Além destes profissionais, o prefeito de Manaus, David Almeida, também quer incluir atendentes de farmácias entre as prioridades; ele fala em 'sensibilizar' autoridades.
Prefeito diz que estes profissionais também estão na linha de frente (Foto: Divulgação)
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), solicitou à Procuradoria Geral do Município (PGM) uma autorização junto à Justiça Federal para iniciar, de forma imediata, a imunização de professores da rede municipal de ensino e, também, de motoristas e cobradores do sistema de transporte público da cidade.
O prefeito quer “dar mais segurança aos profissionais que lidam diariamente com um grande número de pessoas”.
David Almeida explicou que solicitou à Secretaria Municipal de Educação (Semed), uma nota técnica na qual conste o quantitativo de profissionais da educação que irão retomar as atividades no próximo mês.
“Acabei de falar com a PGM para que, junto à Semed, possamos buscar uma nota técnica para inserir os nossos professores no próximo grupo de vacinação. Preciso de uma autorização da Justiça Federal para que possamos vacinar contra a Covid-19, como foi feito com os profissionais da segurança. Temos em torno de seis a sete mil professores que precisam ser imunizados, para que possamos retornar com as aulas em maio. Mas precisamos voltar com segurança”, explicou Almeida.
Fora essa nota técnica, David Almeida garantiu que um estudo está em andamento para que o Ministério da Saúde (MS) autorize a inclusão dos profissionais do transporte público, entregadores delivery (motoboys), atendentes de farmácias e drogarias, e os servidores municipais responsáveis pela limpeza pública (garis), no grupo que será contemplado com as doses enviadas pelo Governo Federal no próximo lote de remessas.
“Eles não pararam nem um minuto durante a pandemia, correndo o risco de serem contaminados com o vírus e levarem essa doença para suas famílias. São profissionais que também estão na linha de frente. Só na Secretaria de Infraestrutura, perdemos 80 servidores para a Covid-19. São profissionais que estão diariamente buscando deixar nossa cidade mais limpa, realizam obras estruturais e mantêm o direito de ir e vir da população. Por isso, vou buscar sensibilizar as autoridades para que possamos, com as próximas remessa, vacinar essas categorias”, enfatizou.
Com informações da assessoria
Leia Mais: