fbpx

quarta, 20 de janeiro de 2021

Aleam cadastra servidores para fazer exames de próstata no Novembro Azul

Apesar da campanha ter nascido com o objetivo específico de cuidar da saúde urológica, ela foi ampliada para chamar atenção aos cuidados da saúde do homem como um todo.

9 de novembro de 2020

Compartilhe

A intenção é diagnosticar a doença no início (Foto: Divulgação)

Há 11 anos a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promove as Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, referentes aos meses de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama, e Novembro Azul voltado à saúde do homem e combate ao câncer de próstata.

A intenção é diagnosticar a doença no início, porque as chances de cura são maiores. Apesar da campanha ter nascido com o objetivo específico de cuidar da saúde urológica, ela foi ampliada para chamar atenção aos cuidados da saúde do homem como um todo.

Em 2020, sua 11ª edição terá o desafio inédito, proporcionado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), de realizar a campanha sob as novas regras de distanciamento social.

Mikio Enokizono, Gerente de atenção à Saúde da Aleam, explicou que, de 9 a 13 de novembro, serão realizados exames de PSA total, testosterona total, ultrassonografia da próstata e abdômen total.

“Ao todo, 44 servidores, dependentes e terceirizados se inscreveram para realizar os exames. Quando a doença é diagnosticada no início, as chances de cura são maiores. Atenderemos, por causa da pandemia, apenas dez pessoas por hora, para evitar aglomeração”, esclareceu.

O servidor da Aleam Zeno Viana, 64 anos, afirma que o valor dos exames dividido em duas vezes é um incentivo a mais para realizar os exames.

“Essa campanha é super importante, hoje em dia já dá pra notar que os homens perderam a vergonha, porque é muito melhor prevenir. Participo há cinco anos, tive um problema de pressão alta e resolvi fazer todos os exames e de lá pra cá não parei mais”, relatou.

Existem dois grupos de risco que, a partir de 45 anos, devem procurar o especialista. São pacientes com histórico familiar de primeiro grau, que tem cerca de dez vezes mais chances de desenvolver o câncer de próstata; e os negros.

Adilson Rocha, servidor da Assembleia, participa todos os anos da campanha Novembro Azul. “Realizo os exames todos os anos na Aleam, é um grande incentivo que nós temos para cuidar da saúde. É um atendimento rápido e de qualidade”, afirmou.

Os interessados devem procurar a sala da gerência no prédio da Diretoria de Saúde, munidos com um documento oficial com foto, para preencher o formulário e assinar o termo.

Fonte: assessoria

Leia Mais:

Veja mais notícias

STJ pede informações sobre desabastecimento de oxigênio

Gestores públicos devem informar quando tiveram conhecimento do risco de desabastecimento de oxigênio, além do recebimento e uso de recursos federais no combate à pandemia.

20 de janeiro de 2021

PSOL pede ao STF que proíba medicamentos para “tratamento precoce”

A sigla também pediu que o governo federal pare de divulgar qualquer informação que propague, induza ou incentive o uso de medicamentos sem comprovação.

20 de janeiro de 2021

Distribuição de vacinas no interior atende à quantidade de indígenas

Uma verdadeira operação de "guerra" está sendo montada para a distribuição dos "kits" com vacinas e seringas. Um avião anfíbio seguiu hoje para quatro municípios do Estado.

20 de janeiro de 2021

Pesquisa avalia se Vacina BCG reduz impactos da Covid-19

A vacina é uma das mais utilizadas no mundo para prevenir formas graves da tuberculose na infância. Sendo assim, pode gerar resposta imune contra outras infecções.

20 de janeiro de 2021

Parintins recebe 3.831 doses da vacina abaixo do esperado

A estimativa inicial da Prefeitura de Parintins era receber 4.900 doses da vacina. Porém, o município recebeu apenas 1.069 doses, sendo 514 para vacinação de índios aldeados.

20 de janeiro de 2021

Governo contará com o reforço de mais cinco usinas de oxigênio

Cada usina tem capacidade para produzir 26 m³/hora. O reforço ajudará a suprir a escassez de O2, ocasionado pelo aumento no número de hospitalizações na rede pública.

19 de janeiro de 2021

Bolsonaro ignora caos na saúde e não prioriza vacinação em Manaus

Doses recebidas pelo AM devem ser aplicadas prioritariamente e obrigatoriamente nos indígenas aldeados. Apenas 36% dos profissionais de saúde devem ser imunizados em Manaus.

19 de janeiro de 2021

Em efeito dominó falta de oxigênio hospitalar atinge cidade no Pará

A cidade de Faro (PA), que faz fronteira com Nhamundá (AM), anunciou o colapso do sistema de saúde e registrou seis mortes devido a falta do insumo.

19 de janeiro de 2021