fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Vacinação de 5 mil profissionais de segurança acontece até quinta

Neste domingo, a previsão é de que cerca de 500 profissionais sejam imunizados, esse número é o mesmo para todos os dias desta próxima semana.

28 de março de 2021

Compartilhe

A vacinação está sendo realizada no Centro de Convenções do Amazonas (Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas deu início na manhã neste domingo (28), à vacinação de 5 mil trabalhadores das forças estaduais de segurança e salvamento que atuam na linha de frente no enfrentamento da pandemia da Covid-19 na capital.

Neste domingo, a previsão é de que cerca de 500 profissionais sejam imunizados, esse número é o mesmo para todos os dias desta próxima semana. A vacinação está sendo realizada no Centro de Convenções do Amazonas (Sambódromo).

Conforme orientações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), as vacinas a serem utilizadas na vacinação das forças de segurança serão do tipo AstraZeneca. A aplicação das doses está sendo realizada pela FVS-AM, através do Programa Estadual de Imunização junto com as forças de salvamento.

De acordo com a coordenadora do PNI, Josy Dias, as doses que estão sendo aplicadas nesses profissionais são fazem parte das 5% de reserva técnica que são separadas de cada lote que o estado recebe do governo federal. Ela explicou também como ocorreu os critérios para escolha de 5 mil dos 14 mil servidores que atuam na segurança pública.

“Entramos em contato com todas as forças de segurança e salvamento e eles nos repassaram uma listagem das pessoas que estão trabalhando na linha de frente”, informou.

Devem ser contemplados servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Defesa Civil e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Profissionais da área de segurança que estão em teletrabalho ou serviço administrativo não serão imunizados neste momento.

A decisão do Governo do Amazonas de antecipar a vacinação das forças de segurança do Estado tem o aval da 1ª Vara Cível da Justiça Federal no Amazonas, assinado pela juíza Jaiza Fraxe neste sábado (28).

Linha de frente

Conforme decisão da Justiça Federal e em consonância com Informe Técnico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), as forças de segurança e salvamento que serão vacinadas são aquelas que estiveram e estão atuando desde 1º de janeiro de 2021, na linha de frente em hospitais, na vacinação, em ambulâncias, residências com corpos de mortos por Covid-19, atuando em alto risco no enfrentamento e combate à pandemia, em igual condição aos profissionais de saúde do Amazonas.

Com oito tendas para a vacinação, a equipe de vacinadores será composta por profissionais da FVS-AM, que terão apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Durante a semana, a aplicação da vacina será realizada das 9h às 16h exclusivamente no posto do Sambódromo.

Inclusão no PNI 

Nesta segunda-feira (29), será discutido, em âmbito nacional, a inclusão das forças de segurança pública nos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI), nos mesmos moldes estabelecidos pelo Amazonas para a antecipação do calendário de vacina desse público no estado.

A proposta é que cada unidade da federação comece a vacinar os profissionais da segurança logo após concluir a imunização da população acima de 60 anos. No Amazonas, mais de 75 mil pessoas de 64 a 60 anos já foram vacinadas, segundo a FVS-AM.

A capital do estado, Manaus, por exemplo, já vacinou mais de 80% do público de 64 a 60 anos e iniciará a fase 3 da vacinação, que corresponde ao grupo prioritário de pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades, segundo orientação de nota técnica da FVS-AM.

Da Redação, Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Guia apresenta iniciativas para suavizar efeitos da pandemia nas populações marginalizadas

Lançamento foi realizado na data em que é comemorado o Dia do Índio, e alerta que a pandemia chegou aos índios em um momento "de fragilização da política de saúde indígena".

19 de abril de 2021

Com reforço do Governo, municípios do Amazonas avançam na vacinação

De acordo com o presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, equipes técnicas estão analisando as dificuldades enfrentadas de cada município para alcançar a meta de vacinação.

19 de abril de 2021

A pandemia não acabou: amazonenses precisam seguir medidas de prevenção

Usar máscaras faciais, limpar objetos de uso coletivo com álcool em gel e evitar aglomerações são as principais medidas que podem coibir o avanço da Covid-19 em todo o mundo.

19 de abril de 2021

Das Américas, é no Brasil onde há mais mortes por Covid a cada milhão de habitantes

País passou EUA, México e Peru em abril e agora é também o 13º com mais óbitos proporcionais à população no mundo. Em termos absolutos, é o 2º com mais vítimas do planeta.

19 de abril de 2021

Brasil alavanca curva e mundo registra recorde de contágio pelo coronavírus

O mundo teve 5,3 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid em uma semana. O aumento é puxado pela Índia, mas Brasil também puxa curva para cima com novos contágios.

19 de abril de 2021

Conselho Federal de Medicina reprova tratamento precoce contra Covid-19

O posicionamento do órgão foi feito durante uma audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19, realizada no Senado Federal na manhã desta segunda-feira (19).

19 de abril de 2021

Butantan recebe insumo e fabricará mais 5 milhões de vacinas CoronaVac

O Instituto Butantan recebeu nesta segunda-feira insumos para a fabricação de mais 5 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac.

19 de abril de 2021

Confira como funcionará a vacinação na semana de 19 a 23 de abril

A partir de segunda-feira, pessoas a partir dos 35 anos com comorbidades e idosos que já receberam a primeira dose das vacinas deverão comparecer aos postos de vacinação.

18 de abril de 2021