fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Rio de Janeiro identifica nova variante em circulação no estado

A cepa, que recebeu o nome P.1.2 foi encontrada principalmente na região Norte, mas também foi identificada em amostras nas regiões Metropolitana, Centro e Baixada Litorânea.

6 de maio de 2021

Compartilhe

Ainda não se sabe se a nova variante é mais transmissível ou letal (Foto: Fiocruz)

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) identificou uma nova variante do vírus da covid-19 em circulação no estado, de acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira (6) pelo governo.

A cepa, que recebeu o nome P.1.2 foi encontrada principalmente na região Norte, mas também foi identificada em amostras nas regiões Metropolitana, Centro e Baixada Litorânea.

A nova variante do SARS-CoV-2 recebeu esse nome por se tratar de uma mutação da linhagem P1, que permanece em maior frequência no estado, correspondendo a 91,49% das amostras analisadas. Essa variante foi identificada inicialmente em Manaus. A P.1.2 foi identificada em 5,85% das 376 amostras submetidas à segunda etapa do sequenciamento realizado pela SES.

Também foram identificadas, em menores proporções, as linhagens B.1.1.7, variante identificada inicialmente no Reino Unido, encontrada em 2,13% das amostras e P2, identificada no próprio estado do Rio, em 0,53%.

Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES e idealizadora da pesquisa, Cláudia Mello, ainda não se sabe se a nova variante é mais transmissível ou letal. De acordo com ela, a partir deste resultado, o monitoramento segue aprofundando os efeitos que poderão ser apresentados, ou seja, o comportamento epidemiológico da variante.

O estudo mostra que a linhagem P1 se mantém presente em quase todas as regiões do estado, e a P2, nas regiões Norte e Baixada Litorânea. A variante B.1.1.7 foi identificada em todas as regiões, exceto na Baixada Litorânea.

Monitoramento

Nesta etapa, de acordo com a SES, foram investigadas 376 amostras, de 57 municípios, selecionadas a partir de genomas enviados ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen/RJ), entre os dias 24 de março e 16 de abril.

Há ainda outros dois sequenciamentos de amostras do Rio de Janeiro em andamento, realizados pela Fiocruz e pelo Ministério da Saúde. Ao todo, foram analisadas, desde fevereiro, 708 amostras. A variante P1 prevaleceu nos sequenciamentos.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Quase 80 mil estão com a 2ª dose da vacina contra Covid em atraso no AM

Em todo o Amazonas, segundo a FVS-AM, são 79.290 pessoas que não voltaram para receber a segunda dose da vacina e, assim, garantir a eficácia esperada pelas farmacêuticas.

24 de junho de 2021

Amazonas recebe 106 mil doses de vacinas, incluindo 1º lote da Janssen

A vacina Janssen, da fabricante Johnson & Johnson, é a novidade desta remessa, que também tem doses da CoronaVac e da Pfizer.

24 de junho de 2021

Terça tem vacinação 24h para público com 30 anos, anuncia governador

Equipes de imunizadores vão estar nos postos da Prefeitura, no Vasco Vasques e no Sambódromo a partir das 18h de terça-feira e ficarão à disposição até às 18h de quarta.

24 de junho de 2021

Vacinação é ampliada e público de 33 anos já pode ir aos postos de Manaus

Prefeito David Almeida (Avante) anunciou que os pontos de vacinação na capital receberão pessoas a partir de 33 anos, nesta quinta-feira (24), para receberem a primeira dose.

24 de junho de 2021

Covid: taxa de ocupação na UTI cai, mas situação do país ainda preocupa

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 14 estados e o Distrito Federal ainda têm ocupação superior a 80%, valor considerado crítico.

24 de junho de 2021

Segunda dose da CoronaVac é aplicada exclusivamente no Parque do Idoso

A população que recebeu este tipo de imunizante na primeira ida a um dos postos de vacinação de Manaus, agora, deve se dirigir ao novo ponto definido pela Semsa.

24 de junho de 2021

Novo lote com 300 mil doses da vacina da Janssen chega ao Brasil

Até setembro, 160 milhões de brasileiros devem receber uma dose de esperança no braço”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

24 de junho de 2021

EUA doam 3 milhões de doses da vacina da Janssen para o Brasil

Lote será recebido na sexta-feira (25) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e um representante da embaixada norte-americana, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

23 de junho de 2021