fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Vacina contra Covid chega a 102 comunidades em áreas de conservação

Programa Emergencial de Combate à Covid-19 em áreas de conservação cobre 102 comunidades e imunizou 291 pessoas de grupos prioritários.

11 de março de 2021

Compartilhe

Programa voltado para vacinar pessoas em áreas de conservação chega a comunidades (Foto: Sema)

O Programa Emergencial de Combate à Covid-19 em unidades de conservação (UC), lançado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) no início de fevereiro, resultou na imunização de 291 pessoas, moradoras de oito áreas de conservação do Amazonas e regiões do entorno. Ao todo, 102 comunidades foram contempladas com a 1ª dose da vacina contra o novo coronavírus, além de outras ações.

O Programa foi criado com o objetivo de apoiar os municípios no enfrentamento da Covid-19 entre populações tradicionais moradoras de UCs. Por meio da ação, o Governo do Amazonas tem dado apoio operacional e logístico às prefeituras na imunização de comunidades ribeirinhas e indígenas, que estão localizadas nas áreas protegidas sob gestão da Sema.

Imunização em áreas de conservação

Do total de vacinados, 291 foram idosos acima de 70 anos, dos quais 75 são indígenas residentes no Parque Estadual (Parest) Rio Negro Setor Norte, além de 17 profissionais de saúde que atuam na localidade e na Floresta Estadual (Floe) Canutama.

Em um mês do Programa Emergencial, a imunização chegou também nas Reservas Extrativistas (Resex) Canutama e Rio Gregório, bem como nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, Rio Amapá, Rio Madeira e Rio Negro.

Durante as ações de imunização foram realizados, por meio do programa, 351 atendimentos básicos de saúde, em três Unidades de Conservação: Resex Canutama, Floe Canutama, Resex Rio Gregório e RDS Rio Negro. Também foi através da iniciativa que Cartões de Auxílio Emergencial do Governo do Estado chegaram a 135 famílias da RDS do Juma e da Resex Rio Gregório.

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Guia apresenta iniciativas para suavizar efeitos da pandemia nas populações marginalizadas

Lançamento foi realizado na data em que é comemorado o Dia do Índio, e alerta que a pandemia chegou aos índios em um momento "de fragilização da política de saúde indígena".

19 de abril de 2021

Com reforço do Governo, municípios do Amazonas avançam na vacinação

De acordo com o presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, equipes técnicas estão analisando as dificuldades enfrentadas de cada município para alcançar a meta de vacinação.

19 de abril de 2021

A pandemia não acabou: amazonenses precisam seguir medidas de prevenção

Usar máscaras faciais, limpar objetos de uso coletivo com álcool em gel e evitar aglomerações são as principais medidas que podem coibir o avanço da Covid-19 em todo o mundo.

19 de abril de 2021

Das Américas, é no Brasil onde há mais mortes por Covid a cada milhão de habitantes

País passou EUA, México e Peru em abril e agora é também o 13º com mais óbitos proporcionais à população no mundo. Em termos absolutos, é o 2º com mais vítimas do planeta.

19 de abril de 2021

Brasil alavanca curva e mundo registra recorde de contágio pelo coronavírus

O mundo teve 5,3 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid em uma semana. O aumento é puxado pela Índia, mas Brasil também puxa curva para cima com novos contágios.

19 de abril de 2021

Conselho Federal de Medicina reprova tratamento precoce contra Covid-19

O posicionamento do órgão foi feito durante uma audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19, realizada no Senado Federal na manhã desta segunda-feira (19).

19 de abril de 2021

Butantan recebe insumo e fabricará mais 5 milhões de vacinas CoronaVac

O Instituto Butantan recebeu nesta segunda-feira insumos para a fabricação de mais 5 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac.

19 de abril de 2021

Confira como funcionará a vacinação na semana de 19 a 23 de abril

A partir de segunda-feira, pessoas a partir dos 35 anos com comorbidades e idosos que já receberam a primeira dose das vacinas deverão comparecer aos postos de vacinação.

18 de abril de 2021