro de 2021

TCE-AM dá 72h para Prefeitura justificar falhas na lista de vacinados

Os técnicos da Corte de Contas identificaram dezenas de nomes repetidos e centenas de CPF´s inexistente ou errados, além da falta de especificações de cargos e lotações.

25 de janeiro de 2021

Cartórios ganham na Justiça direito de permanecer abertos no AM

Decreto estadual limitou a abertura dos cartórios apenas para serviços de registro de nascimento e óbito. Juiz atendeu pedido da Anoreg e derrubou a restrição.

25 de janeiro de 2021

Por vacinação indevida, SES-AM exonera diretora do HPS da Criança da ZL

Apuração da pasta identificou que foi a servidora que incluiu, indevidamente, um servidor da Casa Civil na lista de trabalhadores de saúde que deveriam ser vacinados.

25 de janeiro de 2021

Wilson Lima manda demitir motorista que furou fila da Coronavac

O funcionário que tem cargo de assessor técnico consta na lista de vacinados. Governador disse que não compactuará com esse tipo de conduta e determinou que seja exonerado.

25 de janeiro de 2021