Braga considera necessário que haja um bloqueio sanitário para impedir a proliferação da nova variante do vírus, mais contagiosa, identificada na região.
Senador Eduardo Braga quer prioridade para o Amazonas no âmbito do Programa Nacional de Imunização. (Foto:Divulgação)
Na primeira sessão deliberativa do senado Federal, nesta semana o senador Eduardo Braga (MDB) fez uma apelo ao presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (DEM) para que o Estado tenha prioridade no âmbito do Programa Nacional de Imunização.
Braga considera necessário que haja um bloqueio sanitário para impedir a proliferação da nova variante do vírus, mais contagiosa, identificada na região.
“Nos últimos dez meses o meu Estado perdeu 8.600 amazonenses, sr. presidente, só que no mês de janeiro praticamente 3 mil amazonenses morreram”, informou o senador.
“Veja como é brutal o que está acontecendo no Amazonas. A taxa de letalidade por 100 mil habitantes, no Brasil, é de 108 por cada 100 mil habitantes. No Amazonas, é de 207 para cada 100 mil habitantes. Portanto, o dobro praticamente do que está acontecendo na média nacional”, explanou o medebista ainda durante o pronunciamento.
O senador fez a indicação ao senado e ao presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) para que o Estado tenha prioridade e receba imediatamente 1 milhão de doses da vacina.
“Morreram por falta de oxigênio, morreram por falta de vacina, por falta de leitos, por falta de um socorro médico, e, lamentavelmente, senhor presidente, isso aconteceu com o conhecimento das autoridades, das autoridades do meu estado, das autoridades municipais e das autoridades da saúde pública nacional e do Ministério da Saúde.”, lamentou o parlamentar.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, manifestou solidariedade aos mais de 4,2 milhões de habitantes no estado do Amazonas e informou que o pedido de Eduardo Braga para priorização da vacina será encaminhado ao governo.
Texto: Daniela Tipiti com informações da Agência Senado
Leia Mais: