fbpx

terça, 25 de janeiro de 2022

Queiroga recebe embaixador russo para debater aquisição da Sputinik V

O encontro, ocorrido ontem (6), também serviu para que eles discutissem sobre uma cooperação entre os dois países no combate à pandemia.

7 de abril de 2021

Compartilhe

Expectativa é de que o imunizante também seja produzido no Brasil (Foto: Divulgação)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy, se reuniram na tarde desta terça-feira (6/4) após o término de uma conversa por telefone entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o chefe de estado russo, Vladimir Putin. Durante o encontro, Queiroga e Labetskiy trataram da cooperação entre os dois países no combate à pandemia de Covid-19 e negociações para a aquisição da vacina Sputnik V, assim como eventual parceria para a produção do antiviral avifavir em território nacional.

O embaixador reforçou o interesse russo em obter acordos bilaterais para a transferência de tecnologia de produção do medicamento, que vem mostrando resultados promissores no combate ao vírus, para parceiros brasileiros.

O embaixador, que já tomou as duas doses do imunizante produzido em seu país, diz que a redução de casos na Rússia é resultado de uma campanha de vacinação associada à compreensão da mortalidade da doença, uso de equipamentos de segurança individual e distanciamento social.

Os pontos que dizem respeito às vacinas, tratados na reunião com Putin, também foram abordados na conversa com o embaixador. “O Ministério da Saúde já tem tratativas com a Rússia e com a fábrica nacional, e assim que houver a superação das questões regulatórias, aplicaremos a vacina aqui, beneficiando a população brasileira”, pontuou o ministro.

Uma equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela aprovação da vacinas contra a Covid-19, fará uma visita às instalações do laboratório que produz os insumos e a vacina Sputnik V na Rússia.

A expectativa é de que o imunizante seja produzido no Brasil pela União Química, a partir da transferência tecnológica recebida do Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia N. F. Gamaleya.

A cooperação científica entre os dois países também foi abordada na reunião. Labetskiy elogiou a excelência da formação de médicos brasileiros e a qualidade da medicina no Brasil. Queiroga e o representante diplomático levantaram, ainda, a possibilidade de intercâmbio de experiências e tecnologias entre as duas nações e o fortalecimento de parcerias.

Fonte: Ministério da Saúde

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Aeroporto Eduardo Gomes é o que mais detecta passageiros com Covid-19

As testagens no aeroporto iniciaram em 31 de maio e já somam 11.895 exames de diagnóstico de Covid-19, realizados por testes de antígeno e RT-PCR.

13 de agosto de 2021

Iranduba é o 1º município do interior a vacinar população de 12 a 17 anos

Foram enviadas para o município 1.170 doses do imunizante da Pfizer/BioNtech (Comirnaty). Nesta sexta-feira (13) também inicia a vacinação dos adolescentes na capital.

13 de agosto de 2021

Internada com Covid-19, paciente cola grau no Hospital Delphina Aziz

Daiana Pimenta teve a oportunidade de participar da tão sonhada colação de grau de maneira virtual, graças ao projeto Chamada do Bem. Amigos desejaram força à paciente.

12 de agosto de 2021

Início da vacinação contra Covid em adolescentes terá 44 postos em Manaus

Campanha para este público inicia sexta (13), para quem tem comorbidade, gestantes e puérperas. Os demais jovens incluídos nesta faixa etária devem se vacinar no sábado (14).

11 de agosto de 2021

Profissionais da Educação começam a tomar 2ª dose da vacina contra Covid-19

A ação visa o retorno seguro das atividades 100% presenciais, anunciado para os dias 23 de agosto, em Manaus, e 8 de setembro, no interior.

11 de agosto de 2021

Fiocruz: ocupação de UTIs de covid-19 chega ao melhor nível desde 2020

Hoje, a ocupação em Manaus é de 54%. O Brasil chegou a ter 25 capitais com mais de 80% da ocupação dos leitos, em 15 de março, quando a pandemia estava no pior momento.

11 de agosto de 2021

OMS vai testar três medicamentos para doentes hospitalizados com Covid

Na nova fase dos ensaios clínicos estão envolvidos cerca de 600 hospitais nos 52 países participantes, mais 16 países do que na fase inicial.

11 de agosto de 2021

‘Nova variante pode surgir em grupo de não vacinados’, alerta Anoar Samad

"Você que não se vacinou pense nas pessoas que você ama e estão do seu lado, porque você pode ser o ‘criadouro’ de novas cepas”, afirma o secretário de saúde, Anoar Samad.

11 de agosto de 2021