fbpx

quinta, 06 de maio de 2021

Vacinação pode ser ampliada com participação da iniciativa privada

O presidente do Senado destacou que já há uma lei permitindo a aquisição de vacinas por meio de clínicas particulares, mas que é necessário doar 50% ao Ministério da Saúde.

31 de março de 2021

Compartilhe

Coletiva teve participação do ministro da Saúde (Foto: Reprodução)

Os líderes do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Arthur Lira (PP-AL), além do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participaram de uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (31), onde expuseram os temas discutidos durante a primeira reunião do Comitê de Combate à Covid-19, incluindo a participação da inciativa privada.

Dentre os principais assuntos relacionados à pandemia, a ampliação da vacinação é um dos temas que vêm sendo defendido pelo Comitê.

Possibilidade de parceria público-privada

Segundo Pacheco, as mais de 500 milhões de doses de vacina já contratadas “são suficientes para imunizar o povo brasileiro” e que, hoje, há uma possibilidade de ampliação com a participação mais direta da iniciativa privada e que o Congresso vai discutir uma “inovação legislativa” referente ao assunto.

O presidente do Senado destacou que já há uma lei, a de nº 14.125, que permite a aquisição de vacinas por meio de laboratórios e clínicas particulares, mas que é necessário haver, como contrapartida, uma doação de 50% da compra ao Ministério da Saúde para que sejam utilizadas de forma gratuita.

Entre outros temas, Pacheco falou que o Comitê recebeu uma demanda de alguns governadores que pedem a atualização da operacionalização do Plano Nacional de Imunização (PNI) e a priorização de professores e profissionais da Segurança Pública.

‘Aglomerações desnecessárias’ no feriadão

Antes de encerrar a coletiva, Queiroga falou sobre a atuação do Ministério da Saúde junto às unidades federativas e comentou sobre como as pessoas devem se comportar nos próximos dias, com a proximidade de um feriado prolongado por causa da Semana Santa.

“Medidas extremas nunca são bem vistas pela população que tem dificuldade em aderir a elas. Então, para evitá-las, é necessário que cada um faça a sua parte”, disse o ministro, citando o uso de máscaras e o distanciamento social.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Mais 57.900 doses da vacina AstraZeneca desembarcam no Amazonas

As doses ficam na FVS-AM até o recebimento do informe técnico que direciona para quais grupos serão destinadas. A partir de então, cada município pode fazer sua retirada.

6 de maio de 2021

Rio de Janeiro identifica nova variante em circulação no estado

A cepa, que recebeu o nome P.1.2 foi encontrada principalmente na região Norte, mas também foi identificada em amostras nas regiões Metropolitana, Centro e Baixada Litorânea.

6 de maio de 2021

‘Capitã Cloroquina’ confirma plano de difundir medicamento em Manaus

Mayra Pinheiro é servidora do Ministério da Saúde e atuou como auxiliar de Pazuello - e agora de Queiroga. Afirmação foi dada ao Ministério Público Federal.

6 de maio de 2021

Plano Nacional de Imunização recebe hoje mais um milhão de doses da CoronaVac

Instituto Butantan informou que está negociando com a Sinovac o envio de mais um carregamento com três mil litros do ingrediente farmacêutico ativo (IFA).

6 de maio de 2021

Mais 628 mil vacinas da Pfizer chegaram ao Brasil nesta quarta-feira

Segundo a Pfizer, o lote que chegou a noite ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, tem 628,2 mil doses e faz parte de acordo firmado em março com o governo brasileiro.

6 de maio de 2021

Em 10 dias, Semsa quer imunizar 1,1 mil pessoas na calha do rio Negro

Nos dias de viagem, a UBS fluvial vai atender a oito comunidades. Além da vacina contra a Covid, os servidores também estão levando os imunizantes contra a Influenza.

5 de maio de 2021

Opas alerta sobre manutenção de medidas preventivas mesmo após vacinação

Diretora da Opas diz que vacina é fundamental no combate à pandemia, mas que países da América Latina ainda não receberam doses suficientes para imunização abrangente.

5 de maio de 2021

Mesmo sem novas doses, Prefeitura abre cadastro para educadores e PcDs

Por meio do site Imuniza Manaus, a Prefeitura de Manaus já está cadastrando estes grupos, mas ainda não há previsão para que Semsa retome aplicação da D1.

5 de maio de 2021