fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Vacinas estão há um mês aguardando por profissionais de saúde

O Amazonas tem 96.579 profissionais de saúde cadastrados para receber a vacina e a meta é imunizar 90%, logo 91.751 trabalhadores.

27 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Profissionais de saúde deixam de se vacinar e 10% dos idosos de 60 a 64 recebem doses (Divulgação)

Mais de um mês após o início da vacinação contra a Covid-19 no Amazonas, 17.162 mil profissionais da saúde, em todo o estado, ainda não foram nos locais de vacinação para serem imunizados contra a doença. O número representa mais de 17% desse grupo prioritário no estado.

Se por um lado, existem profissionais que, aparentemente, não querem a vacina, por outro lado existem pelo menos de 50% dos 115 mil idosos, na faixa etária de 60 a 69 anos em Manaus, que não receberão as doses que chegaram nesta semana ao Amazonas. Além disso, a Prefeitura de Manaus informou que somente 10% dos idosos de 60 a 64 anos receberão o imunizante com essa nova remessa.

No início desta semana, a Secretaria de Estado e Saúde (SES-AM) convocou esses trabalhadores para buscar a imunização. De acordo com o órgão, o Amazonas tem 96.579 profissionais de saúde cadastrados para receber a vacina e a meta é imunizar 90% desse número, logo 91.751 trabalhadores. Mas até o momento somente 79.417 mil pessoas receberam as doses.

A falta de procura pela imunização por parte de profissionais que estão na linha de frente contra a doença é mais um dos motivos pelo qual o estado ainda caminha a passos lentos na vacinação, já que as doses estão disponíveis há mais de um mês para esse público.

Profissionais do interior

Questionada a informar por quais possíveis motivos esses profissionais ainda não foram imunizados e que medidas o estado tem tomado para diminuir esse número, a SES respondeu apenas que “está reforçando campanhas internas aos servidores para buscarem a vacinação”.

As pessoas que ainda não se vacinaram são do interior do estado, já que em Manaus cerca de 90% dos profissionais de saúde já receberam o imunizante.

Manaus na frente

Praticamente todos os profissionais de saúde de Manaus já foram vacinados. Conforme dados do vacinômetro da capital até à tarde desta sexta-feira (26), 57.001 deles receberam o imunizante.

A meta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), era de que 56.985 profissionais fossem vacinados representando 90% de um total de 63.317 pessoas, ou seja, meta ultrapassada.

Texto: Milena Soares

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

‘É urgente colocar em pratos limpos tudo o que deixou de ser feito’, frisa Omar

Futuro presidente da CPI da Covid, Omar Aziz diz a TV RealTime1 que Ministério da Saúde cometeu "erros feios" no combate ao coronavírus ao longo da pandemia.

21 de abril de 2021

Ministério da Saúde quer adquirir mais 100 milhões de doses da Pfizer

O início da entrega aconteceria ainda em 2021, mas o uso destes imunizantes só entraria no Plano de Vacinação a partir do ano que vem.

21 de abril de 2021

Crise de oxigênio: CPI da Covid vai chamar White Martins para depor

O senador, favorito para ser o presidente da CPI da Covid, revelou em entrevista a TV RealTime1, que diretores da empresa serão ouvidos como testemunhas da crise em Manaus.

21 de abril de 2021

Feriado não para ritmo da vacinação em Manaus; confira os locais

A programação desta quarta-feira contempla pessoas na faixa etária de 44 a 47 anos, com comorbidades. Também estão sendo vacinados com a segunda dose, idosos de 60 a 63 anos.

21 de abril de 2021

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Planalto ressaltou que o decreto não representa aumento de gastos públicos, apenas permite a execução dos restos a pagar e traz maior segurança jurídica ao setor da cultura.

21 de abril de 2021

Consultorias alertam para falta de previsão sobre impacto da Covid-19 na LDO 2022

Texto dos consultores alerta para a ausência de previsão sobre os riscos que podem afetar receitas, despesas e dívida pública em função dos efeitos da Covid-19.

21 de abril de 2021

Amazonas ultrapassa líder no ranking mundial em nº de mortos por Covid

Se fosse um país, o maior estado do Norte teria ultrapassado a República Theca que é, hoje, quem registra mais óbitos pela doença a cada milhão de habitantes.

20 de abril de 2021

Uso emergencial de coquetel de anticorpos contra Covid é autorizado pela Anvisa

O coquetel não é vendido em farmácias e seu uso é restrito aos hospitais. Em março, a agência aprovou o registro do antiviral experimental Remdesivir.

20 de abril de 2021