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sábado, 23 de outubro de 2021

Audiências são essenciais para reconstrução da BR-319, avaliam parlamentares

Delegado Pablo afirmou que a audiência representa um passo importante; Serafim Corrêa defendeu a continuidade da obra, mas ressaltou que é preciso dialogar.

28 de setembro de 2021

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BR-319 foi inaugurada há 45 anos e até hoje não tem trafegabilidade completa (Foto: Reprodução)

Depois da primeira audiência pública em Manaus sobre o licenciamento ambiental da obra de restauração do trecho do meio da rodovia BR-319, a expectativa para que ela saia do papel aumentou. O deputado Delegado Pablo (PSL), que chegou a anunciar em suas redes sociais a realização da audiência, semanas antes, declarou ao RealTime1 que a manutenção do evento após a suspensão da Justiça já revela a importância da discussão para a continuidade da sonhada rodovia.

”O ponto alto da audiência foi, por si só, sua realização após a decisão judicial. É importantíssimo cumprir a etapa da participação popular no estudo de impacto ambiental. Afinal, gasta-se muito dinheiro com isso [estudos de impacto], mas nunca se conclui”, disse Pablo Oliva, dizendo esperar que, já no próximo ano, as discussões já sejam sobre o custo da obra.

“A expectativa é que a parte burocrática e documental seja finalizada ainda esse ano e a gente já possa discutir o orçamento para revitalizar o trecho do Meio no ano que vem”, disse o deputado federal.

Procurado pelo RealTime1, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) elogiou a realização da audiência e afirmou que tudo se resolve conversando. Corrêa destacou ainda que a falta de conversa tem travado o prosseguimento da BR-319.

”As coisas se resolvem pelo diálogo e de parte a parte não tem havido essa pré-disposição ao diálogo. Os ambientalistas, que de certa forma estão aliados ao Ministério Público Federal, são contra a reabertura da estrada e os que querem construir a estrada teimam em atropelar o Ministério Público (…) o melhor é conversar, encontrar um meio termo e seguir em frente”, ponderou.

Serafim defendeu a pavimentação da rodovia e enfatizou a necessidade de monitoramento na estrada para evitar invasores e, consequentemente, a degradação ambiental.

”Eu sou a favor de que a estrada seja reaberta. Aliás, nunca deveria ter fechado porque é importante para nos ligar por terra ao restante do Brasil. O Trecho do Meio, no meu entender, tem que virar uma estrada parque (…) é o ideal, hoje, com os mecanismos que se tem. Você pode controlar para evitar qualquer entrada na estrada, coloca um batalhão ambiental perto de Humaitá e outro no Careiro Castanho, esses dois batalhões se encarregariam de policiar a estrada para que não sofresse invasão”, avaliou o parlamentar.

Nesta terça-feira (28), às 17h, acontecem outras duas audiências públicas sobre o tema: uma virtualmente, em Beruri; outra, presencialmente, no Careiro Castanho. Os eventos são realizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Texto: João Luiz Onety

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