fbpx

sábado, 08 de maio de 2021

Wilson fala em Plano Nacional e governadores cobram inclusão em comitê

O senador Rodrigo Pacheco é o representante dos governadores no Comitê Nacional de Combate à Covid-19, criado na última quarta-feira (24) pelo presidente Jair Bolsonaro.

26 de março de 2021

Compartilhe

Além do governador, titulares da SES e FVS participaram da reunião (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima (PSC) defendeu, nesta sexta-feira (26), durante videoconferência do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, com governadores, que se estabeleça um plano de contingência nacional para o enfrentamento da pandemia.

De acordo com o governador, é necessário observar o que está acontecendo em países da Europa, por exemplo, e considerar estes cenários na construção desse plano. Wilson frisou que, no Amazonas, o Estado já discute estes cenários com representantes da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) e de órgãos de fiscalização e controle, tendo como norte dados da vigilância epidemiológica.

“É importante que haja uma discussão nacional nesse sentido, que haja a participação do Congresso, que é o que tem sido feito agora como nessa reunião com o presidente do Senado, com o Ministério da Saúde”, destacou o governador.

Governadores querem participar

Ao colocar no papel a criação de um comitê para gerir a crise, o governo federal não incluiu governadores e prefeitos na composição. Apesar de terem se reunido nesta sexta-feira (26) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, eles não são parte do grupo.

O comitê de coordenação para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 prevê que integrantes mesmo são os presidentes da República, Jair Bolsonaro, da Câmara e Senado, Arthur Lira e Pacheco, além de alguém indicado na condição de observador pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça, Luiz Fux.

Pelas redes sociais, o governador do Maranhão, Flávio Dino, afirmou que “o decreto não criou coordenação nacional, na medida em que exclui estados e municípios. Propus que o Senado tenha um verdadeiro comitê nacional, inclusive com especialistas da área de saúde”.

De acordo com o texto do decreto, o comitê poderá “discutir medidas” e “auxiliar na articulação”. O Ministério da Saúde atuaria na secretaria executiva do grupo.

O texto permite a colaboração também de pessoas com “notório conhecimento”, mesmo que de outros órgãos, instituições, mas sem apontar os governos locais, sejam representados por governadores ou secretários de saúde.

Com informações da Secom e da CNN Brasil

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Governadores pedem à Anvisa nova análise da vacina Sputnik V

Representante da União Química, Fernando Marques, responsável pelo imunizante russo no país, disse que apresentará novo pedido de uso emergencial de mais 10 milhões de doses.

7 de maio de 2021

Primeira semana de maio tem 37 óbitos por Covid-19 no Amazonas

A FVS tem destacado que os números vêm caindo em todo o estado, mas frisa que as medidas de proteção contra a Covid devem continuar, inclusive para quem recebeu a vacinação.

7 de maio de 2021

Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

No período de 25 de abril a 1º de maio, foram registrados 16.945 óbitos, enquanto na semana anterior foram contabilizadas 17.814 mortes para a doença, segundo dados do MS.

7 de maio de 2021

Queiroga quer fiscalizar recursos repassados aos estados na pandemia

A portaria publicada pelo ministro vem após Jair Bolsonaro reforçar a narrativa de que governadores têm utilizado recurso para enfrentamento da Covid-19 para outras áreas.

7 de maio de 2021

Fiocruz prevê produção de insumos da vacina contra Covid para junho

A produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) leva cerca de 45 dias, mas os insumos ainda precisarão passar por etapas regulatórias e de testes.

7 de maio de 2021

‘Queima de arquivo’: recomendação para uso de cloroquina é tirada do ar

Após 337 dias no ar e com CPI acontecendo no Senado, Ministério da Saúde apagou recomendação para uso de cloroquina em casos leves, moderados e graves de Covid-19.

7 de maio de 2021

Aplicação da 1ª dose será retomada em Manaus ; confira o calendário

A partir deste sábado (8), a Semsa volta a aplicar a primeira dose do imunizantes nas pessoas com idade entre 18 e 59, que possuam algum tipo de comorbidade.

7 de maio de 2021

Estudo mostra que máscaras de algodão têm eficiência de 20% a 60

Pesquisadores da USP mediram a eficiência de filtração de aproximadamente 300 máscaras faciais. A de algodão é a mais comumente usada pela população.

7 de maio de 2021