Com o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, disse que até o dia 25 deste mês definirá se sessões voltarão a ser online.
Roberto Cidade disse que o mais importante é prezar pela vida (Foto: Reprodução)
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), disse na manhã desta sexta-feira (7) ao RealTime1 que a situação da pandemia de Covid-19 na capital gerou uma indefinição sobre o esquema de volta dos trabalhos legislativos.
Agora, Cidade cogita voltar com as sessões da Casa no formato 100% online. O retorno está previsto para o dia 1º de fevereiro.
”Estamos analisando de que forma vamos voltar. Até o dia 25 [deste mês], eu devo reunir com os deputados para ver como vai ficar o retorno, se híbrido ou totalmente online. Temos que ter cautela, porque a maior preocupação é com a vida”, disse Roberto Cidade.
O presidente do parlamento disse que há tempo hábil para decidir a questão da melhor forma, já que no momento a Aleam conta com um número reduzido de servidores trabalhando e não há sessões presenciais.
”Temos que esperar para ver como vai ser o andamento dessa nova variante. Eu tenho conversado com alguns médicos e eles têm me dito que ela não é tão letal, mas é mais transmissível”.
No último dia 17 de dezembro, Roberto Cidade disse que as regras para o uso das sessões híbridas seria o tema da primeira reunião entre os parlamentares, no dia do retorno aos trabalhos, no dia 1º de fevereiro.
“A sessão híbrida já é um marco, é difícil tirar isso. Mas a gente tem que construir normas, botar regras, ela está muito cômoda (…) então, temos que criar regras para que a gente não tenha perda de quórum”, comentou o presidente da Aleam naquela ocasião.
Entretanto, com o número de casos de Covid-19 sendo uma realidade mais frequente na capital, a discussão pode ser adiada.
Texto: João Luiz Onety
Leia Mais: