fbpx

sábado, 08 de maio de 2021

Vacinação para grupo de 55 a 59 com comorbidades começa na segunda

Será obrigatória a apresentação de laudo médico, original e cópia, além de documento de identidade original, com foto, e CPF. No caso dos diabéticos, servirá receita médica.

25 de março de 2021

Compartilhe

A vacinação será feita em uma semana, começando com as pessoas de 59 anos (Foto: Divulgação)

Pessoas de 55 a 59 anos portadoras de cardiopatia, diabetes mellitus e obesidade mórbida (IMC > 40) começam a ser vacinadas em Manaus, na próxima segunda-feira (29) em ordem decrescente de idade, segundo anúncio do prefeito David Almeida nesta quinta-feira (25).

Os gestores da Saúde informaram que o município conta com 23.517 doses iniciais para atender o grupo de 55 a 59 anos com as três doenças prioritárias.

Já foi liberado o cadastro no site Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) para o público de 18 a 59 anos, como etapa prévia de organização da nova etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19.

“Pedimos a todos, em especial aos portadores das doenças listadas como prioridade pelo Ministério da Saúde, que acessem o Imuniza para que o município tenha seu banco de dados organizado para as fases seguintes da vacinação”, disse o prefeito.

Segundo o subsecretário Djalma Coelho, a escolha das cardiopatias, do diabetes mellitus e da obesidade mórbida como prioritárias, para Manaus, foi baseada em levantamento feito pela Semsa, em parceria com o Conselho Regional de Medicina (CRM-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Representantes dos três órgãos, em reunião técnica realizada na última terça-feira (23), observaram que 65% dos portadores de diabetes e 62% dos cardiopatas internados por Covid-19 foram a óbito. Entre os portadores de obesidade mórbida, esse percentual foi de 60%. Os dados de referência são os do Sistema de Vigilância Epidemiológica (Sivep Gripe) do MS e do e-SUS.

Calendário de Vacinação

A vacinação será feita no período de uma semana, começando com as pessoas de 59 anos, na próxima segunda-feira (29) e os demais nos dias seguintes, em ordem decrescente. Os de 58 anos serão vacinados na terça (30); os de 57, na quarta (31); os de 56, na quinta (1º de abril) e os de 55, no sábado (3 de abril).

O atendimento será feito nos sete pontos da prefeitura, que já funcionam com pontos fixos e drive-thru, das 9h às 16h, nas diversas áreas geográficas da cidade. Para saber a data e a hora em que vai ser vacinado, o usuário deve acessar o sistema e clicar em ‘Consultar 1ª dose’.

Para receber a vacina, será obrigatória a apresentação de laudo médico, original e cópia, além de documento de identidade original, com foto, e CPF. No caso dos diabéticos, pode ser apresentada receita médica, original e cópia, em papel timbrado oficial do Sistema Único de Saúde (SUS) ou de estabelecimento de saúde da rede privada.

Confira o calendário:

Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Governadores pedem à Anvisa nova análise da vacina Sputnik V

Representante da União Química, Fernando Marques, responsável pelo imunizante russo no país, disse que apresentará novo pedido de uso emergencial de mais 10 milhões de doses.

7 de maio de 2021

Primeira semana de maio tem 37 óbitos por Covid-19 no Amazonas

A FVS tem destacado que os números vêm caindo em todo o estado, mas frisa que as medidas de proteção contra a Covid devem continuar, inclusive para quem recebeu a vacinação.

7 de maio de 2021

Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

No período de 25 de abril a 1º de maio, foram registrados 16.945 óbitos, enquanto na semana anterior foram contabilizadas 17.814 mortes para a doença, segundo dados do MS.

7 de maio de 2021

Queiroga quer fiscalizar recursos repassados aos estados na pandemia

A portaria publicada pelo ministro vem após Jair Bolsonaro reforçar a narrativa de que governadores têm utilizado recurso para enfrentamento da Covid-19 para outras áreas.

7 de maio de 2021

Fiocruz prevê produção de insumos da vacina contra Covid para junho

A produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) leva cerca de 45 dias, mas os insumos ainda precisarão passar por etapas regulatórias e de testes.

7 de maio de 2021

‘Queima de arquivo’: recomendação para uso de cloroquina é tirada do ar

Após 337 dias no ar e com CPI acontecendo no Senado, Ministério da Saúde apagou recomendação para uso de cloroquina em casos leves, moderados e graves de Covid-19.

7 de maio de 2021

Aplicação da 1ª dose será retomada em Manaus ; confira o calendário

A partir deste sábado (8), a Semsa volta a aplicar a primeira dose do imunizantes nas pessoas com idade entre 18 e 59, que possuam algum tipo de comorbidade.

7 de maio de 2021

Estudo mostra que máscaras de algodão têm eficiência de 20% a 60

Pesquisadores da USP mediram a eficiência de filtração de aproximadamente 300 máscaras faciais. A de algodão é a mais comumente usada pela população.

7 de maio de 2021