fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Restaurantes querem funcionar de 6h às 23h a partir de segunda-feira

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel) esteve reunida com o governador Wilson Lima para propor novos horários de abertura dos estabelecimentos.

4 de março de 2021

Compartilhe

Desde o dia 22 de fevereiro os restaurantes funcionam de 6h às 16h (Foto: Divulgação)

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel) pediu ao Governo do Estado uma maior flexibilização no horário de funcionamento dos estabelecimentos com limite até às 23h e sistema de entregas 24h. A solicitação foi feita durante uma reunião de representantes do setor com o governador Wilson Lima (PSC) e leva em conta a queda tímida no número de casos e de mortes em Manaus.

De acordo com a Abrasel, a nova proposta é de que os espaços funcionem de 6h às 23h. Segundo eles, esse pedido tem como base a queda nos índices de infecção da doença, na capital. Além de afirmar que 45% dos estabelecimentos como pizzarias e lanchonetes continuam fechados, pois a maior parte da clientela chega no turno noturno, quando o funcionamento segundo as regras atuais é proibido.

Conforme Wilson Lima, a próxima reunião do Comitê  de Enfrentamento da Covid-19 está marcada para sexta-feira (5) e, na oportunidade, os pleitos da Abrasel serão avaliados.

“Nós vamos reunir com o nosso Comitê, com representantes da Fundação de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Planejamento e demais secretarias, para definir como é que a gente pode avançar nesse processo”, afirmou o governador.

Em janeiro, quando houve o pior pico de pandemia no Amazonas, a Abrasel apoiou o fechamento do comércio, mas semanas depois mudou o tom e pediu a reabertura novamente ao governo. Agora, duas semanas, após a flexibilização nos horários, eles solicitam novamente ampliação.

Espaços abertos desde a semana passada

O Governo do Amazonas autorizou, desde o último dia 22, o funcionamento de restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos registrados como restaurantes entre 6h e 16h. O delivery nesses casos está liberado até 22h e o drive-thru até 18h.

Texto: Milena Soares, com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Guia apresenta iniciativas para suavizar efeitos da pandemia nas populações marginalizadas

Lançamento foi realizado na data em que é comemorado o Dia do Índio, e alerta que a pandemia chegou aos índios em um momento "de fragilização da política de saúde indígena".

19 de abril de 2021

Com reforço do Governo, municípios do Amazonas avançam na vacinação

De acordo com o presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, equipes técnicas estão analisando as dificuldades enfrentadas de cada município para alcançar a meta de vacinação.

19 de abril de 2021

A pandemia não acabou: amazonenses precisam seguir medidas de prevenção

Usar máscaras faciais, limpar objetos de uso coletivo com álcool em gel e evitar aglomerações são as principais medidas que podem coibir o avanço da Covid-19 em todo o mundo.

19 de abril de 2021

Das Américas, é no Brasil onde há mais mortes por Covid a cada milhão de habitantes

País passou EUA, México e Peru em abril e agora é também o 13º com mais óbitos proporcionais à população no mundo. Em termos absolutos, é o 2º com mais vítimas do planeta.

19 de abril de 2021

Brasil alavanca curva e mundo registra recorde de contágio pelo coronavírus

O mundo teve 5,3 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid em uma semana. O aumento é puxado pela Índia, mas Brasil também puxa curva para cima com novos contágios.

19 de abril de 2021

Conselho Federal de Medicina reprova tratamento precoce contra Covid-19

O posicionamento do órgão foi feito durante uma audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19, realizada no Senado Federal na manhã desta segunda-feira (19).

19 de abril de 2021

Butantan recebe insumo e fabricará mais 5 milhões de vacinas CoronaVac

O Instituto Butantan recebeu nesta segunda-feira insumos para a fabricação de mais 5 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac.

19 de abril de 2021

Confira como funcionará a vacinação na semana de 19 a 23 de abril

A partir de segunda-feira, pessoas a partir dos 35 anos com comorbidades e idosos que já receberam a primeira dose das vacinas deverão comparecer aos postos de vacinação.

18 de abril de 2021