Os desembargadores foram eleitos para o cargo na terça-feira para as vagas surgidas com as aposentadorias dos magistrados Encarnação Sampaio Salgado e Ari Jorge.
Telma e Bandiera assumiram nas vagas abertas com a saída de Encarnação Sampaio Salgado e Ari Jorge (Foto: Divulgação)
Os magistrados Cezar Luiz Bandiera e Mirza Telma Cunha tomaram posse, na manhã desta sexta-feira (8), como desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Eles vão substituir os aposentados Encarnação Sampaio Salgado e Ari Jorge Moutinho.
A vaga deixada por Encarnação foi disputada pelo critério de merecimento, sendo eleito o juiz Cezar Bandiera com 21 votos. Na vaga de Moutinho, o critério, conforme publicado no diário oficial da Justiça, foi o de antiguidade, posto que era da juíza Mirza Telma.
Para vaga de Ari Moutinho, três candidatos se inscreveram na disputa, no entanto, o presidente da TJAM, desembargador Domingos Jorge Chalub propôs que Mirza Telma fosse escolhida por aclamação, proposta aceita pelos desembargadores do pleno.
Participaram da solenidade de posse dos novos desembargadores, o governador Wilson Lima (PSC), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Roberto Cidade (PV), e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Neste ano, três vagas de desembargadores foram preenchidas em decorrência da aposentadoria dos desembargadores Djalma Martins e Sabino Marques e do falecimento do desembargador Aristóteles Thury.
Texto: Jefferson Ramos
Leia mais: