fbpx

terça, 15 de junho de 2021

Semsa faz repescagem na vacinação para pessoas com comorbidades amanhã

No vacinômetro, as cinco maiores comorbidades na faixa de 18 a 59 anos vacinados são diabetes mellitus, hipertensão, obesidade, imunossuprimidas e doenças cardiovasculares.

14 de maio de 2021

Compartilhe

A aplicação da primeira dose nesse grupo, foi retomada no último sábado (Foto: Divulgação)

Pessoas de 18 a 59 anos que possuam alguma das comorbidades constantes no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, que ainda não tenham recebido a primeira dose, devem procurar, neste sábado (15), das 9h às 16h, um dos sete pontos estratégicos da Prefeitura de Manaus, para se vacinar. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fará a repescagem geral para os que não conseguiram comparecer durante a semana.

A aplicação da primeira dose nesse grupo, foi retomada no último sábado (8), após a suspensão, por dez dias, como medida para evitar que faltassem imunizantes para a segunda dose de quem já havia iniciado o ciclo. A partir do recebimento de novas remessas, a Semsa reabriu o atendimento desse público, observando a divisão de grupos de idade por dia da semana.

Os registros do “vacinômetro” municipal indicam que até as 16h desta sexta-feira (14), as cinco maiores comorbidades na faixa de 18 a 59 anos vacinados são diabetes mellitus (33.739); hipertensão de difícil controle ou com complicações/lesão de órgão alvo (26.228); obesidade grave com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 40 (9.533); imunossuprimidas (5.944); e doenças cardiovasculares e cerebrovasculares (5.453).

Pessoas com deficiência

Também a partir deste sábado, começarão a ser imunizadas pessoas com deficiência permanente (PcDs), de acordo com o que estabelece o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Serão contemplados os que apresentam deficiência física, auditiva, visual, intelectual (inclusive autismo), mental e múltiplas, além de ostomia e nanismo. 

De acordo com a programação da Semsa, inicialmente serão atendidos os que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), sendo que os de 40 a 59 anos devem procurar os postos no sábado e os de 18 a 39 anos, na próxima segunda-feira (17). 

Gestantes e púerperas

Além disso, a Secretaria de Saúde do município segue vacinando grávidas e puérperas (mulheres com até 45 dias do pós-parto), com comorbidade. Para esse público, a imunização acontece exclusivamente no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua Gandu, 119, na Cidade Nova, zona Norte.

Segunda dose

Simultaneamente, a Semsa está atendendo os públicos para os quais a plataforma Imuniza Manaus já fez o agendamento das datas para a segunda dose.

Para fazer o cadastramento, basta acessar o Imuniza e seguir as etapas até a finalização do processo.

Para quem ainda vai receber a primeira dose, na data agendada, é necessário apresentar um documento de identificação, com foto, o CPF e, no caso de comorbidades ou deficiência, o laudo médico – original e uma cópia.

Da Redação, com informações da assesoria

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Auxílio estadual para profissionais do turismo vai ser pago em junho

A previsão da Amazonastur é que neste mês saia a primeira parcela de R$ 600 que contemplará, aproximadamente, 13 mil pessoas que trabalham no setor turístico no Estado.

14 de junho de 2021

Não deixe de tomar a 2ª dose da vacina contra Covid; entenda o porquê

Médicos alertam que, sem a dose de reforço, as vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer podem perder completamente o poder de imunização.

14 de junho de 2021

Governo e Prefeitura fazem sua parte, mas muita gente não aproveitou

A "ação conjunta" realizada no fim de semana com o viradão da vacinação foi um sucesso, mas cerca de 50% da população acima de 40 anos ainda não foi se vacinar.

14 de junho de 2021

Prefeitura suspende imunização em Manaus nesta segunda-feira

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que a parada será necessária para realizar a consolidação dos dados recebidos ao longo do 'Viradão' da vacina.

13 de junho de 2021

‘Viradão’ da vacina encerra com mais de 135 mil manauaras imunizados

Quem não conseguiu comparecer aos postos ao longo da mobilização do fim de semana, poderá garantir as doses das vacinas durante a imunização de outros grupos.

13 de junho de 2021

Manauaras ganham mais uma hora para garantir a vacina contra Covid-19

Governo e Prefeitura prorrogaram em mais uma hora a vacinação para o público-alvo, deste domingo. Agora os cidadãos com mais de 40 anos tem até às 18h para garantir a vacina.

13 de junho de 2021

Em 24 horas número de vacinados em Manaus cresceu em mais de 68 mil

O 'Viradão' da vacina correu a madrugada, no formato drive-thru. Neste domingo a campanha irá vacinar os manauaras acima de acima dos 40 anos em 57 postos na cidade.

13 de junho de 2021

Saiba quais os pontos do ‘viradão’ da vacina com menos espera no ‘filômetro’

Para evitar longas filas neste domingo (13) nos pontos de vacinação na cidade, a Prefeitura de Manaus disponibiliza uma plataforma que indica locais com menos espera.

13 de junho de 2021