fbpx

terça, 19 de janeiro de 2021

Comissão de Educação vai realizar a XIII Semana de Valorização do Educador

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, a programação vai acontecer de forma híbrida com eventos presenciais e online, destacando-se a realização de um webinário.

16 de outubro de 2020

Compartilhe

A Semana Estadual de Valorização do Educador ressalta o trabalho dos professores (Foto: Divulgação)

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) realizará na próxima segunda-feira (19) a abertura da XIII Semana Estadual de Valorização do Educador.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, a programação acontecerá de forma híbrida com eventos presenciais e online, destacando-se a realização de um webinário, a entrega da medalha do Mérito Educacional e o lançamento do segundo volume do livro “Professor Inovador”.

Idealizada pela deputada Therezinha Ruiz, a Semana Estadual de Valorização do Educador ressalta o trabalho dos professores como protagonistas de ações transformadoras no ensino, que contribuem para a melhoria da educação. Visa também premiar o empenho, a criatividade  e dedicação dos educadores nas atividades escolares.

Webinário

A programação do Webinário começa no dia 19, às 17h, no Centro de Mídias da Seduc, com transmissão pelo Youtube Seducnet  e Canal 2.5 Encontro das Águas.

A primeira palestra “Metodologias Pedagógicas Inovadoras: Novos Contextos da Educação Básica”, será ministrada pelo secretário de estado adjunto da Educação de Portugal, Doutor João Costa. Os mediadores serão a deputada Therezinha Ruiz e os secretários estadual e municipal de Educação, Luiz Fabian e Kátia Helena, respectivamente.

A segunda palestra abordará o tema Educação Infantil e seus Desafios na Pandemia, ministrada pela Professora Doutora Isabel Cristina Fernandes, da Ufam.

No dia 20, às 17h, a palestra “Tintas Naturais no Processo de Aprendizagem da Educação Infantil” será ministrada pela professora Diva Simões Martins, vencedora do 1º lugar do Prêmio Professor Inovador/2019, na modalidade Educação Infantil.

A segunda palestra abordará o tema “Percepção Ambiental – Piscicultura Básica em Tanques de Alvenaria e Contribuições da Ictiofauna Amazônica para o Ensino de Ciências da Natureza”, pelo professor Francisco César Brito Vieira, vencedor do 1º lugar no Prêmio Professor Inovador/2019, na modalidade Ensino Fundamental.

Na terceira palestra a Doutora Ana Gláucia Claudino Ferreira falará sobre “O Ensino Fundamental x Ensino Híbrido na Pandemia”.

No dia 21, sempre às 17h, a palestrante será a professora Alda Maria Benevides Martins, que falará sobre a “Aplicação da Educação Ambiental Através do Ensino da Geografia”. Ela é vencedora do 1º lugar no Professor Inovador/2019, no Modalidade Ensino Médio

A segunda palestra viajará pelo “Pensamento Computacional: Desplugando no Cyber Espaço da Educação Infantil”, com a professora Michelle Nunes da Silva, vencedora do 1º lugar do Prêmio Professor Inovador/2019, na modalidade Educação Tecnológica.

A terceira explanação será “Alcance: CEMEAM oferece equidade e democratização do ensino no Amazonas”, pela professora Wilmara Cruz Messa Monteiro, diretora do CEMEAM.

O Webinário segue no dia 22, às 17h, com a palestra “Sinalário de Educação Física em Libras”, ministrada pelo professor Keegan Bezerra Ponce, 1º lugar no Prêmio Professor Inovador/2019, na Modalidade Educação Especial.

A segunda palestra “Contribuição da sala de recursos multifuncional no processo de ensino aprendizagem”, será ministrada pela Professora Ana Luíza Gomes de Oliveira.

O Webinário encerra no dia 23, com a palestra às 17h, do psicólogo Rossandro Klinjey de Irineu Barros, abordando o “Pensando fora da caixa: as estratégias mentais para criar o novo”.

Mérito Educacional

A Semana de Valorização do Educador inclui também no dia 29 de outubro. Às 14h, a entrega da Medalha do Mérito Educacional professora Ignês de Vasconcelos Dias, que homenageará, em sessão especial hibrida, na Aleam, os profissionais que se distinguiram por seus méritos educacionais nas escolas públicas e particulares.

Professor Inovador

A programação dedicada aos professores encerrará no dia 13 de novembro com o lançamento do segundo volume do livro “Prêmio Professor Inovador”, no Centro Cultural Palácio Rio Negro. A obra reúne projetos de autoria dos educadores, apresentando práticas inovadoras aplicadas com êxito nas escolas da rede pública de ensino do Estado.

Fonte: assessoria

Leia Mais:

Veja mais notícias

Técnica em Enfermagem indígena é a primeira pessoa imunizada no AM

Profissional de saúde indígena se encaixa no perfil dos que receberão a imunização nesta primeira fase. Efetivamente, a Prefeitura inicia amanhã a vacinação em 50 pontos.

18 de janeiro de 2021

David Almeida realiza abertura da campanha de vacinação nesta terça

O público-alvo são os servidores da saúde, que estão trabalhando na linha de frente contra a Covid-19, idosos acolhidos nos asilos municipais e indígenas aldeados.

18 de janeiro de 2021

Irmão da deputada Alessandra Campelo morre de covid-19

Adriano Campelo da Silva era servidor concursado da Polícia Federal (PF), no Amazonas. Ele era irmão da deputada estadual Alessandra Campelo e do vereador Allan Campelo.

18 de janeiro de 2021

Coronavac já está em Manaus e vacinação inicia efetivamente nesta terça

O inicio da vacinação vai ocorrer, simbolicamente, ainda hoje, no Centro de Convenções Vasco Vasques. Na ocasião, Wilson Lima fará a apresentação do plano de vacinação.

18 de janeiro de 2021

Vereadores distribuem refeições na frente de hospitais em Manaus

o vereador Daniel Vasconcelos (PSC) divulgou que esteve, na última sexta-feira e sábado (15 e 16/1) na frente de hospitais da cidade distribuindo refeições.

18 de janeiro de 2021

Caos em Manaus reduz apoio a Bolsonaro a 7% dos perfis do Twitter

O mapeamento dessas interações, feito pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP). Artistas e influenciadores criticaram Bolsonaro.

18 de janeiro de 2021

Mais de 3 mil pessoas com Covid-19 não devem ser vacinadas

Pacientes com Covid-19, ou sob suspeita, ainda não devem receber o imunizante. Plano de Vacinação no Amazonas vai seguir fases definidas pelo Governo Federal.

18 de janeiro de 2021

Rotta quer instalar gabinete de crise contra a covid-19 em Manaus

O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta sugeriu a instalação de um gabinete de crise na cidade, durante reunião neste segunda-feira, com o presidente, Jair Bolsonaro.

18 de janeiro de 2021