fbpx

sábado, 08 de maio de 2021

Vacinação para grupo 55-57 anos é antecipada em Manaus e inicia hoje

De acordo com o prefeito David Almeida, a antecipação tem o objetivo de acelerar a imunização em Manaus, utilizando a capacidade máxima dos postos de atendimento.

31 de março de 2021

Compartilhe

Além dos documentos pessoais, é necessário apresentar laudo para se vacinar (Foto: Divulgação)

As pessoas de 55 a 57 anos com diabetes mellitus, obesidade mórbida (IMC > 40) ou alguma cardiopatia, podem procurar, a partir desta quarta-feira (31), um dos sete pontos de vacinação da campanha municipal contra a Covid-19 para receber a primeira dose da vacina.

De acordo com o prefeito David Almeida, a antecipação tem o objetivo de acelerar a imunização em Manaus, utilizando a capacidade máxima dos postos de atendimento. 

A vacinação do grupo de pessoas de 55 a 59 anos, com comorbidades, começou a ser executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na última segunda-feira, 29, com o atendimento de uma idade por dia, em ordem decrescente, até o próximo sábado, 3/4. 

Obrigatoriedade

Para ser vacinado é necessário apresentar laudo (original e cópia) que comprove uma das três condições de saúde exigidas para esta etapa da campanha (diabetes, obesidade ou comorbidades), além de documento de identificação com foto e CPF. Os portadores de diabetes que não tiverem laudo, devem levar a receita médica (também original e cópia) em papel timbrado do SUS ou da rede particular. 

Como medida de simplificação, a Semsa também estabeleceu que a declaração de comprovação de obesidade mórbida pode ser emitido por profissional médico ou por qualquer outro profissional da saúde, de nível superior, como enfermeiro, nutricionista, farmacêutico e educador físico, por exemplo, que ateste o IMC do paciente dentro do critério exigido. 

Cardiopatias

As doenças do coração que estão entre as prioridades nesta etapa da vacinação são: insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromescoronarianas; valvopatias; miocardiopatias epericardiopatias; doenças da aorta, dosgrandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatiascongênita no adulto; próteses valvares edispositivos cardíacosimplantados.

Postos funcionam de 9h às 16h

Zona Norte

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119, Cidade Nova

Zona Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia 

Avenida Silves, 2.222, Crespo

Universidade Paulista (Unip) 

Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro

Universidade Nilton Lins

Avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Flores

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi/AM 

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José

Zona Oeste

Balneário do Sesc/AM

Avenida Constantinopla, 288, Alvorada

Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) 

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Governadores pedem à Anvisa nova análise da vacina Sputnik V

Representante da União Química, Fernando Marques, responsável pelo imunizante russo no país, disse que apresentará novo pedido de uso emergencial de mais 10 milhões de doses.

7 de maio de 2021

Primeira semana de maio tem 37 óbitos por Covid-19 no Amazonas

A FVS tem destacado que os números vêm caindo em todo o estado, mas frisa que as medidas de proteção contra a Covid devem continuar, inclusive para quem recebeu a vacinação.

7 de maio de 2021

Covid-19: mortes seguem caindo lentamente, mas casos voltam a subir

No período de 25 de abril a 1º de maio, foram registrados 16.945 óbitos, enquanto na semana anterior foram contabilizadas 17.814 mortes para a doença, segundo dados do MS.

7 de maio de 2021

Queiroga quer fiscalizar recursos repassados aos estados na pandemia

A portaria publicada pelo ministro vem após Jair Bolsonaro reforçar a narrativa de que governadores têm utilizado recurso para enfrentamento da Covid-19 para outras áreas.

7 de maio de 2021

Fiocruz prevê produção de insumos da vacina contra Covid para junho

A produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) leva cerca de 45 dias, mas os insumos ainda precisarão passar por etapas regulatórias e de testes.

7 de maio de 2021

‘Queima de arquivo’: recomendação para uso de cloroquina é tirada do ar

Após 337 dias no ar e com CPI acontecendo no Senado, Ministério da Saúde apagou recomendação para uso de cloroquina em casos leves, moderados e graves de Covid-19.

7 de maio de 2021

Aplicação da 1ª dose será retomada em Manaus ; confira o calendário

A partir deste sábado (8), a Semsa volta a aplicar a primeira dose do imunizantes nas pessoas com idade entre 18 e 59, que possuam algum tipo de comorbidade.

7 de maio de 2021

Estudo mostra que máscaras de algodão têm eficiência de 20% a 60

Pesquisadores da USP mediram a eficiência de filtração de aproximadamente 300 máscaras faciais. A de algodão é a mais comumente usada pela população.

7 de maio de 2021