fbpx

domingo, 09 de maio de 2021

Pessoas com HIV são incluídas como prioridade na vacinação contra Covid

Em Manaus, a Semsa ainda não incluirá este grupo no Plano de Vacinação e seguirá imunizando pessoas cardiopatas, com diabetes ou obesidade mórbida.

30 de março de 2021

Compartilhe

Ministério da Saúde atualizou os grupos prioritários (Foto: Divulgação)

O Governo Federal incluiu pessoas com o vírus HIV/aids entre os grupos prioritários definidos para receber a vacina contra a Covid-19. A inserção ocorreu em uma nota técnica atualizando essa previsão do Programa Nacional de Imunização.

Leia o documento na íntegra AQUI.

De acordo com a nova orientação, HIV/aids passa a ser considerada uma comorbidade e pacientes que convivem com o vírus, com idade entre 18 e 59 anos, devem ser incluídos nos grupos prioritários.

Na ordem definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação do grupo com comorbidades começa após a etapa de imunizar idosos a partir de 60. Em seguida vêm pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, professores do ensino básico, trabalhadores da educação, forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores do transporte, caminhoneiros, portuários e trabalhadores industriais.

O limite de idade foi definido pelo fato das pessoas com 60 anos ou mais já estarem contempladas no grupo dos idosos.

Os dados das pessoas com HIV/aids serão incluídos automaticamente no Conecte-SUS. No entanto, também será possível comprovar a condição apresentando relatório médico, exames, receitas de antirretrovirais e prescrição médica.

E em Manaus?

Responsável pela operacionalização da vacinação contra a Covid-19 em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) destacou que ainda não irá incluir as pessoas com HIV no cronograma e seguirá imunizando as comorbidades já divulgadas anteriormente: diabetes, cardiopatias e obesidade mórbida (IMC>40).

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais sobre a Pandemia

Mulher vence a Covid-19 e comemora o primeiro Dia das Mães

A mãe começou a ter sintomas da Covid-19, como tosse e cansaço, após o parto de Valentina, realizado no dia 13 de fevereiro deste ano. Karen teve 80% do pulmão comprometido.

9 de maio de 2021

Em 24h, interior do Amazonas não registra nenhum óbito por Covid-19

A informação foi divulgada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, através de suas redes sociais, neste domingo (9). Ele pede que sejam mantidos os cuidados necessários.

9 de maio de 2021

Covid: Governo alerta para cuidados nas comemorações do Dia das Mães

Manter cuidados como o distanciamento social, uso de máscara e a higiene das mãos continuam sendo as recomendações essenciais para evitar transmissão do vírus.

9 de maio de 2021

Prefeitura instala novo ponto de vacinação contra a Covid-19

O novo local vai substituir o ponto que funcionava no Terminal de Integração 6 (T6), no Lago Azul. A mudança foi necessária porque a Semsa quer facilitar o acesso à vacina.

9 de maio de 2021

Pfizer deve produzir 4 bilhões de doses de vacina contra covid em 2022

Aprovação total da vacina, que foi autorizada em caráter emergencial, pode ajudar a aliviar a hesitação sobre a aplicação do imunizante nos Estados Unidos e em outros países.

8 de maio de 2021

Amazonas recebe lote com 14.700 doses de vacina contra a Covid-19

Imunizantes fazem parte da 19ª remessa de vacinas enviada ao estado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

8 de maio de 2021

Policiais Militares recebem a 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Parintins

A ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Parintins (Semsa), conforme a campanha de vacinação dos servidores da segurança pública do Estado.

8 de maio de 2021

Fiocruz: pandemia de covid-19 faz vítimas cada vez mais jovens

A semana epidemiológica 16 apresenta idade média dos casos internados de 57 anos, versus idade média de 63 anos na semana epidemiológica 1. Para óbito, a média foi 71 anos.

8 de maio de 2021