fbpx

sábado, 23 de janeiro de 2021

Aleam apresenta balanço de atividades no primeiro semestre

Com o fim do primeiro semestre de 2020, a Gerência de Apoio às Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Amazonas divulgou um balanço de atividades

3 de agosto de 2020

Compartilhe

Foto: Divulgação

Com o fim do primeiro semestre de 2020, a Gerência de Apoio às Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Amazonas (GACT/Aleam) divulgou um balanço de todas as atividades durante os primeiros meses da 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura.

Um dos itens compilados pelo relatório demonstra a atuação das Comissões Técnicas Permanentes da Aleam.

As Comissões Técnicas realizaram 255 reuniões, 109 visitas técnicas, sete Audiências Públicas presenciais e quatro Audiências Públicas virtuais.

Todavia, o relatório da GACT também registra a realização de 40 eventos, sendo 33 presenciais e sete virtuais; os técnicos das Comissões também participaram de 65 eventos presenciais e 42 virtuais.

Além do mais, a variedade e complexidade dos assuntos tratados pelo Poder Legislativo exige o apoio especializado como das Comissões Técnicas.

Na Aleam existem 24 Comissões, compostas por cinco deputados titulares e três suplentes, que auxiliam os parlamentares no cumprimento das funções básicas de legislar e fiscalizar as ações administrativas do Poder Executivo, além de promover debates e discussões com a participação da sociedade em geral.

Dentre os dados do relatório da GACT, destaca-se, por exemplo a atuação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que possui grande importância no âmbito do Legislativo, pois analisa aspecto constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa das proposições apresentadas pelos parlamentares.

A CCJR recebeu 241 proposições, tendo emitido 76 pareceres favoráveis e 23 contrários. Aguardam análise 142 projetos.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), segundo o GACT, recebeu 72 proposições, destas, 38 foram aceitas, uma recebeu parecer contrário e 33 estão pendentes de análise.

A CAE, dentre suas atribuições, examina matérias financeiras, tributárias, orçamentárias; bem como verifica a compatibilidade e adequação de proposição com o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o orçamento anual do Executivo.  Esta Comissão atua também na defesa dos direitos dos contribuintes.

No segmento de defesa dos direitos do cidadão, especificamente do consumidor, atua a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Aleam. A CDC contabilizou 635 reclamações de consumidores que buscaram ajuda para resolver problemas a produtos ou serviços.

Deste número, segundo a Comissão, 500 foram referentes a reajuste abusivo de preços; o restante, 135 reclamações, estão relacionadas a prestação de serviços de energia elétrica e água. Para combater essas práticas, a CDC realizou 17 visitas técnicas, realizou quatro eventos e participou virtualmente de uma.

Fonte: Assessoria

Leia Mais:

Comissão apoia arquivamento de impeachment do Governo

Deputados estaduais dedicam fim de semana ao interior do Estado

Presidente do Simeam diz que maioria dos estragos é culpa do vice

Veja mais notícias

Governador endurece medidas de restrições e descarta lockdown

A partir de segunda, Manaus tem horários mais rígidos para funcionamento de comércio e serviços essenciais, além de restrição de circulação de pessoas para conter a pandemia.

23 de janeiro de 2021

Após apertar cerco pela transparência, juíza manda recado pelo twitter

"Se o seu nome consta em alguma lista oficial e você não estava na fila 1 do Ministério da Saúde e cometeu atos ilícitos, você pode ser responsabilizado por cada morte".

23 de janeiro de 2021

Amom quer que David antecipe o “Auxílio Manauara”, para fevereiro

“Auxílio Manauara” foi uma promessa de campanha do atual prefeito de Manaus. A ajuda de R$ 200 serviria para diminuir os impactos causados com o fechamento de comércios.

23 de janeiro de 2021

Supermercados não estão fechados, alerta Governo do Amazonas

O Governo do Amazonas esclarece que não há nenhuma decisão sobre fechamento de supermercados na cidade de Manaus e alerta sobre fake news.

23 de janeiro de 2021

Governo decreta luto de três dias pela morte de Rosemary Costa Pinto

A diretora presidente da Fundação Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-AM) perdeu a batalha para a covid-19. O falecimento da epidemiologista causou comoção na internet.

23 de janeiro de 2021

Servidores que atuam nos cemitérios de Manaus podem ser priorizados

A Procuradoria Geral do Município (PMG), vai ingressar junto à Justiça Federal ação para exigir que a União inclua 292 servidores que atuam no cemitério na vacinação.

23 de janeiro de 2021

David Almeida diz que não admitirá favorecimento na vacinação

Em "nota de esclarecimento", prefeito diz que não admitirá e nem compactuará com eventuais atos individuais de favorecimento à prioridade para a fila da vacinação.

23 de janeiro de 2021

TCE-AM diz que lista da vacina que circula na internet é fake

A lista enviada por e-mail, às 19h40 de quinta-feira, pelo município, não foi disponibilizada oficialmente pelo TCE por estar incompleta e sem vários dados solicitados.

23 de janeiro de 2021