fbpx

domingo, 09 de maio de 2021

Vacinação: Queda no ranking reflete acesso difícil aos ribeirinhos

Queda no ranking é justificada pelo secretário Marcellus Campêlo. Ele diz que prefeituras têm dificuldades em chegar às comunidades e vacinar.

6 de abril de 2021

Compartilhe

Segundo FVS-AM, 171.621 pessoas deste grupo estão estimadas para receber a dose (Foto: Divulgação)

Durante entrevista concedida à Rede Tiradentes, realizada na manhã desta terça-feira (6), o secretário de Saúde Marcellus Campêlo não se eximiu em responder sobre o Amazonas estar caindo no ranking de vacinação contra a Covid-19 e um dos fatores é o difícil acesso a ribeirinhos.

Segundo ele, a queda pode estar relacionada diretamente a dois fatores: a escassez na quantidade de doses recebidas do Ministério da Saúde e, também, pela dificuldade que as prefeituras têm relatado para chegar às comunidades ribeirinhas.

“Nós temos mantido o ritmo da vacinação no Amazonas, apesar de toda escassez na quantidade de doses que chegam aqui. Algumas pessoas estão indagando o motivo de estarmos caindo no ranking da vacinação… Temos que considerar que, no início, recebemos uma grande dose a mais de vacinas em relação aos outros estados”, pontuou, acrescentando a dificuldade em imunizar as pessoas que residem nas comunidades ribeirinhas.

O grupo de pessoas ribeirinhas foi incluído no Plano de Vacinação a partir da chegada da nona remessa de doses, que aterrissou na capital do estado no último dia 20 de março.

De lá para cá, das 171.621 pessoas que a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) estima alcançar, apenas 3.773 já receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, o que corresponde a apenas 2,2% do contingente total.

“Pela dificuldade que as prefeituras têm relatado, é um processo de vacinação mais lento. É um trabalho muito grande das secretarias municipais de saúde. Mas, na maioria dos grupos prioritários, estamos vacinando acima de 80%”, disse Marcellus.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Mulher vence a Covid-19 e comemora o primeiro Dia das Mães

A mãe começou a ter sintomas da Covid-19, como tosse e cansaço, após o parto de Valentina, realizado no dia 13 de fevereiro deste ano. Karen teve 80% do pulmão comprometido.

9 de maio de 2021

Em 24h, interior do Amazonas não registra nenhum óbito por Covid-19

A informação foi divulgada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, através de suas redes sociais, neste domingo (9). Ele pede que sejam mantidos os cuidados necessários.

9 de maio de 2021

Covid: Governo alerta para cuidados nas comemorações do Dia das Mães

Manter cuidados como o distanciamento social, uso de máscara e a higiene das mãos continuam sendo as recomendações essenciais para evitar transmissão do vírus.

9 de maio de 2021

Prefeitura instala novo ponto de vacinação contra a Covid-19

O novo local vai substituir o ponto que funcionava no Terminal de Integração 6 (T6), no Lago Azul. A mudança foi necessária porque a Semsa quer facilitar o acesso à vacina.

9 de maio de 2021

Pfizer deve produzir 4 bilhões de doses de vacina contra covid em 2022

Aprovação total da vacina, que foi autorizada em caráter emergencial, pode ajudar a aliviar a hesitação sobre a aplicação do imunizante nos Estados Unidos e em outros países.

8 de maio de 2021

Amazonas recebe lote com 14.700 doses de vacina contra a Covid-19

Imunizantes fazem parte da 19ª remessa de vacinas enviada ao estado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

8 de maio de 2021

Policiais Militares recebem a 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Parintins

A ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Parintins (Semsa), conforme a campanha de vacinação dos servidores da segurança pública do Estado.

8 de maio de 2021

Fiocruz: pandemia de covid-19 faz vítimas cada vez mais jovens

A semana epidemiológica 16 apresenta idade média dos casos internados de 57 anos, versus idade média de 63 anos na semana epidemiológica 1. Para óbito, a média foi 71 anos.

8 de maio de 2021