fbpx

quarta, 27 de janeiro de 2021

ALE-AM não respeita a Lei da Transparência

Lei da Transparência, que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, vem sendo desrespeitada pela ALE-AM. MPC deu nota 0 em 5 de 16 itens.

1 de junho de 2020

Compartilhe

Conhecida como Lei da Transparência, a Lei Federal nº 12.527 de 2011, que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, vem sendo desrespeitada pelo legislativo estadual.

O Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC/AM), órgão responsável por acompanhar os gastos das entidades públicas, deu nota zero para a ALE- AM em cinco dos 16 critérios analisados e que em 2019 movimentou R$ 319,8 milhões de orçamento.

Não há transparência nos gastos com  recursos humanos, pagamento de diárias, licitações, contratos e serviços presencial de informação ao cidadão, o que dá margem para propagação de informações sobre funcionários fantasmas no órgão, por exemplo. O que tem gerado um profundo descrédito do parlamento amazonense.

Com longa história de ausência de transparência em seus gastos, o que se comenta nos bastidores é que alguns funcionários não teriam sequer onde trabalhar, outros ficariam em casa e alguns sequer residiriam no Amazonas.

Cabe ao Tribunal de contas do Estado do Amazonas (TCE) e ao Ministério Público de Contas (MPC) acompanharem melhor os gastos, cobrar o cumprimento da Lei de Acesso à Informação e, em último caso, punir os responsáveis.

Veja mais notícias

Wilson Lima contradiz Pazuello e diz que avisou sobre falta de oxigênio

Em entrevista para a imprensa, governador afirmou que informou ao Ministério da Saúde assim que a White Martins avisou que teria problemas com a falta de oxigênio.

27 de janeiro de 2021

Indignado, David diz que Ministério Público agiu arbitrariamente

Após MPE solicitar à Justiça sua prisão preventiva, o prefeito emitiu nota em que afirmou estar profundamente indignado com a atuação ilegal e arbitrária de membros do MPE.

27 de janeiro de 2021

População do AM tem acesso a atendimento clínico via ChatBot

Sistema que utiliza inteligência artificial foi desenvolvido em parceria com a Samel Health Tech e Instituto Transire e entrou no ar nesta quarta-feira (27).

27 de janeiro de 2021

Oito municípios do interior já enviaram lista com nomes de vacinados ao TCE

Entregaram relação nominal dos vacinados as Prefeituras de Guajará, Silves, Maués, São Gabriel da Cachoeira, Barreirinha, Novo Aripuanã, Jutaí e Uarini.

27 de janeiro de 2021

Prefeitura cria gabinete para acompanhar vacinação contra Covid em Manaus

Os integrantes da comissão farão a auditoria das listas de vacinação e a apuração das irregularidades cometidas por servidores municipais na execução do plano de imunização.

27 de janeiro de 2021

Amom ainda na ‘briga’ para evitar cancelamento do Enem no Amazonas

O Inep solicita que a aplicação das provas no Amazonas sejam suspensas, até que seja finalizado o estado de calamidade pública. Antes o órgão não queria aceitar o adiamento.

27 de janeiro de 2021

Prefeitura de Manaus pede liberação das vacinas à Justiça

O lote referente à capital amazonense está retido na FVS-AM por ordem da juíza federal Jaiza Fraxe que, dentre algumas determinações, quer mais transparência da Prefeitura.

27 de janeiro de 2021

‘Virus amazonense’ faz deputado petista usar a expressão ‘Globo lixo’

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

27 de janeiro de 2021