fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Aleam reforça protocolos contra Covid-19 para conter casos entre servidores

A obrigatoriedade do uso de máscara e medição da temperatura para todos no prédio da Aleam passaram a ser fiscalizados com mais frequência pela Diretoria de Saúde.

10 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Saúde, está reforçando os protocolos de biossegurança aplicados no combate à Covid-9, com o objetivo de conter casos da doença e também prevenir a disseminação do vírus da Influenza H3N2, entre seus servidores.

Na política amazonense, pelo menos dois parlamentares do Estado confirmaram recentemente que estão infectados com o coronavírus, o deputado federal Delegado Pablo (PSL) e o deputado estadual Wilker Barreto (sem partido). Em entrevista por telefone ao RealTime1, no dia 7 de janeiro, Wilker disse que foi infectado pela primeira vez pelo coronavírus.

As medidas são uma orientação do presidente Roberto Cidade (PV), diante do aumento do número de infectados pelo novo coronavírus (SARS-COV) no Amazonas, de acordo com os dados divulgados diariamente pela Fundação de Vigilância em Saúde Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

A obrigatoriedade do uso de máscara e medição da temperatura para todos os que entram no prédio, além da disponibilização de álcool em gel nos setores da Aleam, distanciamento entre as pessoas e sanitização dos ambientes são protocolos estabelecidos desde o início da pandemia, ainda em 2020, e que agora recebem ainda mais atenção.

“A obediência às regras de biossegurança é imprescindível para prevenir a transmissão dos vírus”, disse o diretor de Saúde, médico Arnoldo Andrade, pedindo que todos os servidores estejam atentos às orientações passadas pelos profissionais da saúde e que não se descuidem do uso de máscara e álcool em gel.

A psicóloga Isabel Pacheco, assessora da Diretoria de Saúde, informou sobre a retomada das visitas em todos os setores e gabinetes da Aleam, com a finalidade de reforçar as informações sobre a manutenção dos protocolos de segurança, sobre a importância de tomar a dose de reforço contra a Covid-19.

“Na primeira semana do ano, registramos oito casos de servidores com Covid-19, o que nos acende um alerta, pois não tínhamos nenhum caso entre servidores em dezembro”, disse Pacheco, falando da necessidade de redobrar a conscientização e cuidados.

Atendimento

O Centro Médico Carlos Avelino está funcionando normalmente, com médicos, enfermeiros, psicólogos e demais profissionais preparados para atender todos os servidores que apresentem quaisquer sintomas de gripe e precisem de avaliação clínica.

A médica Carmen Nasser, cardiologista da equipe médica, lembrou que a Ômicron, nova variante do SARS-COV, causador da Covid-19, causa sintomas mais leves em comparação com as outras cepas que já se espalharam; porém alerta que a nova variante tem uma alta taxa de transmissão.

“A transmissibilidade é muito alta. Muitas vezes em uma família, todos acabam sendo infectados”, disse a médica, detalhando ainda que, apesar desse alto índice de contágio, os sintomas costumam ser leves e em até uma semana o paciente já está recuperado. “Mas eu reforço: usem máscara, isso é muito importante”, destacou a médica.

Os sintomas mais comuns são coriza, dor de cabeça, espirros e febre. O servidor que apresentar esses sintomas e recorrer ao atendimento do Centro Médico será submetido ao teste para diagnóstico tanto da Covid-19 quanto da Influenza.

Vacinação

O expressivo aumento dos casos de síndromes gripais no Amazonas, após as festas de fim de ano acendeu mais um alerta sobre a importância da vacinação contra os vírus. E a vacinação sempre foi uma bandeira defendida pelo Parlamento.

No mês de setembro, a Diretoria de Saúde promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou uma ação em que  disponibilizou vacinação do imunizante as H1N1 (Influenza) para servidores, dependentes e visitantes da Casa. A vacinação contra a Covid-19 foi e ainda é amplamente estimulada pelas equipes de saúde e assistência social.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Amazonas investe R$ 61 milhões em pesquisas e quer popularizar Ciência

O anúncio do investimento foi feito pelo Wilson Lima na tarde desta quinta (27). Na ocasião, Márcia Perales destacou que o Governo tem honrado compromissos com a Ciência.

27 de janeiro de 2022

‘Livre da Covid e de volta ao trabalho’, anuncia David Almeida

O prefeito de Manaus havia anunciado que estava infectado pelo coronavírus no dia 22 de janeiro. Hoje, pelas redes sociais, disse estar curado, dando destaque à vacinação.

27 de janeiro de 2022

Wilson Lima investe R$ 453 milhões em asfaltamento de ramais no AM

Na manhã desta quinta-feira (27), governador do Amazonas reinaugurou o ramal da Cachoeira do Castanho; atual gestão já recuperou 100 quilômetros de ramais.

27 de janeiro de 2022

XP/Ipespe coloca Lula 20 pontos percentuais à frente de Bolsonaro

Lula registrou 44% das intenções de votos. Na terceira posição, aparecem empatados na pesquisa com 8% o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

27 de janeiro de 2022

Ida de Moro ao União Brasil facilita vida de filiados do Podemos no AM

Presidenciável estuda se filiar ao União Brasil e assim facilitar a vida dos filiados do Podemos no Amazonas, que poderão apoiar livremente Bolsonaro e ter mais recursos.

27 de janeiro de 2022

Câmara de Manaus vai desembolsar mais de meio milhão para limpar carpetes

Os trabalhos legislativos em 2022 ainda nem começaram, mas os contratos expressivos da CMM em 2021, assinados por David Reis, seguem aparecendo no Diário Oficial da Casa.

27 de janeiro de 2022

Pela segunda vez, vereadores tentam derrubar aumento de 83% do Cotão

Na última tentativa, a desembargadora Joana Meirelles negou pedido de liminar dos vereadores Rodrigo Guedes e Amom Mandel para suspender a votação que aprovou o aumento.

27 de janeiro de 2022

Arthur e Plínio evitam choque, mas corda entre os dois vai esticar

Questionados sobre para qual cargo vão concorrer em 2022, Arthur Neto e Plínio Valério não disseram aonde vão fincar seus esforços pois aguardam as definições partidárias.

27 de janeiro de 2022