fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Braga vê candidatura ao Governo murchar com debandada de aliados

A debandada vai desde políticos com mandato até nomes fortes para disputa eleitoral que se aproxima. Braga perdeu, recentemente, Fausto Jr, Gedeão Amorim e Adail Filho.

15 de março de 2022

Compartilhe

Pode restar a Braga apenas a articulação para vagas à Assembleia Legislativa, uma vez que uma chapa para a Câmara dos Deputados se torna inviável (Foto: Divulgação)

A menos de oito meses da eleição de outubro, o virtual candidato ao governo do Amazonas, senador Eduardo Braga (MDB) vê alguns dos seus principais aliados políticos se afastarem da candidatura dele ao Governo.

A mais recente baixa foi a do deputado estadual Fausto Júnior, que neste fim de semana se filiou ao Partido Liberal (PL), sigla que abriga o presidente Jair Bolsonaro. Em dezembro de 2020, Fausto Júnior saiu do PV para o MDB de Braga.

Outra demonstração de afastamento de Fausto do ex-líder foi a participação do deputado estadual na solenidade de anúncio do pacote de 187 obras feito por Wilson Lima (UB). Fausto falou por poucos minutos, mas fez vários elogios ao governador.

Eduardo Braga também já não conta mais com o apoio do prefeito cassado de Coari Adail Filho (PP), que é pré-candidato à Câmara dos Deputados e deve se filiar nos próximos dias ao União Brasil.

A deputada licenciada Alessandra Campêlo é outra que deve deixar o MDB para se filiar ao UB, de Wilson Lima. A atual secretária de Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) deve retornar à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nos próximos dias e também confirmar a mudança de sigla.

Outro aliado de longa data de Braga que também o deixou é o ex-vereador Gedeão Amorim. Gedeão foi secretário de educação na segunda gestão de Eduardo Braga. Gedeão trocou o MDB pelo Avante do prefeito David Almeida depois de 12 anos no partido.

O sangramento eleitoral de Braga não para por aí. O deputado federal Silas Câmara (Republicanos), pastor da Assembleia de Deus no Amazonas, também estaria estreitando lanços com o governo de Wilson Lima.

No dia 18 de janeiro, quando o governador recebeu cerca de 30 prefeitos interioranos para discutir sobre o impulsionamento da vacinação em municípios do interior, o pastor Jonathas Câmara, presidente da Assembleia e irmão de Silas, circulou na área reservada para a imprensa que leva até a sala de conferências onde o governador se reunia com os prefeitos.

Sendo colocado de escanteio por parte dos aliados, pode restar a Braga apenas a articulação para manter vivo o MDB amazonense na disputa para a Assembleia Legislativa.

Texto: Jefferson Ramos

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Senado acompanhará investigação da morte de Genivaldo em ato policial

Senadores querem acompanhar as medidas adotadas pelas autoridades nas investigações sobre a morte de Genivaldo de Jesus, ocorrida durante ação da Polícia Rodoviária Federal.

28 de maio de 2022

Com Bolsonaro, Marcha para Jesus acontece hoje em Manaus

Presidente desembarca pela manhã no aeroporto Eduardo Gomes, almoça com militares no Comando Militar da Amazônia e depois encontro com religiosos na Marcha para Jesus.

28 de maio de 2022

Número de eleitores entre jovens e mulheres cresce no Amazonas

O analista político Helso do Carmo, afirmou ao RealTime1 que o crescimento no número de eleitores já é aguardado e que, apesar de pequeno, deverá alterar o cálculo das vagas.

28 de maio de 2022

Edson Fachin diz que acatar resultado da eleições é inegociável

Em várias ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro deu a entender que não aceitará outro resultado que não seja a sua vitória em outubro deste ano.

27 de maio de 2022

Terra Yanomami demarcada há 30 anos vê crescimento de garimpo

Bolsonaro é um defensor da mineração em terras indígenas, apesar da visível destruição e dos problemas que o garimpo ilegal leva para essas áreas socioambientais protegidas.

27 de maio de 2022

Radicalização explica revés de Bolsonaro no Datafolha, diz Lira

Pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta-feira (26) mostra que Lula lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.

27 de maio de 2022

Ex-militante defende que esquerda deve apostar na rebeldia de jovens

O advogado George Tasso avalia que hoje "falta formação política nas bases da educação e do trabalho para a esquerda avançar pelas ruas de Manaus e reconquistar espaço".

27 de maio de 2022

Como em 2018, vereadores querem fazer CMM de trampolim este ano

Nas eleições de 2018, oito vereadores da legislatura 2016-2020 foram eleitos deputados estaduais e um para o Senado. Políticos aproveitam a visibilidade do cargo.

27 de maio de 2022