fbpx

sexta, 26 de fevereiro de 2021

Amazonas abre mais de mil leitos hospitalares em três meses

Última ação do governo, esta semana, foi abrir 23 leitos de UTI no Platão Araújo. O Estado saiu de 457 leitos clínicos e de UTI, para 1.467.

10 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Está prevista a abertura de cinco salas vermelhas no Platão (Foto: Divulgação)

O sistema de saúde pública do Amazonas aumentou em 68,8% a quantidade de leitos hospitalares.

Como resultado, a rede saiu de um total de 457 leitos clínicos e de UTI para 1.467 em pouco mais de três meses.

O aumento no número de leitos faz parte do Plano de Contingência do Governo do Amazonas que, devido ao colapso das unidades de saúde diante do aumento acelerado de casos de Covid-19, teve que buscar uma resposta imediata.

O Plano de Contingência, em operação desde outubro, consiste na organização da rede hospitalar para o período de aumento dos números da doença.

A explosão deste número, entre o final de dezembro e o início de janeiro deste ano, fez com que o Governo antecipasse a quarta e a quinta fase do Plano.

Entre as ações, além de ampliar os leitos nas unidades hospitalares da rede, o Estado reabriu o Hospital Nilton Lins, com 103 leitos (22 de UTI) e abriu uma Enfermaria de Campanha no Hospital Delphina Aziz, com 57 leitos clínicos.

A ampliação na rede já existente, acrescentou às unidades o seguinte quantitativo:

– HUGV: 108 leitos clínicos;
– Delphina Aziz: 99 leitos clínicos e 30 de UTI;
– Ana Braga: 33 leitos clínicos;
– Platão Araújo: 23 leitos de UTI

Reflexo positivo

A ampliação na oferta de leitos tem apresentado impacto positivo na redução da fila de espera por atendimento na rede pública.

Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), até terça-feira (9), o estado tinha 391 pacientes em espera. Deste número, 336 são casos de Covid-19.

Na segunda quinzena de janeiro, quando a pandemia apresentou o pior cenário, o Amazonas chegou a registrar um total de 659 pessoas aguardando por um leito hospitalar.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Derrubada teto de gastos deve piorar o caos com a cheia no interior

Os municípios do interior do Amazonas se preparam para uma cheia histórica e podem ser os mais prejudicados caso haja aprovação do texto original da PEC Emergencial.

26 de fevereiro de 2021

Citando injustiça e ‘likes’, Marcelo Ramos defende PEC da Impunidade

Para Marcelo Ramos, quem é contra a PEC que limita as possibilidades de prisão de parlamentares age com 'absoluta injustiça' ao se referir ao texto como 'PEC da Impunidade'.

26 de fevereiro de 2021

Nas redes sociais, Jaiza Fraxe fala em vacina para animais domésticos

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

26 de fevereiro de 2021

Adail Filho e a longa agonia do município mais rico do interior do Amazonas

O ex-prefeito de Coari, Adail Filho e o vice Keitton Pinheiro recorrem sobre a decisão do TRE-AM que determinou a cassação da candidatura por inelegibilidade.

26 de fevereiro de 2021

Câmara Federal começa a discutir agora projeto da ‘impunidade parlamentar’

A chamada PEC da Impunidade torna mais difícil a prisão de um parlamentar flagrado cometendo crimes, como foi o caso do deputado Daniel Silveira (PSL/RJ), semana passada

26 de fevereiro de 2021

Sem pauta e sem quórum deputados estaduais se limitam à falácia

Hoje, o alvo da base opositora foi uma viagem de Wilson Lima a Brasília. A Aleam, no ano passado, gastou com esses serviços R$ 11,3 milhões

25 de fevereiro de 2021

Sílvia Tuma é a nova corregedora do Ministério Público do Amazonas

Nova corregedora-geral terá mandato de dois anos e será responsável por fazer o controle interno das atividades de procuradores e promotores de Justiça do Amazonas

25 de fevereiro de 2021

Governo teve que fretar voo para buscar doses de vacina no Amapá

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

25 de fevereiro de 2021