fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

AM beneficiou mais de 23 mil produtores rurais com o Cartão do Produtor

Cartão do Produtor Primário é um benefício do Governo do Amazonas, emitido pelo Idam, destinado exclusivamente para pessoa física que exerça a atividade de produção rural.

1 de janeiro de 2022

Compartilhe

Idam superou o quantitativo de renovações e inscrições do ano passado em cerca de 4 mil (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de apoiar e atender as famílias rurais do estado, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) atuou na renovação e emissão de mais de 23 mil Cartões do Produtor Primário (CPP) entre janeiro e novembro deste ano, assegurando os benefícios oferecidos pelo documento a produtores familiares de todo o estado.

O Cartão do Produtor Primário é um benefício do Governo do Amazonas, emitido pelo Idam, destinado exclusivamente para pessoa física que exerça a atividade de produção rural.

Segundo o coordenador do Cartão do Produtor Primário, Aglei Duques Maciel, até a quinta-feira (23/12), o número de produtores documentados já superou a marca de 23 mil, com o potencial de chegar a 25 mil até o fim do ano. Ele ressaltou a importância do setor primário para o estado neste ano.

“Tivemos uma responsabilidade em dar celeridade nos processos e cumprir prazos ou tentar diminuí-los e, principalmente, em sabermos que a esperança dos produtores está no nosso trabalho em prestar assistência técnica, em deixá-lo apto para emitir uma nota fiscal, transportar seus produtos de forma legal ou ainda participar de políticas públicas”.

Ainda segundo Aglei, o Idam superou o quantitativo de renovações e inscrições do ano passado em cerca de 4 mil. Em 2020, foram 19 mil produtores beneficiados pelo cartão, comparados aos mais de 23 mil contabilizados até novembro.

O documento assegura ao produtor uma série de benefícios, entre eles isenção do Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos para o uso na produção de atividades agropecuárias; dispensa da cobrança de ICMS antecipado nas aquisições de insumos agropecuários em outros Estados; desconto de energia elétrica; o uso de notas fiscais modelo 04; e comprovação de atividade durante o processo da aposentadoria.

O Idam atua no cadastramento, emissão e renovação do documento por meio de suas 69 unidades locais, localizadas em todos os municípios do estado. Além de receber os produtores nos escritórios, técnicos do Idam também conduzem visitas técnicas a comunidades rurais de difícil acesso, sempre buscando tornar o Cartão do Produtor mais acessível.

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Amazonas investe R$ 61 milhões em pesquisas e quer popularizar Ciência

O anúncio do investimento foi feito pelo Wilson Lima na tarde desta quinta (27). Na ocasião, Márcia Perales destacou que o Governo tem honrado compromissos com a Ciência.

27 de janeiro de 2022

‘Livre da Covid e de volta ao trabalho’, anuncia David Almeida

O prefeito de Manaus havia anunciado que estava infectado pelo coronavírus no dia 22 de janeiro. Hoje, pelas redes sociais, disse estar curado, dando destaque à vacinação.

27 de janeiro de 2022

Wilson Lima investe R$ 453 milhões em asfaltamento de ramais no AM

Na manhã desta quinta-feira (27), governador do Amazonas reinaugurou o ramal da Cachoeira do Castanho; atual gestão já recuperou 100 quilômetros de ramais.

27 de janeiro de 2022

XP/Ipespe coloca Lula 20 pontos percentuais à frente de Bolsonaro

Lula registrou 44% das intenções de votos. Na terceira posição, aparecem empatados na pesquisa com 8% o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

27 de janeiro de 2022

Ida de Moro ao União Brasil facilita vida de filiados do Podemos no AM

Presidenciável estuda se filiar ao União Brasil e assim facilitar a vida dos filiados do Podemos no Amazonas, que poderão apoiar livremente Bolsonaro e ter mais recursos.

27 de janeiro de 2022

Câmara de Manaus vai desembolsar mais de meio milhão para limpar carpetes

Os trabalhos legislativos em 2022 ainda nem começaram, mas os contratos expressivos da CMM em 2021, assinados por David Reis, seguem aparecendo no Diário Oficial da Casa.

27 de janeiro de 2022

Pela segunda vez, vereadores tentam derrubar aumento de 83% do Cotão

Na última tentativa, a desembargadora Joana Meirelles negou pedido de liminar dos vereadores Rodrigo Guedes e Amom Mandel para suspender a votação que aprovou o aumento.

27 de janeiro de 2022

Arthur e Plínio evitam choque, mas corda entre os dois vai esticar

Questionados sobre para qual cargo vão concorrer em 2022, Arthur Neto e Plínio Valério não disseram aonde vão fincar seus esforços pois aguardam as definições partidárias.

27 de janeiro de 2022