fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Blogueiro, advogado e empresários entram na lista de investigados da CPI

Allan dos Santos, do blog Terça Livre, Danilo Trento e Marcos Tolentino, do esquema da Precisa Medicamentos, e Otávio Fakhoury, elevaram para 36 o total de investigados,

6 de outubro de 2021

Compartilhe

Os 36 serão denunciados por crimes como genocídio, epidemia, contra a saúde popular, imperícia e outros mais (Foto: Reprodução)

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, senador Renan Calheiros (MDB-AL), anunciou, nesta quarta-feira (6), que elevou para 36 o total de pessoas que serão denunciadas no relatório final da CPI. Cada nome será discutido com os senadores, de maneira individual, a partir do dia 15 deste mês.

O número de denunciados cresceu com a inclusão dos nomes dos empresários Danilo Trento e Otávio Fakhoury, do advogado Marcos Tolentino e do blogueiro Allan dos Santos, fundador do blog Terça Livre. Segundo Renan, os 36 serão denunciados por crimes como genocídio, epidemia, contra a saúde popular, imperícia e outros mais.

Incluído nessa lista, o empresário Danilo Trento é diretor-institucional da Precisa Medicamentos, empresa que tentou vender a vacina Covaxin, produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech, ao Ministério da Saúde por preços superfaturados e sem tê-la ainda aprovada pela agência sanitária da Índia. Trento é acusado de agir neste caso em combinação com o líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara Federal, deputado Ricardo Barros (PP/PR).

Já o advogado Marcos Tolentino é acusado de participar da mesma trama da Precisa Medicamentos por intermédio da Fib Bank, empresa que deu a garantia fiduciária para a realização do contrato de aquisição da Covaxin. Tolentino nega, mas a CPI reuniu provas de que ele é o verdadeiro dono do Fib Bank, que apesar do nome sugerir, não é um banco, e de ser também do círculo de Ricardo Barros.

Otávio Fakhoury também é empresário e entrou no rol dos investigados por financiar a propagação de informações falsas sobre a pandemia, vacinas e tratamento precoce. O empresário atuava também no Instituto Força Brasil, que tentou vender vacinas da Astrazeneca por intermédio da Davati Medical Suply e seus representantes no Brasil, o cabo da Polícia Militar de Minas Gerais Luís Paulo Dominguetti e Cristiano Carvalho.

Por fim, Allan dos Santos encara as mesmas acusações feitas a Fakhoury de disseminar fake news e atacar ministros do Supremo Tribunal Federal por suas decisões judiciais sobre temas relativos a pandemia. Allan dos Santos, que fugiu para os Estados Unidos após ser incluído no inquérito do STF sobre atos anti-democráticos, relatado pelo ministro Alexandre de Moraes.

O blogueiro voltou as manchetes dos jornais nesta quarta-feira após a Folha de São Paulo revelar que ele mantinha uma “informante” no gabinete do ministro Ricardo Lewandoswki, a estagiária de Direito Tatiana Garcia Bressan, 45.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Wilson Lima se reúne com agricultores no Ramal do Brasileirinho

Governador conversou com cerca de 1 mil agricultores do ramal do Brasileirinho, na zona rural de Manaus, onde ouviu demandas do setor primário do Estado.

7 de agosto de 2022

Multidão invade ruas de Maués em apoio à comitiva do PSD e aliados

A comitiva percorreu ruas do município e foi seguida por uma multidão de apoiadores que prestigiaram o lançamento da candidatura de Sidney Leite à reeleição na Câmara.

7 de agosto de 2022

Bolsonaro paga R$ 89 milhões em campanhas que elogiam sua gestão

Três campanhas institucionais são as mais caras pagas pelo Governo Bolsonaro. 60% do valor gasto até o momento é com ênfase nas redes sociais.

7 de agosto de 2022

Campanha de Lula quer Petrobras fora de privatização e ações da Eletrobras

Proposta da campanha de Lula inclui ainda a fusão da Petrobras com a Eletrobras criando uma estatal da energia. Assessores veem erros nas privatizações de Bolsonaro.

7 de agosto de 2022

Ambev pode sair do Amazonas e causar desemprego, alerta senador

Omar Aziz alertou que decretos de redução do IPI de concentrados ameaçam empregos em Maués, pois a Ambev, que compra guaraná do município; pode sair do Amazonas.

7 de agosto de 2022

Michelle Bolsonaro diz em culto que Planalto já foi ‘consagrado a demônios’

Michelle Bolsonaro reforça aspecto evangélico da campanha de Bolsonaro e tenta diminuir rejeição do presidente junto ao eleitorado das mulheres.

7 de agosto de 2022

1º debate com candidatos ao Governo do AM acontece neste domingo

Band Amazonas mantém tradição com debate e com o formato, anunciando o fim do botão de tempo que era administrado pelos próprios candidatos.

7 de agosto de 2022

Mais de 23 milhões de eleitores estão aptos a votar voluntariamente

A Constituição Federal estabelece o voto facultativo, ou seja, opcional, para os jovens de 16 e 17 anos de idade; pessoas com 70 anos ou mais e também para analfabetos.

7 de agosto de 2022