fbpx

sábado, 23 de janeiro de 2021

Comissão da Aleam alerta sobre ‘armadilhas’ na Semana Promocional de novembro

Por conta da pandemia, esse ano, liquidações e ações promocionais da temporada estão proibidas como medida para evitar aglomerações e proliferação do novo coronavírus.

19 de novembro de 2020

Compartilhe

Devido a isso, a CDC/Aleam confeccionou a lista com base no artigo 9º, do Decreto Estadual n⁰ 42.330 (Foto: Divulgação)

A contagem regressiva para a “Semana Promocional”, de 23 a 27 de novembro, já começou. E, para alertar os consumidores sobre as “armadilhas” na temporada de preços baixos, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam) divulgou, nesta quinta-feira (19), uma lista com dicas para orientar o cidadão amazonense na hora de efetuar as compras.

Por conta da pandemia, esse ano, liquidações e ações promocionais da temporada estão proibidas como medida para evitar aglomerações e proliferação do novo coronavírus.

Devido a isso, a CDC/Aleam confeccionou a lista com base no artigo 9º, do Decreto Estadual n⁰ 42.330, de 28 de maio de 2020, com dicas voltadas para o comércio on-line.

“Nós, da CDC/Aleam, preparamos uma lista com algumas dicas e orientações ao consumidor que quiser aproveitar a temporada de preços baixos de forma segura e consciente”, afirmou o presidente da CDC/Aleam, deputado estadual João Luiz (Republicanos).

De acordo com a CDC/Aleam, a compra on-line pode ser mais segura que a física “se o consumidor seguir os passos recomendados por especialistas para promoção”.

“Por isso, antes de efetuar a comprar, o consumidor deve pesquisar sobre a reputação da loja e digitar o nome da loja no portal da E-bit, que concede selos de qualidade, além de buscar sites com protocolos de segurança para efetuar a compra e imprimir as páginas do anúncio promocional do produto”.

A CDC/Aleam recomendou, ainda, que os consumidores optem pelo pagamento no cartão de crédito e não por boleto.

De acordo com a Comissão, especialistas apontam que o pagamento por boleto não é a forma mais segura, “porque invasores (hackers) podem fraudar os boletos e o dinheiro pode parar em outra conta, deixando o consumidor sem receber o produto”.

Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, todas as compras efetuadas fora do estabelecimento físico – internet, catálogos ou telefone, por exemplo – podem ser canceladas no prazo de sete dias a partir da entrega do produto.

Denúncias

João Luiz ressaltou que, para aproveitar melhor as promoções, o ideal é listar os itens necessários, acompanhar os preços e comparar os valores para verificar se estão com descontos e se vale a pena adquiri-los.

“Durante as compras, se você identificar irregularidades nos preços, prazos de entrega ou valores de fretes, denuncie a situação na CDC/Aleam (92) 3183-4451/994402019 e também o Procon-AM 0800-092-1512 e no site Reclame Aqui, o qual tem um ícone específico para atendimento referente ao movimento”, orientou o parlamentar.

Veja a lista:

Fonte: assessoria

Leia Mais:

Veja mais notícias

PGR recomenda e Wilson Lima diz que vai acatar medidas mais rígidas

O pedido é para que o Governo do Amazonas endureça as medidas de isolamento até que haja diminuição ou estabilização da curva de contaminação da covid-19.

22 de janeiro de 2021

Vereador pede que recursos do carnaval sejam destinados para saúde

Rodrigo Guedes é o autor da solicitação feita a Prefeitura de Manaus e ao Governo do Estado, para que os recursos sejam destinados à saúde da capital e do interior.

22 de janeiro de 2021

Rosemary Pinto, diretora da FVS-AM, é mais uma vítima da Covid

Profissional de referência no Amazonas, a epidemiologista foi uma dos principais nomes no combate ao vírus no estado. Ela estava internada desde o dia 8 de janeiro.

22 de janeiro de 2021

Secretários são multados em R$ 50 mil por crise na saúde do AM

Juíza cobrava regularização na distribuição de oxigênio nas unidades de saúde, a ampliação no número de leitos nos hospitais e a transparência no Plano de Imunização.

22 de janeiro de 2021

Audiência Pública discute criação de consórcio para compra de vacina

De acordo com a autora da proposta, deputada Dra. Mayara, o estado precisa ter independência para adquirir os imunizantes diretamente, sem a intermediação do Governo Federal.

22 de janeiro de 2021

Comitê aciona delegacia para investigar irregularidades na vacinação

Na solicitação, o Comitê de Combate à Corrupção pede que "em caso de comprovação, que sejam indicadas medidas administrativas e judiciais aos órgãos competentes".

22 de janeiro de 2021

Governo anuncia repasse do FTI para fortalecer combate à covid-19

Governo quer repassar R$ 100 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado (FTI) para o interior

22 de janeiro de 2021

Vereador Amom libera pré-inscrições para vagas no gabinete

As pré-inscrições estão sendo feitas de forma virtual onde, no site do vereador, o candidato realiza um cadastro. O edital completo será divulgado dia 31 de janeiro.

22 de janeiro de 2021