fbpx

quinta, 20 de janeiro de 2022

Aleam apresenta balanço de atividades no primeiro semestre

Com o fim do primeiro semestre de 2020, a Gerência de Apoio às Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Amazonas divulgou um balanço de atividades

3 de agosto de 2020

Compartilhe

Foto: Divulgação

Com o fim do primeiro semestre de 2020, a Gerência de Apoio às Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Amazonas (GACT/Aleam) divulgou um balanço de todas as atividades durante os primeiros meses da 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura.

Um dos itens compilados pelo relatório demonstra a atuação das Comissões Técnicas Permanentes da Aleam.

As Comissões Técnicas realizaram 255 reuniões, 109 visitas técnicas, sete Audiências Públicas presenciais e quatro Audiências Públicas virtuais.

Todavia, o relatório da GACT também registra a realização de 40 eventos, sendo 33 presenciais e sete virtuais; os técnicos das Comissões também participaram de 65 eventos presenciais e 42 virtuais.

Além do mais, a variedade e complexidade dos assuntos tratados pelo Poder Legislativo exige o apoio especializado como das Comissões Técnicas.

Na Aleam existem 24 Comissões, compostas por cinco deputados titulares e três suplentes, que auxiliam os parlamentares no cumprimento das funções básicas de legislar e fiscalizar as ações administrativas do Poder Executivo, além de promover debates e discussões com a participação da sociedade em geral.

Dentre os dados do relatório da GACT, destaca-se, por exemplo a atuação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que possui grande importância no âmbito do Legislativo, pois analisa aspecto constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa das proposições apresentadas pelos parlamentares.

A CCJR recebeu 241 proposições, tendo emitido 76 pareceres favoráveis e 23 contrários. Aguardam análise 142 projetos.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), segundo o GACT, recebeu 72 proposições, destas, 38 foram aceitas, uma recebeu parecer contrário e 33 estão pendentes de análise.

A CAE, dentre suas atribuições, examina matérias financeiras, tributárias, orçamentárias; bem como verifica a compatibilidade e adequação de proposição com o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o orçamento anual do Executivo.  Esta Comissão atua também na defesa dos direitos dos contribuintes.

No segmento de defesa dos direitos do cidadão, especificamente do consumidor, atua a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Aleam. A CDC contabilizou 635 reclamações de consumidores que buscaram ajuda para resolver problemas a produtos ou serviços.

Deste número, segundo a Comissão, 500 foram referentes a reajuste abusivo de preços; o restante, 135 reclamações, estão relacionadas a prestação de serviços de energia elétrica e água. Para combater essas práticas, a CDC realizou 17 visitas técnicas, realizou quatro eventos e participou virtualmente de uma.

Fonte: Assessoria

Leia Mais:

Comissão apoia arquivamento de impeachment do Governo

Deputados estaduais dedicam fim de semana ao interior do Estado

Presidente do Simeam diz que maioria dos estragos é culpa do vice

Leia mais sobre Política

Governo mantém sigilo de 100 anos e nega acesso a processo de Pazuello

Pazuello foi ministro da Saúde de setembro de 2020 a março de 2021 e encampou, em sua gestão, várias das posições negacionistas bancadas por Bolsonaro no combate à pandemia.

20 de janeiro de 2022

Eleição ficou mais difícil com novas regras, avaliam advogados

Novas regras, como a que instituiu a cláusula de barreira e a formação de federações, foram tema da segunda parte da série de entrevistas promovidas pela TV RealTime1.

20 de janeiro de 2022

Depois de críticas à aglomeração por testagem, prefeito suspende eventos

David Almeida suspendeu por 30 dias a concessão de permissão e licenças para eventos de qualquer natureza. A decisão não proibiu eventos esportivos que serão analisados.

20 de janeiro de 2022

TSE estuda bloquear Telegram no Brasil para evitar fake news nas eleições

Ao menos 11 países já bloquearam ou ainda bloqueiam a plataforma do Telegram, um deles é a Rússia, país de origem, onde o acesso ficou suspenso entre os anos de 2018 e 2020.

20 de janeiro de 2022

Lewandowski manda Ministério Público fiscalizar pais antivacina

No ofício, Lewandowski diz que os MP´s devem garantir que as medidas necessárias para fiscalizar a vacinação das crianças estão sendo adotadas conforme prevê o ECA.

20 de janeiro de 2022

Pandemia pode suspender concursos da Segurança; TCE-AM analisa pedido

A principal linha de questionamento da representação é que a realização do concurso no cenário de alta de casos de Covid-19 colocará em risco a saúde dos candidatos.

20 de janeiro de 2022

MP-AM quer exoneração de parentes do prefeito e vice de Canutama

A recomendação foi feita após denúncias de suposta prática de nepotismo na nomeação de familiares do prefeito José Torres (PSC) e do seu vice, Raimundo Cordeiro (MDB).

20 de janeiro de 2022

Alexandre Saraiva questiona decisão que liberou madeira apreendida pela PF

Ex-superintendente da PF no Amazonas, delegado Alexandre Saraiva, foi o pivô da queda do então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Saraiva foi transferido para o Rio.

20 de janeiro de 2022